Como divulgar sua rádio através das redes sociais

banner_social

A rede dos “likes”

Para iniciar, vamos começar explicando a plataforma mais popular atualmente, que é o Facebook, a rede social mais acessada do mundo. Criado por Mark Zuckerberg, o site está em funcionamento desde o dia 04 de fevereiro de 2004, passando por muitas mudanças e atualizações que o usuário precisa estar sempre acompanhando. O Facebook centraliza contatos, gera influência na cultura, na política e na opinião pública.

Com quase 2 bilhões de usuários ativos, motivos não faltam para você manter uma página atualizada na rede para interação com os ouvintes. Falando em página, este é um ponto bem importante, se você ainda possui um  perfil para sua web rádio é hora de dispensar esse modelo de posicionamento na rede.

A diferença de página e perfil

As páginas são destinadas para marcas, empresas organizações ou figuras públicas, que no caso de uma rádio web, se encaixa perfeitamente nessa situação. A função de uma  página para sua rádio é criar presença no Facebook e aproveitar o canal de interação com ouvintes através de posts, mensagens, comentários, compartilhamentos e curtidas.

Enquanto os perfis representam indivíduos, então nada de usar a sua rádio online como perfil, já que ela se encaixa no modelo de corporação. Para gerenciar uma página basta ter uma conta no Facebook e receber a função de administrador da página. A parte interessante disso tudo é que as pessoas que curtirem sua página poderão receber atualizações de posts em seus Feeds de Notícias. Por isso, capriche no conteúdo, pesquise tamanho de imagens que estejam de acordo com a plataforma, filtre e direcione o tipo de conteúdo que seu público consome e esteja sempre atualizado para não perder o feeling do que acontece na web.

Você também pode variar as postagens entre textos, gifs, vídeos e  imagens. Ah, e lembre-se de sempre responder as mensagens recebidas por inbox e os comentários, mesmo que sejam negativos, dar atenção ao público que curte sua página é essencial. O tipo de entretenimento que você oferece é o  retorno de audiência para sua web rádio. Let’s work!

Múltiplas informações em 140 caracteres

O título é sugestivo e nós estamos falando dele mesmo: o Twitter. Apesar de muita gente torcer o nariz  para o passarinho azul, o micro-blog de 140 caracteres vem conquistando cada vez mais espaço no universo da comunicação empresarial. Neste momento você deve estar se perguntando “mas o que minha rádio web tem a ver com isso?” a resposta é TUDO.  

Imagine um lugar onde as pessoas podem seguir umas as outras, e não só pessoas, mas empresas, corporações, coletivos e uma infinidade de perfis que fazem parte dessa rede que gera um enorme potencial de conexão. A partir daí receber em forma de informação momentânea tudo aquilo que filtrou para seguir, é desta forma que funciona o twitter.

Estima-se que são mais de 300 milhões de usuários cadastrados no site, ou seja, um fluxo contínuo de comunicação. O interessante é  que cada perfil decide a velocidade da sua timeline. Há pesquisas que apontam que 70% dos usuários do twitter acessam e seguem perfis de empresas a fim de estarem por dentro sobre novidades e promoções, então porque não divulgar suas programações, contar o dia-a-dia da rádio, mostrar quem são os locutores, e  conquistar um bom número de seguidores?

Como utilizar o Twitter de uma maneira eficiente?

Para um bom desenvolvimento no Twitter, atualize diariamente a sua conta. A dica que nós damos é optar por uma linguagem mais informal e utilizar os fatos momentâneos para interação. No Twitter está liberado o uso de gifs, links, fotos e vídeos curtos. Como você possui uma rádio web, siga perfis que estejam no mesmo meio, interaja, troque ideias, favorite, responda e use a opção de retweet para que seus seguidores vejam o que você compartilha.

Esse mecanismo  é indispensável para uma rádio online que busca se destacar na internet. As redes sociais têm uma tendência de se tornarem verdadeiras ferramentas de suporte online, portanto, conviva bem com isso.

Instagram: uma coleção de imagens online

Se você já tem uma página de fãs no Facebook vai ser ainda mais fácil dialogar com o Instagram. O aplicativo recentemente liberou a opção de perfis comerciais para empresas, marcas e afins. Isso quer dizer que você pode utilizar o perfil da sua rádio web com uma configuração comercial. Seu perfil deve ter no mínimo 100 seguidores para poder utilizar essa função. No perfil vai estar disponível número de telefone, endereço de e-mail  e informações adicionais para seus seguidores entrarem em contato com mais facilidade.

Mas antes, é preciso entender como funciona a rede social de fotos. O Instagram nada mais é do que um arquivo de imagens online, o aplicativo é muito parecido com o Twitter: você segue perfis, tem seguidores e escolhe quem aparece no seu feed.  O compartilhamento de fotos no Instagram é mais rápido e mais fácil do que em outras redes, além de priorizar a boa qualidade das imagens.

A importância de manter um perfil ativo no Instagram

O que você precisa ter em mente é que a conta da sua web rádio no instagram vai gerar entretenimento para o seu público, ou seja, ela precisa ser constantemente atualizada, para que seus seguidores  estejam acostumados com a sua presença na timeline. O legal é sempre mostrar o estúdio, os bastidores, novos equipamentos, os locutores, e fotos com ouvintes para que eles se sintam representados.

Mostre o dia-a-dia, grave vídeos de até 1 minuto de alguma transmissão. Demonstre sua preocupação em deixar seus seguidores  por dentro de tudo que acontece. Afinal, quem ouve a rádio vai gostar também de saber o que se passa por trás das transmissões, é importante utilizar o instagram como uma janela virtual, o visual conta muito mais do que qualquer anúncio nessa rede. O Instagram cai como uma luva para uma rádio online e tem um grande potencial, desde que você utilize as estratégias adequadas. O sucesso depende da maneira de como você explora a plataforma.

Se você ainda não criou uma web rádio, não perca mais tempo e comece pelo nosso plano experimental. E se ainda tem alguma dúvida sobre os recursos oferecidos é só conversar conosco.  Aproveite!