A história do rock

A história do Rock

O rock conta com diversos subgêneros, entre as quais podemos citar o Rock Clássico, o Hard Rock, o Heavy Metal, o Indie Rock, o Glam Rock, o Punk Rock, o Grunge, o Rock Progressivo e o Country Rock. Ainda que seu surgimento tenha ocorrido na década de 50, o auge desse estilo musical foi nas décadas de 70 e 80. Nesse período nasceram as principais bandas que marcariam o ritmo pra sempre.

E você já se perguntou a origem disso tudo? Como o rock alcançou o sucesso que faz hoje? Confira agora a história do rock e entenda como ele se tornou um dos ritmos mais populares da atualidade!

O começo de tudo

Se o rock tivesse que preencher uma ficha técnica, seu nome completo seria rock’n’roll. Chamado dessa forma, na década de 1950 surgiu nos Estados Unidos o ritmo louco. A história do rock teve início com uma mistura de elementos do pop e do rockabilly, levando pitadas de country e também de ryhythm & blues.

Alguns nomes como Jerry Lee Lewis, Bill Haley, Chuck Berry e Johnny Cash são citados como os precursores e principais influenciadores desse novo estilo musical. Normalmente, as bandas de rock são formadas por um vocalista, um baixista, um baterista e até dois guitarristas.

Certos grupos, hoje, incluem o teclado ou percussão em suas composições, mas a guitarra elétrica é desde o começo a marca registrada. Foi durante a década de 50 que a guitarra surgiu e, junto à ela, os riffs (progressão de acordes) durante os shows.

Tão popular quanto o uso da guitarra foi a carreira de Elvis Presley. Apesar dos importantes nomes citados há pouco, esse cantor norte-americano foi quem realmente difundiu o rock.

Considerado por muitos o “rei do rock”, Elvis prezava não só pela imagem como também pelos passos de dança que realizava em seus shows – considerados por muitos como inovadores para a época. Ainda durante a década de 50, o cinema ajudou a propagar o rock.

Filmes como O Selvagem e Juventude transviada mostravam personagens rebeldes, usando jaquetas de couro, calças jeans, botas e outros adereços que se tornaram elementos característicos desse estilo musical. Certos títulos incluíam a presença de nomes do rock, como o próprio Elvis.

A movimentada década de 60

A década de 60 certamente foi uma das mais marcantes para a história do rock. Foram durante esses anos que surgiram alguns dos artistas e bandas mais clássicas de todos os tempos. Nomes como The Doors, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Bob Dylan e Velvet Underground se tornaram mundialmente conhecidos pelo seu rock’n’roll.

Não podemos deixar de citar as bandas inglesas mais famosas do mundo que também tiveram início durante essa década. Sem The Beatles e The Rolling Stones o rock não seria o que é hoje. Enquanto os 4 Beatles ficaram famosos adotando uma atitude mais careta, sempre de terno e com os cabelos alinhados, os integrantes do Rolling Stones eram conhecidos por sua ousadia.

Já no final dos ano 60 houve o surgimento de outros subgêneros do rock. Podemos destacar dentre eles o folk rock, o rock psicodélico e o rock progressivo. Como bandas famosas dessa última vertente do rock podemos citar Yes e Pink Floyd.

Certamente você já ouviu falar do famoso disco The Dark Side of the Moon, de 1973. Assim como icônico prisma representado na capa do disco, suas apresentações sempre foram repletos de efeitos visuais e sonoros, totalmente inéditos para a época.

Para finalizar a década mais agitada da história do rock, dos dias 15 a 17 de agosto de 1969 ocorreu nos EUA o lendário Festival de Woodstock. Diversos artistas mundialmente famosos se apresentaram durante esses 3 dias, tais como The Who, Jimi Hendriz, Creedence Clearwater Revival e Carlos Santana.

Aqui no Brasil, o rock começou a tomar forma durante esses anos. Nomes importantes como Zé Ramalho, Os Mutantes, Rita Lee e Jovem guarda foram alguns dos artistas pioneiros dentro do rock’n’roll brasileiro.

