Descomplicando termos técnicos da web rádio

dcionario

Pensando nisso, separamos uma lista de termos utilizados em nossa plataforma, para uma tradução mais literal, assim, ajudando na rotina diária de quem administra uma rádio online.

Agendamento
É a definição do horário de execução de cada playlist criada no seu AUTO DJ. A partir do momento que você agendou uma playlist, não precisa mais se preocupar, pois a nossa plataforma fará a transmissão no horário programado, mesmo que o seu computador estiver desligado.

Ao vivo
Indica que sua programação está sendo transmitida em tempo real, mas não precisa de fato ter um locutor interagindo, ao vivo é o simples ato de enviar a programação ao ouvinte de um estúdio ou computador da rádio.

Auto DJ
Ele é quem gerencia suas playlists. O Auto DJ funciona como um controle automático e garante que sua rádio fique no ar 24h, permitindo o envio de arquivos de áudio, criação de playlists e de uma grade de programação completa.

Bitrate
A definição do termo consiste em uma medida  que determina o volume de dados transmitidos em uma determinada quantidade de tempo. Ou seja, ele informa a taxa ou fluxo de bits, ou fluxo de transferência de bits. Quanto maior o fluxo de dados por segundo, maior a qualidade da transmissão

Crossfade
Representa o efeito de transição suave entre dois arquivos de áudio, para diminuir o intervalo sem som entre eles.

Delay
Representa a diferença de tempo entre o envio e o recebimento do áudio, normalmente um atraso da mensagem até o receptor, o que pode causar até eco entre as transmissões.

Espaço de Armazenamento
É ligado ao espaço de armazenamento do Auto DJ. Onde ficam as músicas, vinhetas e comerciais, campanhas, programetes, enfim, todo tipo de conteúdo que você enviar para o seu Auto DJ.

Grade de Programação
A grade de programação é a sequência de programas que vão ao ar, ela que indica o horário de início e término de cada programa, seja ele ao vivo ou gravado. Ou seja, é a informação disponível da sua programação para o ouvinte.

Player
O Player representa um aplicativo ou plugin para sites, o termo é uma palavra inglesa que significa “tocador”, ou seja, quando ativado ele reproduz a sua web rádio. Não tem segredo!

Playlist
A playlist da qual nos referimos é uma lista de conteúdos de áudio que você cria para executar na sua programação. Nela pode conter músicas, entrevistas, podcasts, campanhas e programetes. Fácil, né?

Streaming
O streaming é a transmissão de áudio ou vídeo pela internet, ele permite que as mídias, neste caso a sua web rádio, seja transmitida para os ouvintes sem ser necessário fazer o download do conteúdo. 

Taxa de amostragem
É a quantidade de amostras de um sinal de áudio analógico coletadas durante a conversão para um sinal digital. Quanto maior a taxa de amostragem (medida em Hz), maior a fidelidade do arquivo de áudio em relação a fonte original. Está diretamente ligada ao bitrate.

Transferência mensal
Significa a taxa de transferência de dados consumidos pelos ouvintes ao longo de um mês. Cada ouvinte que escuta a sua rádio utiliza um pouco da transferência mensal.

Upload
É basicamente o que chamamos de transferência de dados. O upload faz o caminho inverso do download, ele envia algum conteúdo do computador para o “server” na internet, como por exemplo, adicionar músicas e imagens na sua plataforma. Ao transmitir ao vivo, você precisa ter uma conexão estável e com boa taxa de UPLOAD, evitando cortes no áudio durante o envio da sua programação.

Por hoje é isso, espero ter ajudado. Existe algum termo que não citamos aqui mas que você considere relevante e acha que podemos descomplicar? Manda pra gente!