10 cuidados que todo locutor deve ter com a voz

Dicas para cuidar da voz

Porém, quem tem a voz como instrumento de trabalho, não pode se dar ao luxo de deixar de usá-la sempre que surgir um problema. Afinal de contas, isso pode acabar custando muitos trabalhos.

Por isso, ao invés de remediar é melhor prevenir. E essa prevenção deve ser feita através de cuidados diários. Veja a seguir quais são os cuidados que você, locutor, precisa ter com sua voz.

Beber água regularmente ajuda a cuidar da voz

Você já notou que quanto mais fala, mais a boca fica seca? E na hora da locução não é muito diferente, por mais que você fale pausadamente. Chega uma hora em que vai ficando mais difícil articular certas palavras e isso prejudica a dicção.

Por isso, beber água é fundamental para cuidar da voz, ainda mais quando você a estiver usando profissionalmente. E a água ajuda justamente porque ela possibilita a emissão vocal sem tensão, além de manter o organismo hidratado.

Então, não esqueça: tenha sempre uma garrafinha de água ao seu lado.

Outra dica importante é evitar os líquidos extremamente quentes ou frios, pois isso pode dificultar a projeção da voz.

Locutores devem manter uma alimentação saudável

É importante manter uma boa alimentação para garantir a saúde vocal. Alimentos gordurosos, cítricos ou muito ácidos podem acabar agravando casos de refluxo, por exemplo, que podem causar problemas à laringe a às pregas vocais.

Por isso, escolha alimentos saudáveis para cuidar da voz e mantê-la saudável.

Veja alguns alimentos dos quais você deve se manter longe, caso já sofra com refluxo:

– Batata frita;
– Laranja;
– Limão;
– Abacaxi;
– Tomate.

Chocolate pode ser um inimigo da sua voz

Outro alimento que você deve evitar ao máximo é o chocolate. Embora delicioso, ele aumenta a produção de secreção vocal, o que dificulta a emissão da voz.

Por isso, se você não quiser abrir mão desse doce, pelo menos evite comê-lo quando for usar a voz para trabalhar. Ou então, busque ingerir pequenas quantidades em apenas dias específicos da semana. O autocontrole vai ajudar você a não prejudicar a sua voz.

Maçã deve ser a fruta preferida do locutor

Se por um lado há alimentos que você deve evitar, por outro há aqueles que podem servir como aliados. E este é o caso da maçã.

Diversos fonoaudiólogos recomendam a ingestão dessa fruta, justamente porque ela é adstringente. Ou seja, ela é capaz de limpar as pregas vocais e, assim, garantir mais saúde e clareza quando você precisar usar voz para trabalhar.

Poupe sua voz

Quem usa a voz para viver, precisa preservá-la o máximo possível. Por isso, é importante poupá-la para que as cordas vocais possam descansar.

Procure ficar algumas horas do dia em silêncio, evitando falar desnecessariamente.

Embora esse seja um cuidado essencial, muitos locutores não se dão conta do quão importante é poupar a voz. Por isso, se você quer garantir que ela esteja saudável, não se esqueça de que o silêncio pode ser seu amigo.

Evite gritar

Essa pode parecer uma recomendação óbvia para quem quer ter uma voz saudável. No entanto, às vezes você pode ter esse hábito e não perceber.

Seja porque a pessoa com quem você quer falar está longe ou porque o ambiente é barulhento, sempre há ocasiões em que aumentar o tom da voz se faz necessário. Porém, é importante saber driblar essas situações para evitar o desgaste.

Se falar desnecessariamente já pode afetar o descanso das suas cordas vocais, gritar então pode cansá-las ainda mais.

Cuide dessa tosse

Se você está tossindo muito ultimamente, saiba que é bom procurar um médico para cuidar disso. A tosse provoca o atrito das cordas vocais e, quanto mais tempo ela dura, maior é o impacto na saúde da voz.

Por isso é importante buscar ajuda de um especialista para tratá-la e evitar maiores complicações.

O perigo dos anestésicos para sua voz

Outro motivo pelo qual é importante procurar um médico é que apenas ele poderá tratar sua tosse, ao invés de simplesmente “maquiá-la”.

É normal usar sprays, pastilhas e balas para aliviar a irritação ou até mesmo a dor. No entanto, esse uso é perigoso. Isso porque o efeito anestésico dos sprays, pastilhas e balas pode esconder os sintomas, dando uma falsa sensação de normalidade.

Enquanto você acha que está melhor, na verdade estará forçando a musculatura vocal, prejudicando-a ainda mais.

Então, lembre-se de usá-los com moderação e apenas em situações pontuais. Não faça disso um hábito, pois assim você evita prejudicar sua voz ao invés de ajudá-la.

Ar condicionado prejudica sua saúde vocal

Evitar ambientes em que o ar condicionado esteja ligado é um dos cuidados que você precisa ter com a sua voz. Por mais que haja dias em que ele seja necessário para lidar com o calor, é importante se afastar dele para garantir a saúde vocal.

O ar condicionado é prejudicial para a voz do locutor justamente porque diminui a umidade do ar e isso resseca a região das pregas vocais.

Porém, caso você não consiga evitar o contato diário com o ar condicionado, aumente o consumo de água para compensar o ressecamento.

Evite o cigarro e bebidas alcoólicas

Para cuidar da sua voz, é preciso que hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas sejam deixados de lado. Os fonoaudiólogos alertam que o uso de ambos afeta a laringe, o que prejudica a saúde vocal.

O excesso de cigarro pode ainda agredir o sistema respiratório e, principalmente, as cordas vocais. Isso porque a fumaça é nociva e pode causar irritação.

Já o excesso de álcool também prejudica as pregas vocais, justamente por ter um efeito anestésico. Dessa forma, você pode acabar usando a voz de modo prejudicial sem se dar conta.

Esses são alguns dos cuidados que todo locutor pode ter para preservar a saúde vocal. Caso você conheça ou pratique outras formas de cuidado com a voz, compartilhe com a gente através dos comentários.