7 motivos para criar uma rádio online para sua associação

Motivos para criar uma rádio online

Será que não falta uma estratégia para conectar as pessoas à associação?

Preferencialmente, os objetivos da associação deveriam ser motivo suficiente para engajar as pessoas, mas, infelizmente, isso não acontece. Elas querem fazer parte de algo divertido, dinâmico, que esteja presente na vida delas e que faça sentido.

Para gerar todos esses sentimentos, você pode criar uma web rádio.

Uma web rádio é uma plataforma online onde são divulgados conteúdos, músicas e programas radiofônicos de forma similar às rádios tradicionais. A grande diferença é que, nas rádios online, a interação com o público é muito maior, pois há espaço para comentários, sugestões, para pedir músicas, divulgar notícias, entre outros.

Nesse artigo listamos sete motivos para você ter uma web rádio para sua associação:

1 – O engajamento das pessoas é maior

Um dos maiores problemas enfrentados pelas associações é a falta de compromisso. É muito difícil mobilizar e conscientizar as pessoas a se unirem em prol de alguma coisa e a participar das reuniões. Além disso, costuma-se pensar que as associações detém um poder que, na verdade, não existe. Isso acontece principalmente em associações de moradores, onde alguns acreditam que a associação tem capacidade para mudar as coisas na região onde atua, construir quadras e hospitais e resolver todo o tipo de problema. E tudo isso sem colaboração nem união da comunidade.
É difícil combater esse tipo de pensamento e continuar firme, mas com a rádio online, você pode reverter esse quadro trazendo conteúdo de qualidade para as pessoas, engajando-as lentamente nas propostas da associação.

A rádio é um meio de comunicação que se diferencia exatamente pela capacidade de se conectar com o público. As pessoas têm uma tendência muito maior em participar dos programas, enviar sugestões e mandar recados quando estamos no âmbito radiofônico, sendo algo raro de se ver na televisão, por exemplo.
Informação útil e conteúdos dinâmicos e divertidos geram interesse no público geral. Pouco a pouco o interesse se torna engajamento, e o papel da associação na comunidade fica mais claro aos ouvintes. Então, a probabilidade desse público se tornar sócio contribuinte ou até mesmo membro da associação é bem maior.

2 – Sua associação causa mais impacto

Uma associação de moradores pode, por exemplo, reclamar com a prefeitura sobre um buraco na rua. Mas para saber a resposta que a prefeitura deu, é necessário participar das reuniões da associação, e muitas pessoas não irão.
Agora, informando à prefeitura que a resposta à sua reclamação será divulgada na rádio da associação dos moradores, a probabilidade de se receber uma resposta positiva e rápida é maior.
Você também abre espaço para que as pessoas mandem recados sobre os problemas da região e recebam as respostas da prefeitura sem precisar sair de suas casas, o que consequentemente gera um aumento da atenção dos moradores aos problemas do bairro e um engajamento maior com a causa.

3 – Ter uma web rádio é barato

Manter uma associação funcionando é como manter um trabalho voluntário: todos os recursos são provenientes de doações. Numa situação dessas, não dá para pensar em investir muito dinheiro trabalhando em coisas novas.
Mas, felizmente, com a rádio online não temos esse problema. O valor é muito barato em comparação com os benefícios adquiridos, e você ainda pode escolher pacotes diferenciados dependendo da sua necessidade.
Ainda está na dúvida se vale a pena? Você tem a opção de fazer um teste grátis de 10 dias para conhecer as vantagens e começar a mensurar os resultados.

4 – A manutenção é simples

Além de ser mais barato, a rádio online ainda é simples. É necessário um computador que execute tarefas básicas com rapidez e uma conexão estável com a internet. Para gravar os programas, inicialmente só é necessário o microfone. E para colocar sua web rádio no ar, você deve contratar um serviço de streaming. A BRLOGIC oferece a plataforma completa para criar a rádio da sua associação na internet, além de todo o suporte necessário para a configuração da rádio e do site da emissora.

5 – As campanhas têm mais visibilidade

É difícil passar de casa em casa tentando convencer as pessoas a doar algo para sua associação ou para se engajar em alguma campanha. Com a rádio online, suas campanhas tem muito mais visibilidade, pois atingem mais pessoas com menos esforço. Outra vantagem é o aumento da credibilidade da sua associação. Ter uma rádio divulgando conteúdos importantes e úteis mostra que você é uma associação séria e que se preocupa com seus valores.

6 – Você pode criar anúncios

Se a sua associação tem parceiros, você pode fazer publicidade para eles em sua rádio. Em troca da propaganda, é possível receber doações para manter a associação de pé. É possível criar campanhas elaboradas de marketing para veiculação na rádio. Com o apoio dos seus parceiros, também é possível fazer promoções e sorteios. É uma ótima forma de promover e retribuir quem apoia a sua comunidade/associação.

7 – A divulgação de notícias é mais rápida

Usando como exemplo uma associação de trabalhadores, uma notícia importante para as pessoas da sua associação pode ser divulgada muito mais rapidamente. Uma informação de uma greve sendo promovida, ou o reajuste salarial, até mesmo um protesto contra alguma injustiça cometida. Tudo isso é espalhado muito mais rapidamente pela rádio do que por outros meios, ajudando caso haja necessidade de uma ação rápida.


 

Se você faz parte de uma associação ou atua em alguma comunidade e quer melhorar a comunicação com os membros e associados, faça um teste grátis sem compromisso durante 10 dias, clicando aqui.