Dicas BRLOGIC

10 dicas para criar uma rádio de sucesso

Criar uma rádio online é uma maneira de conversar com o mundo, abrir novos horizontes e ampliar conexões através da sua mensagem. Independente do seu segmento, manter uma transmissão de qualidade para os ouvintes é indispensável, já que o público que acompanha espera por isso. Para fidelizar ouvintes e ainda dar um up na sua audiência, separamos 10 dicas para você emplacar uma transmissão de sucesso, aproveite! 

1 – Estrutura para transmissão

Claro que não é necessário um estúdio profissional para você locutar, porém, o ideal é ter um espaço em casa ou onde estiver para fazer a transmissão. Alguns itens são indispensáveis: uma boa conexão com a internet, um computador, headphone e microfone. Hoje em dia, está cada vez mais fácil montar a sua estrutura e produzir de casa.

2 – Instale os programas necessários

Para uma transmissão de qualidade é preciso de programas que atuam como agentes fundamentais nesta etapa inicial. Normalmente são 2 programas distintos. Um para realizar a automação do áudio, e outro para transmitir este áudio para a internet. Nós indicamos o ZaraRadio para realizar a automação e o OddCast V3 para realizar a transmissão. Produzimos tutoriais que ajudam na configuração e instalação dos dois programas. Não tem desculpa!

3 – Faça blocos de estilos diferentes

Ninguém gosta de ouvir o dia inteiro o mesmo assunto, concorda? O legal é separar em blocos assuntos diferenciados, como informações, entretenimento, músicas e etc. Assim você atinge um grupo maior de pessoas e ainda deixa o perfil da sua rádio online mais plural.

4 – Crie uma boa programação

Que tal utilizar as campanhas, vinhetas e programetes disponíveis em nossa biblioteca de áudio? Além dos diversos temas que podem representar datas específicas durante o ano, os conteúdos deixam a sua programação ainda mais rica para os ouvintes. Pode apostar!

5 – Conheça os seus ouvintes

Você precisa saber para quem está transmitindo. Qual o gosto musical? A preferência nos assuntos? A faixa etária? Essas são algumas perguntas que farão você conhecer um pouco melhor os ouvintes para transmitir sua mensagem com mais facilidade.

6 – Interaja com seus ouvintes

O ponto chave para uma transmissão de sucesso é a interação que pode ser feita pelo próprio site da sua rádio online. Responda as mensagens enviadas pelo chat, pedido de músicas, converse com seu público. No Facebook interaja pelos comentários, responda dúvidas e mantenha o ouvinte sempre próximo de você. É sempre bom estar conectado e ligado nas tendências e notícias.

7 – Paciência no início do projeto

Muita calma nessa hora! No começo é normal ficar desmotivado pela falta de audiência, mas como todo sucesso é construído através de muito esforço não dá pra desistir, né? Mantenha o foco e siga fazendo o seu trabalho, criatividade e inovação podem ajudar!

8 – Faça entrevistas

Quem ouve sua rádio gosta de se sentir representado, gosta de ouvir o que outras pessoas têm a dizer e se identificam com histórias. Por isso, planeje entrevistas que possam interessar aos seus ouvintes.

9 – Considere fazer um podcast sobre um tema pertinente

Produzir um podcast é uma alternativa para fugir do mais do mesmo. Pode ser uma mesa redonda com convidados para debater um tema que interesse ao ouvinte, uma série de reportagens, ou um nicho específico do qual você queira se aprofundar. O arquivo pode compôr sua programação e atrair ainda mais público.

10 – Tenha um aplicativo Android para a sua web rádio

Hoje, boa parte da audiência das web rádios é resultante de acessos através de smartphones. Portanto, ter um aplicativo completo para web rádio, leve e funcional é algo essencial. E não basta que o App transmita o áudio da sua web rádio! É necessário oferecer opções de interação e informações sobre a programação da rádio. Recursos adicionais como um despertador com certeza são um “plus”, pois farão o tempo de uso do seu App aumentar, e, consequentemente, as pessoas escutarão sua web rádio por mais tempo.

Gostou? Espero ter ajudado! Se você tem alguma dica das quais não listamos aqui, manda pra gente! 😉

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

Adicionar comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Custo benefício

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-17T12:18:45-03:00

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

A melhor empresa

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Carlos Garcia
Rádio DPK

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T10:54:15-03:00

Carlos Garcia
Rádio DPK

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Qualidade e confiança

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T16:50:29-03:00

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
5
3
Blog da BRLOGIC