Como criar uma rádio online profissional

Criar uma rádio online

O que é uma rádio online?
Rádio online ou web rádio é uma rádio que transmite o seu conteúdo (áudio) para a internet e pode ser acessada de qualquer computador ou dispositivo com acesso a internet. A rádio online pode ser uma extensão de uma rádio tradicional (am, fm, comunitária) ou pode ser simplesmente uma rádio feita para ser acessada exclusivamente pela internet.

Como é feita a transmissão de uma rádio online?
A transmissão de uma web rádio é feita basicamente de duas maneiras:

Rádio com transmissão ao vivo
Transmissão realizada em tempo real através de um computador localizado no estúdio da rádio. O áudio é capturado e enviado aos servidores do provedor de streaming. Esse tipo de transmissão permite a locução ao vivo.

Rádio com AUTO DJ
Transmissão gerenciada pelo provedor de streaming de forma automática através de um painel de controle. A rádio fica responsável pelo envio prévio do conteúdo (músicas e programas gravados). Após o envio, a rádio adiciona o conteúdo em playlists com opção de agendamento. No horário exato, o servidor de streaming inicia a playlist agendada e a programação é disponibilizada para os ouvintes conectados na web rádio.

Se tudo isso não é mais segredo para você, chegou a hora de profissionalizar a sua rádio. Veja a seguir 5 dicas essenciais para deixar a sua rádio online ainda mais profissional.

1 – Escolha um bom provedor de streaming
De nada adianta fazer um ótimo trabalho, se a empresa que você confiou para distribuir o conteúdo ao seu ouvinte não fizer a parte dela. Por isso, escolher um ótimo provedor de streaming é item prioritário ao iniciar o projeto da sua web rádio. Ao pesquisar, procure verificar quais clientes essa empresa já atende (através de depoimentos, casos de uso, etc). Fique atento também a questão do suporte técnico (telefone, chat, tickets) e o tempo de mercado de cada empresa. Esqueça o valor do plano e foque no custo benefício.

2 – Tenha uma programação ao vivo ou altere constantemente a sua programação
Você definiu sua grade de programação, criou algumas playlists e enviou ao servidor de streaming. Pronto! Certo? Errado. O erro mais comum de toda web rádio é manter uma programação fixa. O ouvinte adorou a sua web rádio, porém, após uma semana ele não aguenta mais ouvir as mesmas músicas, na mesma ordem, com as mesmas vinhetas.
Para contornar este problema, tenha sempre um horário reservado para uma programação ao vivo, direto do seu computador ou ao menos revise a sua programação e adicione conteúdo fresquinho.

3 – Tenha um ótimo site
O site da sua web rádio é a sua vitrine. Mantenho-o bem organizado e limpo. Evite banners em excessos e não exagere nos widgets. Sistemas de estatísticas (aqueles globos que exibem os usuários online), horóscopo e caixa de busca do Google? Esqueça tudo isso. Foque em conteúdo relevante para o seu ouvinte.

4 – Seja multiplataforma
A sua rádio é “online”. Todo mundo que está conectado pode (e deve) ter a oportunidade de acessá-la. Por isso, você não pode abrir mão de ser multiplataforma. A sua rádio precisa estar no computador, no celular, no tablet, no Facebook e em todos os lugares possíveis. A forma como as pessoas consomem conteúdo na internet está mudando radicalmente. O ouvinte agora é mobile. Ter um aplicativo para a web rádio agora é tão importante quanto ter um site.

5 – Interaja com o seu ouvinte
Você pode ficar próximo ao seu ouvinte de várias maneiras. Ter um chat no seu site, por exemplo, permite não apenas que o ouvinte interaja com a rádio, mas também a troca de informação entre ouvintes, criando assim uma comunidade em torno da sua web rádio. Para ficar ainda mais próximo do ouvinte, disponibilizar uma câmera no estúdio pode ser um grande diferencial. Outra maneira interessante e muito comum em rádios profissionais é a realização de promoções com sorteios de brindes.

Ficou interessado em criar uma web rádio? Conheça nossos planos com todos os serviços e diferenciais que a sua web rádio precisa para fazer sucesso na internet. Acesse agora nossos planos de streaming para web rádio.