Case de Sucesso: 89FM, A Rádio Rock

case_blog (3)

Com 14 anos de experiência com rádio e tecnologia e uma formação em desenvolvimento e análise de sistemas, Ricardo diz que rádio pra ele nem é mais trabalho. Desde cedo na carreira, ele teve a oportunidade de acompanhar o início das transições e expansões para rádios online no país e, desde aquela época, ajudou a desenvolver soluções e serviços neste meio.

Como surgiu a ideia de fazer a expansão para o ambiente online?

Estamos no online há mais de 13 anos e viemos acompanhando desde então o crescimento no ambiente digital. Antes, este crescimento era bem tímido, a infraestrutura era muito cara (servidores, streaming etc) e não tínhamos muito acesso. Na verdade, as pessoas não tinham muito como acessar, mas sempre nos preocupamos com a presença na rede.

Qual foi a maior dificuldade desta mudança?

O ambiente online para uma rádio nos coloca vários desafios: desde o entendimento da equipe comercial para as mudanças de cenário, métricas e forma de venda, se estendendo ao marketing e demais departamentos. Hoje temos até pesquisas do Ibope contabilizando já a audiência pela web, mas desafios são feitos para que possamos superá-los.

todos
Equipe da 89FM em São Paulo

Qual a importância da parceria com a BRLOGIC?

Nossa primeira preocupação é a alta disponibilidade neste tipo de serviço. Depois temos facilidade de configuração, o acesso aos dados analíticos e um suporte ágil. São essas nossas apostas na parceria com a BRLOGIC, que realmente nos tem deixado muito satisfeitos.

O que acha da rádio como meio de comunicação?

O rádio é um meio muito forte e presente na vida das pessoas. Acredito muito que ele se completa com o digital. Rádio é uma mídia que informa e faz companhia aos ouvintes. A pessoa fica livre para fazer qualquer outra tarefa e muitas vezes desenvolvem até uma certa “amizade” com seus locutores. É uma mídia que realmente está presente em todos os lugares.

Como você vê o futuro da rádio com a popularização da internet?

A rádio vai continuar sendo muito forte como um meio de comunicação, mas acredito que o formato de entrega em alguns anos mude totalmente. A junção da rádio com a internet dá às emissoras muitas possibilidades de interação com seus ouvintes: desde pedido músical, criação de playlist, participação de promoções e muitas outras ações que podem ser criadas. Já para o lado do anunciante e empresa temos as métricas no exato momento que desejamos analisar ou entregar um plano de mídia.

A música sempre uniu e marcou presença na vida das pessoas e isso nunca vai ter fim. Basta nos adaptarmos aos novos canais e às novas possibilidades.

  • Fabio Lins

    Deveriam implementar ja ha tempos um sistema igual ao da Antena 1 nos sites dos clientes da br logic, colocando o nome do artista que ta tocando assim como a capa do album tambem.
    De nada adianta colocar os mesmos programetes que a outra empresa concorrente coloca, eu falo como ouvinte e como empreendedor tambem, pois sou cliente da brlogic, porem dei um tempo com a webradio no qual eu era dono e fazia tudo nela. Falta alguns diferenciais ai que valeriam a pena colocar nos novos projetos da BRLOGIC.

    • vincent_brlogic

      Olá,

      Obrigado pelo seu feedback. Nós estamos trabalhando em novos recursos e a sua sugestão já está em nosso roadmap e poderá ser disponibilizada em breve.

      Agradecemos mais uma vez e estamos a sua disposição.