As melhores mesas de som para estúdios de web rádios

As melhores mesas de som para estúdios de web rádios

Neste artigo tentaremos explicar quais são os tipos de mesa de som, as características de cada um destes tipos e sua utilização recomendada. São basicamente 3 tipos, que você pode conferir abaixo:

1 Mesas analógicas

As mesas analógicas são mais comuns e são utilizadas em várias frentes (transmissões, gravações, shows e outras). Além de serem as mais versáteis, são as mais baratas. Para uso em conjunto com o computador, irão requerer um cabo adaptador. A conexão deste cabo adaptador dependerá tanto do computador (Computador de mesa ou notebook) quanto das mesas de som. Normalmente, cabos p2~p10 atendem bem as necessidades, porém um adaptador especial pode ser necessário para alguns notebooks.

1.1 O que devemos nos preocupar antes de adquirir uma mesa de som

1.2 Conexões

As conexões XRL (canon) proporcionam, no mínimo, um ganho de 6 dB e melhora de forma significativa relação sinal/ruído. Sendo assim, busque mesas com entradas XRL, principalmente para o uso de microfones condensadores. Ou seja, as conexões XRL devem possuir prioridade quando comparadas as p10.

1.3 Phantom Power

Como já citado no artigo “Os melhores microfones para estúdios de rádios – Parte 2”, microfones condensadores necessitam de Phantom Power (alimentação fantasma) +48V, uma tensão de alimentação contínua, diferente dos dinâmicos. Então, para conseguir utilizar um microfone condensador, a sua mesa de som precisará ter a alimentação Phantom Power. Se você optou por um microfone condensador que não seja USB, uma mesa de som com Phantom Power é item obrigatório.

1.4 Quantidade de canais

Pense bem sobre a quantidade de canais que você precisará antes de comprar uma mesa de som. Os primeiros canais das mesas são destinados ao uso de microfones (na sua maioria XRL) e os últimos canais são estéreos, destinados a uso de periféricos.

Neste exemplo temos uma mesa de 12 canais. Os 4 primeiros canais são balanceados e destinados para uso de microfones, já os 8 canais restantes são estéreos e possibilitam o uso de 4 aparelhos (a soma de dois canais mono formam um estéreo).

Mesa de Som Mesa de Som

No mercado existem diversas opções.

1.5 Ruído

Devemos nos atentar na faixa de ruído que a mesa de som pode apresentar, já que um ruído captado em uma gravação é dificilmente eliminado, e em uma transmissão com ruídos (mesmo baixos) incomodam e faz com que você perca seu ouvinte. As faixas de ruídos das mesas de som são encontradas nas características técnicas do produto (manual).

2 Mesas analógicas USB

As mesas de som com conexão USB são uma boa opção para reduzirmos custos com a compra de placas de áudio (interfaces). Como a conexão da mesa de som USB no seu PC ou notebook é feita por transferência de dados, a conexão analógica, muitas vezes feita por cabos P2, são desnecessárias. O resultado é um som mais limpo, com menos ruído e menos interferência! Em resumo, utilizando uma mesa USB, você substitui a uso da sua placa de áudio on-board e a necessidade do uso de uma interface. Uma mesa de som analógica com porta USB foi a nossa escolha para o nosso estúdio, aqui na BRLOGIC. Assim, conseguimos uma qualidade de som superior eliminando entradas analógicas desnecessárias, e ainda temos uma montagem esteticamente mais limpa, pois menos cabos são necessários! Veja como ficou:

Sobre conexões, phantom power, ruído e números de canais, seguem as dicas citadas acima sobre mesas analógicas.

2.1 Mesas analógicas USB com melhor custo benefício

2.1.1 Mesas Behringer USB

As mesas de som Behringers são versáteis, apresentam baixos níveis de ruídos e possuem vários modelos no mercado com preços acessíveis.

2.1.2 Mesa De Som Yamaha USB MGXU

A linha de mesas MGXU da Yamaha possuem excelente qualidade, com uma vasta gama de recursos e mantém a fidelidade dos timbres, apesar de serem um pouco mais caras que as concorrentes, ainda são uma ótima opção por conta da qualidade e durabilidade, fazendo que o custo benefício fique muito mais atraente.

3 Mesas digitais

Apesar dos preços salgados, as mesas digitais são uma boa opção para gravações e eventos por conseguir salvar cenas (configurações), dispensar o uso de compressores, equalizadores e outros equipamentos. Já para o estúdio de ar, as mesas digitais não são uma boa opção por seu manuseio ser mais complexo e por algumas terem o faders dos canais catracados, podendo gerar manutenções recorrentes.

Mas se você está disposto investir em uma mesa digital para seu estúdio do ar, atualmente existem algumas marcas de
mesas digitais com operação mais simples.

3.1 Mesa digital com melhor custo benefício

3.1.1 Mesa de som Presonus STUDIOLIVE 16.0.2

Mesa de som digital com interface de áudio, DSP integrados, possibilita a gravação de presets e tem o seu manuseio mais simples comparado às outras mesas digitais do mercado, além de ser a opção com o melhor custo benefício.

Este também é um dos posts feitos em parceria com o Rafael Schmidt, da Rádio Conectados. Recomendamos!

Gostou do conteúdo apresentado? Dê uma olhada em nossos outros posts referentes aos equipamentos!

 

Possui interesse em iniciar um projeto de web rádio? Que tal 10 dias de teste grátis? Basta clicar aqui e realizar o cadastro!