A importância do roteiro para um programa de rádio

roteiro-para-radio

Esse tipo de ação por mais simples que seja, pode ajudar e muito na sua locução, evitando informações incompletas, duvidosas ou sem fundamentos. Hoje, vamos deixar 5 sugestões para você garantir uma programação de qualidade para o público da sua rádio web.

1- O primeiro passo é ser claro: não enrole seu ouvinte com palavras que nem todos possam entender, tente ser o mais acessível possível, pessoas de diferentes idades e contextos sociais podem estar lhe ouvindo, portanto, mantenha clareza nas palavras e atinja um público maior.

2- Faça tópicos, crie um documento com todos os assuntos que serão abordados durante a transmissão, se preferir, escreva tudo do jeito que você for falar, isso vai ajudar na hora de ler o roteiro ao vivo, planejamento é a chave do sucesso.

3 – Aproveite para criar uma divisão dos assuntos através de colunas conforme o objetivo da programação, indique quem é o locutor, qual o tempo do texto, o momento que o entrevistado vai falar (se precisar) e direcione cada ação em sequência.

4 – O improviso faz parte e isso reflete na naturalidade da transmissão, deixando a fala menos robótica, mas não fuja muito do script, ele garante a segurança do locutor.

5 – Talvez você não esteja tão acostumado, mas o roteiro vai acabar se tornando um guia para as suas produções. A hierarquia de informações, as ideias, os temas, comerciais, vinhetas, músicas e programetes, tudo deve estar conectado, e, com uma boa preparação e planejamento é muito difícil algo dar errado.

Anotou? Crie seu roteiro, respire fundo e boa sorte!

Se você ainda não criou uma web rádio, não perca mais tempo e comece pelo nosso plano experimental. E se ainda tem alguma dúvida sobre os recursos oferecidos é só conversar conosco. Aproveite!