A marcante década de 70

Tão importante quanto os anos 60, sem dúvida alguma, foram os anos 70 para a história do rock. Diversos nomes que se tornaram verdadeiros clássicos surgiram durante essa década, certamente você conhece algum – ou todos.

De início, podemos citar duas das principais bandas inglesas. São elas Led Zeppelin, tida como a precursora do hard rock, e Black Sabbath, conhecida como o exemplo do heavy metal. Ao decorrer da década foram surgindo outros nomes importantes para a composição desse subgênero, tais como Judas Priest, Iron Maiden e Motorhead.

Em seguida, popularizou-se o conhecido rock de arena, com bandas tão importantes que eram capazes de lotar estádios. Queen, Kiss, Aerosmith, Scorpions e AC/DC podem ser citados como os nomes mais notórios dessa época.

A década de 70 foi tão agitada que não parou por aí. Em seus anos finais, surgiu mais um subgênero muito importante para a história do rock. O punk teve nomes importantes como Ramones, The Clash e Sex Pistols.

Artistas que se tornaram conhecidos nesses anos e não podem ser deixados de lado são: Deep Purple, Van Halen, Eric Clapton, David Bowie e Alice Cooper.

A excêntrica década de 80

Os anos 80, em todos os seus aspectos, ficaram marcados pelas roupas ousadas e coloridas e penteados e maquiagens mirabolantes. Algumas bandas de hard rock com bastante apelo visual aproveitaram a moda do momento e fizeram sucesso. Guns N’Roses, Poison, Motley Crue e Bon Jovi são alguns exemplos.

O heavy metal se manteve firme na década de 80 e se consolidou com nomes importantes, dos quais podemos citar Metallica, Megadeth e Slayer. Foi ainda nessa época que, no Brasil, surgiu a banda Sepultura, tida até hoje como a maior do gênero no país.

Falando em território nacional, foi em 1985 que o Rio de Janeiro foi palco pela primeira vez do maior festival de música, o Rock in Rio. Nomes como Iron Maiden, Queen, AC/DC, Whitesnake e Ozzy Osbourne fizeram shows históricos na cidade.

Ainda no Brasil, foram nesses anos que surgiram bandas que, em sua maioria, estão em atividade até hoje. Barão Vermelho, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana e Plebe Rude são nomes que compõem o cenário musical brasileiro.

Os famosos anos 90

A onda do Heavy Metal e do Hard Rock deu espaço para o Grunge. Esse estilo musical imperou durante toda a década e podemos citar como seus principais representantes Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam.

Como é esperado, bandas que surgiram nessa década ainda estão em atividade hoje em dia. São bandas integrantes do subgênero Britpop: Oasis, Radiohead e Blur.

No geral, a década de 90 foi marcada pelo surgimento dos Red Hot Chilli Peppers, The Offspring, Green Day, Marylin Manson entre tantos outros. Aqui no Brasil surgiram novos grupos de metal como Angra, Viper e Korzus. Merecem ser lembrados outros nomes como Planet Hemp, Charlie Brown Jr. e Skank.

O rock hoje em dia

A primeira década de 2000 foi o auge do indie rock. The Strokes, Artic Monkeys e Franz Ferdinand são bandas famosas que compõem esse gênero. Ainda nessa década popularizou-se o estilo de rock emo, tendo como representantes bandas como 30 Seconds to Mars e My Chemical Romance.

Assim como tantos outros estilos musicais, a propagação do rock pelo mundo mudou muito durante os últimos anos. A relação do público com a música mudou, o que tem seu efeito em qualquer estilo.

Atualmente os fãs não precisam mais esperar ansiosamente pelo lançamento de um disco e a frequência de festivais de música aumentou consideravelmente. O rock passou por diversas modificações e certamente é um estilo musical que vai perdurar por muitas décadas.

Que tal criar a sua própria web rádio? A BRLOGIC pode te ajudar!
Clique aqui e faça um teste grátis por 10 dias, sem compromisso.