Aprenda criar uma web rádio com foco em religião

Aprenda criar uma web rádio com foco em religião

Hoje é comum e de certa forma até esperado que as igrejas façam uso dos meios de comunicação para disseminar suas crenças e ensinamentos. Mas este não é um fenômeno recente!

Vamos conhecer um pouco da história?

Início da transmissão de cunho religioso no rádio

No rádio, a primeira transmissão com conteúdo religioso ocorreu em 1929, nos Estados Unidos, pelo pastor H.M.S Richards. Ele transmitia uma série de temas bíblicos na emissora KNX, na Califórnia.

Anos mais tarde, a transmissão religiosa passou a ser apresentada em uma rede de emissoras e transmitida em vários estados americanos. O programa então foi chamado de “A voz da profecia”.

Em 1943 o programa “A voz da profecia” começou a ser transmitido para outros países. Foi ao ar, então, o primeiro programa religioso de âmbito nacional apresentado no Brasil, através do rádio. Roberto Rabello foi escolhido como o orador oficial da “A voz da Profecia” para a língua portuguesa.

Mesmo já estando presente em 17 emissoras brasileiras desde 1943, a sede do programa no país só foi instalada na década de 60.

Muitas emissoras surgiram desde então e hoje, graças a tecnologia de streaming, já é possível criar, de forma fácil, uma web rádio focada em religião.

Criando uma web rádio

Como demonstramos, ainda que a disseminação religiosa através do rádio não seja algo recente, sempre houveram barreiras que dificultavam e muito a vida de quem desejasse transmitir a sua palavra através do áudio. Com a popularização da internet, isto mudou drasticamente!

Com uma web rádio você pode transmitir o conteúdo que desejar, religioso ou não, de forma extremamente acessível e democrática.

Então hoje vamos ensinar como criar uma web rádio com foco em religião, passo a passo, abordando desde o processo de criação de conteúdo até os aspectos mais técnicos.

Conteúdo e grade de programação

Por mais que aspectos técnicos (como um bom serviço de streaming, por exemplo) sejam extremamente importantes, as rádios web devem ter como prioridade a criação de conteúdo. Este é o principal fator que irá diferenciar a sua web rádio das demais! Por isso, começaremos falando disso.

O primeiro passo é definir quais serão os temas que a sua web rádio irá abordar. Existem várias opções, dentre as quais podemos citar algumas:

⦁  Veiculação de músicas e artistas gospel;
⦁  Transmissão de cultos e pregações;
⦁  Interação com os ouvintes;
⦁  Disseminação de notícias relacionadas a religião;

Não há regra! Para facilitar, você pode tomar como base outras rádios religiosas. Mas é só para ter uma base hein. Não copie, crie o seu diferencial. A dica é diversificar a sua programação!

Crie programações diferentes para a manhã, tarde e noite.

O perfil da sua audiência tende a mudar ao longo do dia. Cabe, então, criar a sua programação baseada no interesse que cada perfil possui!

Apenas como um exemplo, a parte da manhã pode ser destinada a mensagens de paz e sabedoria. Próximo ao almoço, você pode intercalar músicas e dicas de culinária. Na programação da tarde você pode reservar um tempo para contar histórias bíblicas e abrir espaço para a interação do público, e a noite você pode encerrar o dia com uma pregação ou transmissão de um culto, por exemplo.

Claro, esta é apenas uma sugestão para que você possa compreender as possibilidades! Como citamos anteriormente, o conteúdo da sua rádio web é extremamente importante, por isso tente ser único. Tenha o seu diferencial!

É normal que você não tenha tempo hábil para cuidar da programação da sua rádio 24 horas por dia, e por isso o uso de ferramentas de automação são de grande ajuda. O sistema de Auto Dj, por exemplo, permite que você crie a grade de programação da sua web rádio para uma semana inteira, sem depender de um computador ligado na internet. Mas vamos falar mais disso depois!

Interação com a sua audiência

Quase tão importante quanto ter um conteúdo de qualidade é fazer com que sua audiência tenha conhecimento dele! Por isso, o uso de redes sociais, sites, agregadores de rádios e aplicativos são extremamente importantes.

Mantenha a sua presença na internet sempre constante e atualizada. Seus ouvintes precisam saber o horário de transmissão de cada programa que vai ao ar em sua web rádio.

Durante as transmissões ao vivo da sua web rádio, estimule os seus ouvintes a entrarem em contato. Eles podem enviar e-mails, áudios no WhatsApp ou mensagens de texto em redes sociais. Uma dica é ler as mensagens dos ouvintes ou colocar os áudios enviados na sua programação. Isto estimula os ouvintes a escutarem ainda mais a sua web rádio, principalmente se você conseguir encaixar uma mensagem de reflexão baseada no contato de algum ouvinte.

