5 motivos para sua rádio ter um perfil no Twitter

Estúdio de rádio

Além de ser uma rede social que pode servir como um canal de comunicação da sua rádio, ter um perfil no Twitter pode trazer algumas vantagens.

Por isso, se sua rádio ainda não tem um perfil, confira 5 motivos pelos quais você deve providenciá-lo o quanto antes:

1 – O Twitter permite dialogar com os ouvintes

Ter formas de criar diálogo com seu público é uma maneira de manter o nome de sua rádio em evidência. E o Twitter pode ajudar bastante.

Quando sua rádio postar algo nessa rede, seus seguidores poderão comentar, curtir e retuitar – ou seja, compartilhar sua mensagem com outras pessoas. A interatividade nessa é bastante elevada e isso facilita o diálogo com os ouvintes.

Na prática, sua rádio pode publicar um tweet anunciando que determinado artista está na programação. Os seguidores poderão imediatamente comentar suas impressões sobre o convidado, gerando interação.

Os ouvintes ainda podem pedir músicas, comentar o que acharam de determinada notícia ou acontecimento. E esse feedback pode vir em tempo real.

Para usar o Twitter de forma que gere engajamento, você pode criar algumas estratégias:

Twittar sobre um tema sempre no mesmo horário: dessa forma seus seguidores saberão antecipadamente sobre o que podem interagir;
O poder da hashtag: o locutor pode anunciar quem está entrevistando ao vivo e pedir para que os ouvintes utilizem determinada hashtag no Twitter, participando da programação;

2 – O Twitter ajuda a aprimorar sua programação

Justamente por causa do diálogo é que o Twitter pode ajudar a melhorar ainda mais a programação da sua rádio. Basta estar atento às mensagens que os ouvintes enviam via Twitter. Elas podem ser:

Sugestões: artistas que os seguidores desejam ouvir; quem gostariam que fosse entrevistado pela rádio;
Reclamações: artistas que os seguidores não desejam ouvir ou locutores que não gostam;
Elogios: quais as músicas que os seguidores mais gostam; quais os artistas que mais gostam; quais os programas que mais gostam; qual o locutor preferido.

3 – Usar o Twitter cria uma imagem positiva

As qualidades do Twitter podem ajudar a imagem da sua rádio quando você utilizá-lo de forma adequada. Afinal de contas, como você quer que seus ouvintes vejam sua rádio?

Veja algumas das vantagens de ter um Twitter e como isso vai influenciar a imagem que seus ouvintes terão:

Modernidade: o Twitter é uma forma de comunicação típica de nosso tempo e que pode ser usado por qualquer pessoa em casa, no trabalho ou na rua, com um celular conectado à internet;
Dinamismo: as notícias sempre surgem primeiro no Twitter. Ele é mais rápido que o Facebook e o e-mail, rivalizando com o Whatsapp na questão da velocidade;
Abertura ao diálogo: ele permite conversas abertas e simultâneas com um número ilimitado de usuários.

4 – Com o Twitter sua rádio estará sempre presente

Tenha em mente o seguinte: no século XXI, ter um site apenas já não basta. A rádio tem que estar presente no dia a dia dos ouvintes, não apenas em seus alto falantes ou fones de ouvido.

Para acompanhar os novos tempos, a rádio precisa estar onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo atualmente: na internet.

Por isso, ter um perfil no Twitter vai ajudar a ampliar a presença da sua rádio no universo online.

5 – O Twitter ajuda a conquistar novos seguidores e ouvintes

Essa rede social pode ser usada para atrair novos ouvintes. Isso porque ela também é uma ótima plataforma para promoções.

Como o Twitter também tem hashtags, o locutor poderá anunciar as promoções e os interessados poderão participar. Através das opções de curtir e retuitar, sua mensagem chegará a mais pessoas.

Veja algumas ações que podem trazer mais ouvintes para a rádio:

Contato maior com o público-alvo: isso porque você poderá identificar seguidores em potencial, que são aqueles ouvintes que usaram a hashtag;
Seguir essas pessoas que utilizarem a hashtag: elas vão se sentir gratas e procurar descobrir porque um perfil de empresa se interessou pelo perfil delas
Criar vínculos: muitas das pessoas seguirão de volta o perfil da sua rádio, e assim entrarão em contato com mais informações, tornando-se ouvintes potenciais.

Mas cuidado! Uma alerta!

O Twitter atualmente é usado por negócios dos mais variados tipos. E, assim como uma rádio, esses negócios querem atrair mais pessoas para seus perfis online. Isso é muito bom e o Twitter realmente funciona bem para essa finalidade.

No entanto, convém ter cuidado: consulte a política de utilização dessa rede social sobre veja a melhor forma de seguir e abordar as pessoas online.

Afinal, ter um comportamento adequado é importante para manter a boa imagem de sua empresa. Por isso, fique atento as dicas:

Não exagere: Não siga centenas de pessoas em sequência, pois o Twitter bloqueia esse tipo de atividade;
Valorize cada contato: Pense em um crescimento orgânico, ou seja, fazer contato com mais seguidores ao longo do tempo e não de uma vez;
Fique atento aos interesses das pessoas: Veja o conteúdo dos posts para saber mais sobre as pessoas e se elas são ouvintes em potencial;
Interaja: Sua rádio pode até participar de conversas na internet, assim os ouvintes vão saber que têm um canal de comunicação aberto;
Tenha cautela: Não é bom responder conversas aleatórias de diferentes pessoas para que a rádio não seja vista como intrometida.

Por isso, antes de se comunicar por meio do Twitter, faça as seguintes perguntas:

– A rádio estará acrescentando uma informação de valor a essa conversa?
– As pessoas envolvidas têm potencial para se tornarem seguidores no Twitter e ouvintes na rádio?
– A participação da rádio será vista como oportuna?

Siga esses passos e o perfil terá tudo para dar certo. E se você já tiver um perfil no Twitter para sua rádio, não se esqueça de compartilhar com a gente: o que motivou você a criá-lo?