Compreendendo as estatísticas de sua rádio

Para o sucesso de qualquer ferramenta online, a coleta das estatísticas de acesso é um dos fatores mais importantes.

Com Web Rádio o assunto não é diferente. Saber qual o horário com menor ou maior audiência vai te ajuda a criar uma estratégia. Agora você tem uma base para trabalhar e pode tomar abordagens diferentes para cada situação.

Tanto o Site Administrável quanto o serviço de streaming de áudio possuem estatísticas distintas, e nosso objetivo hoje é esclarecer um pouco melhor como cada estatística funciona, para uma melhor interpretação.

SITE ADMINISTRÁVEL

As estatísticas do site administrável medem o acesso a sua PÁGINA.  Ou seja, aqui você terá a informação do número de visitas e pessoas vendo o seu site, mas não do número de ouvintes.

Compreendendo as estatísticas de sua rádio

Existem dois itens que contabilizam os acessos: Usuários Online e Visitantes.

Ambos fazem parte do módulo “Estatísticas do servidor”, e podem ser disponibilizados em sua página inicial para que todos possam visualizá-los.

Para isso, acesse o painel de administração do site, e então os menus “Aparência – Cores e Disposição“.
Localize o módulo “Estatísticas de acesso” à esquerda e arraste-o para dentro do site.

Compreendendo as estatísticas de sua rádio

Usuários Online: Entra aqui qualquer pessoa que está interagindo em seu site nesse exato momento.
Um usuário online é aquele que está navegando em sua página, acessando seus menus, digitando no CHAT, visualizando seu álbum de fotos, e assim por diante.

Vale lembrar que um usuário online é sempre alguém ATIVO. Isso significa que se um ouvinte acompanha sua transmissão, mas para de interagir com seu site, em alguns minutos ele será removido desse contador.

Visitantes: Notou a diferença discrepante entre o número de usuários online e visitantes na imagem acima?
Isso ocorre pois “VISITANTES” é um valor acumulativo.
A cada novo acesso em sua página, é somado +1 ao total de VISITANTES.

Se por exemplo, você acessar a página agora, fecha-la, e dentro de alguns minutos acessar novamente, já foram somados +2 ao total de visitantes, ainda que seja a mesma pessoa.

GOOGLE ANALYTICS

É possível complementar ainda mais as estatísticas do Site Administrável integrando-o com o serviço especializado GOOGLE ANALYTICS.

Há uma gama maior e mais detalhada de dados que são disponibilizados no painel de sua própria conta GOOGLE, e ainda por cima, é GRATUITO!

Você pode conferir um tutorial bem bacana nessa Central de Ajuda mesmo, clicando aqui.

OUVINTES DA RÁDIO

Focando agora na parte do ÁUDIO, acessando seu painel de administração, nos menus “Streaming – Web rádio“, é possível conferir o número de “OUVINTES“.

Compreendendo as estatísticas de sua rádio

Ouvintes: É considerado um OUVINTE qualquer pessoa que esteja acompanhando sua transmissão, tanto pelo AUTO-DJ quanto AO VIVO.
Este dado é atualizado em tempo real, e contabiliza qualquer pessoa que esteja escutando a sua rádio agora, seja pelo player do próprio site, no Facebook, no aplicativo ou em qualquer outro meio. Acessos realizados por agregadores, como TuneIn e RadiosNet também são contabilizados normalmente.

Clicando agora em “Estatísticas” é possível conferir um contador similar ao de “OUVINTES”, mas a diferença aqui é a existência de um mapa interativo com geolocalização.

A posição de cada ouvinte é identificada através do número IP de cada conexão.
Esta localização por IP é aproximada, e embora forneça informações valiosas para entendermos a distribuição geográfica da audiência, não interfere na privacidade de cada ouvinte, pois não há como identificá-lo de forma individual.

Compreendendo as estatísticas de sua rádio

Clicando em “Histórico de audiência” você pode conferir dois gráficos que são atualizados apenas quando o ouvinte parar de escutar a sua transmissão.

No primeiro gráfico de estatísticas, é exibido o TOTAL DE SESSÕES, onde o valor é acumulativo.
Cada vez que um player para acompanhar sua transmissão é executado, é somado +1.
Sendo assim, é normal o primeiro gráfico possuir valores mais altos.

Compreendendo as estatísticas de sua rádio

Enquanto no gráfico abaixo, é exibido a média e máxima de sessões simultâneas em um determinado período.
Sendo o MÁXIMO DE SESSÕES o número mais alto de pessoas que escutaram sua rádio ao mesmo tempo nesse horário, e a MÉDIA, um número aproximado de ouvintes que permaneceram conectados em um determinado período.

Compreendendo as estatísticas de sua rádio

Por exemplo, caso 2 pessoas escutem sua rádio no intervalo de 1 hora, porém, a primeira pessoa acompanhou os 30 primeiros minutos, e a segunda, os 30 minutos finais.
Sua média de ouvintes será 1, e a máxima, também 1 (pois ambos não se conectaram no mesmo horário).

Um detalhe que pode passar despercebido é a opção “EXPORTAR HISTÓRICO EM PDF“, localizada no canto superior direito das estatísticas.

Compreendendo as estatísticas de sua rádio

Assim você pode facilmente manter o controle de suas estatísticas, checar seu conteúdo OFFLINE e claro, apresentá-las para um patrocinador mantendo todo o profissionalismo, agora que você já sabe todos os detalhes de sua audiência. 😉

Possui alguma dúvida?

Se você é um cliente BRLOGIC, por favor, clique aqui para abrir uma solicitação de suporte. Iremos lhe auxiliar no que for necessário.

Ainda não é um cliente BRLOGIC?

Conheça nossas soluções de streaming com site administrável.
Acesse nossos planos clicando aqui.