Faça bom uso das ferramentas que a internet dispõe

Como citamos anteriormente, pode ser que você não tenha tempo de cuidar da grade de programação da sua rádio 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas isso não é mais um problema!

Neste caso recomendamos o uso do Auto Dj, que é uma ferramenta de automação para transmissão sob demanda. O que isso quer dizer? Quer dizer que você consegue criar a grade de programação da sua rádio online para uma semana inteira através de um painel na internet, e garante que a sua transmissão fique sempre online, pronta para receber os seus ouvintes.

Com o Auto Dj você pode enviar todos os seus arquivos de áudio (músicas, vinhetas, comerciais, etc…) para a internet, criar listas de reprodução e escolher o melhor horário para reproduzi-las! Outro aspecto importante é que o Auto Dj também permite que você entre ao vivo, através do seu computador com acesso a internet. Portanto, você pode deixar a sua rádio online por padrão pelo Auto Dj, e em momentos específicos iniciar a sua transmissão Ao Vivo, com locução e interação dos ouvintes, por exemplo.

Outro uso bacana do Auto Dj é a retransmissão de conteúdos gravados. Você transmitiu um culto Ao Vivo, mas gostaria de reprisá-lo em outro momento? Sem problemas! É só gravar o áudio durante a transmissão Ao Vivo, enviar a gravação para o Auto Dj e escolher o melhor horário para reprisá-lo. Isso funciona com tudo! Cultos, pregações, palestras, entrevistas… é a sua imaginação que manda!

Além dos recursos de transmissão, ter um site responsivo e que seja amigável aos mecanismos de busca é extremamente importante. Pesquisas mostram que o número de acessos caem drasticamente caso o site demore mais do que 2 segundos para ser carregado.

Aplicativos próprios para smartphones Android também são recursos imprescindíveis. Segundo a Kantar IBOPE, 15% de todas as reproduções de rádios convencionais no Brasil já são feitas por smartphones! Para emissoras web, este número é ainda mais significativo.

O que é necessário?

Agora que você já sabe como criar o conteúdo da sua web rádio religiosa e onde deve marcar presença, é necessário entender se você já tem tudo o que é preciso para colocar ela no ar!

Passo 1 – Equipamentos e softwares:

⦁  Computador ou notebook;
⦁  Internet estável;
⦁  Microfone (Em caso de locuções);
⦁  Fone de ouvido (Para retorno de áudio);
⦁  Mesa de som (Opcional. Pode ser substituído por um programa gratuito!);
⦁  Software de transmissão;
⦁  Software de automação;

Para os softwares de transmissão e automação, existem ótimas opções gratuitas, com todos os recursos necessários para transmissão completa de uma web rádio, como o OddCast (Transmissão) e o ZaraRadio (Automação).

Passo 2 – Contrate um plano de streaming de qualidade

Se engana quem pensa é só contratar qualquer plano em qualquer provedor de streaming. É muito importante contratar o serviço em uma empresa séria, idônea e de referência no mercado. Nessas horas o barato pode sair caro.

A seguir você confere dicas para escolher o melhor provedor de streaming:

⦁  Verifique há quantos anos a empresa está no mercado
⦁  Ela divulga o nome de alguns de seus clientes?
⦁  Ela fornece suporte sempre que você precisar?
⦁  A empresa fornece período de testes para que você verifique a estabilidade dos serviços?
⦁  A empresa fornece recursos adicionais como site administrável, e-mails, programetes e aplicativos? (mais abaixo você saberá porque esses recursos são tão importantes)

Escolhendo o melhor plano

Definido o provedor de streaming que será contratado, está na hora de escolher o plano. O principal é definir a qualidade de transmissão. Normalmente as transmissões são realizadas em 64kbps ou 128kbps, sendo esta última a transmissão com maior qualidade ou “nitidez” no áudio.

Além da qualidade, é necessário definir o espaço de armazenamento para o Auto Dj. Quanto mais sua web rádio depender de transmissões sob demanda, com o Auto Dj, mais espaço de armazenamento será utilizado. De todo modo, mesmo os planos de entrada hoje em dia já oferecem pelo menos 20GB de espaço em disco, o que é suficiente para mais de 5000 músicas em MP3.

Cheque também se o plano fornece recursos adicionais, como site, aplicativo, câmera no estúdio, programetes e suporte a podcasts.

Pronto! Ufa… agora você já tem todas as informações necessárias.

A nossa última dica é fazer um teste. É isso aí! A BRLOGIC oferece 10 dias de uso gratuito e sem compromisso. Você pode criar a sua web rádio, editar o seu site administrável, iniciar suas transmissões, e só então, se desejar, escolher um plano para tocar o projeto.

Para iniciar é fácil! É só clicar aqui, inserir o seu e-mail e ativar a sua conta. Prontinho! Se tiver alguma dúvida, é só bater um papo com a nossa equipe de suporte técnico!