Dicas BRLOGIC

A sua rádio comunitária está na internet?

A presença na internet tem se tornado cada vez mais necessária. Quem não se adapta às constantes evoluções tecnológicas, vai ficando para trás.

No post de hoje vamos falar sobre como a tecnologia de streaming de áudio pode ser uma ferramenta útil, para traçar um novo caminho para as rádios comunitárias, facilitando o processo, expandindo o alcance, e fortalecendo o papel social histórico que elas exercem.

O papel social das rádios comunitárias

O que seria de uma comunidade sem o direito à expressão e informação de qualidade? É aí que entram as rádios comunitárias!

Desempenhando um papel importante e socialmente relevante na vida das comunidades onde são transmitidas, as rádios comunitárias dão voz aos moradores locais, permitindo que eles compartilhem suas opiniões e histórias, e que discutam questões que afetam a comunidade. 

As rádios comunitárias são uma fonte valiosa de notícias locais, cobrindo eventos, problemas e acontecimentos importantes. Elas são controladas e operadas por membros da própria comunidade, o que significa que a programação é específica para as necessidades e interesses locais.

Além de fornecer entretenimento e informação, elas também servem como uma plataforma para a expressão da diversidade cultural, política e social, celebrando as tradições e heranças locais.

A história

A primeira rádio comunitária do Brasil, a Rádio Comunitária de Santo André, foi fundada em 1979, no estado de São Paulo. A rádio foi criada com o objetivo de ampliar a participação cidadã na mídia e promover a diversidade de vozes e perspectivas na comunicação.

Na época, o país passava por uma ditadura militar e a censura era intensa nos meios de comunicação. A Rádio Comunitária de Santo André foi uma das primeiras a oferecer uma programação independente, com conteúdo relevante e significativo para a comunidade.

A rádio foi uma verdadeira revolução na época, oferecendo um espaço de liberdade de expressão e de acesso à informação para a população. Ela transmitia programas de música, debates políticos, entrevistas com líderes comunitários e outros tipos de conteúdo que eram censurados nas emissoras comerciais e estatais.

Além disso, a Rádio Comunitária de Santo André também foi uma importante fonte de emprego e formação para jovens da comunidade, que puderam participar da produção de programas e aprender sobre jornalismo e tecnologia de rádio.

A primeira rádio comunitária do Brasil foi um marco na história da comunicação no país e inspirou a criação de outras emissoras comunitárias em todo o território nacional. 

Até hoje, elas continuam sendo importantes veículos de democratização da comunicação, oferecendo um espaço de liberdade de expressão e de acesso à informação, apesar dos percalços ao longo da história.

As dificuldades para a legalização do serviço de radiodifusão comunitária

A lei 9.612 de 1998, também conhecida como lei das rádios comunitárias, é uma legislação brasileira que regulamenta a operação de rádios comunitárias no país. Ela estabelece as condições para o registro, a operação e a fiscalização dessas rádios.

O que era para ser algo positivo, fazendo com que as rádios comunitárias ocupassem lugar de destaque e tendo os verdadeiros reconhecimentos sociais e comunicacionais, trouxe também uma série de empecilhos ao funcionamento físico de uma emissora comunitária.

A legalização de uma rádio comunitária tornou-se um processo desafiador e demorado, com regulamentações complexas, limitantes e difíceis de entender. Limitações sobre o espectro de frequência, a potência da transmissão e alcance, são alguns exemplos. 

A falta de recursos financeiros também se tornou uma grande barreira para a legalização de uma rádio comunitária. A licença para o serviço de radiodifusão comunitária é outorgada exclusivamente à fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidade da prestação do serviço, e que tenham esse objetivo em seus respectivos estatutos.

No Brasil existem aproximadamente 5 mil rádios comunitárias legalizadas, mas estima-se que milhares de outras rádios com características comunitárias operam na ilegalidade, devido ao burocrático processo de concessão de outorgas.

Um novo caminho para as rádios comunitárias

Com a internet abriram-se as possibilidades e surgiu uma nova forma de comunicação com a comunidade, facilitada e sem burocracias, chamada de streaming de áudio.

As web rádios através da tecnologia de streaming de áudio oferecem diversas vantagens, comparadas ao sistema de radiodifusão. Conheça os benefícios ao criar uma rádio comunitária online.

Sem burocracias

A criação de uma web rádio não prevê licenças e não restringe a forma e o conteúdo. A contratação de um plano de streaming é rápida e fácil. Basta preencher um formulário com os dados do responsável pela web rádio comunitária, efetuar o pagamento da mensalidade e o serviço já estará à disposição da comunidade. 

Alguns provedores de streaming oferecem a opção de teste grátis, possibilitando uma escolha mais assertiva, de acordo com as necessidades do cliente.

Sem fronteiras geográficas

Segundo a lei 9.612/98 as rádios classificadas como comunitárias têm o alcance limitado ao raio de 1km do ponto de onde está instalada a antena transmissora. Já as web rádios têm alcance global. Não importa se o ouvinte da comunidade esteja viajando; se ele tem acesso à internet, poderá acompanhar a programação da web rádio comunitária e ficar informado sobre todos os acontecimentos.

Baixo custo para executar o projeto

Os provedores de streaming de áudio oferecem planos com custos acessíveis. Pagando uma mensalidade que parte de aproximadamente R$79,90 e com poucos equipamentos, já é possível iniciar as transmissões da rádio comunitária online.

Sem interferências

Muitas vezes podem ocorrer interferências na transmissão tradicional, como duas rádios disputando a mesma frequência, prejudicando a qualidade do áudio e até impossibilitando o entendimento do que está sendo transmitido. A rádio online elimina este problema. 

A transmissão de uma web rádio ocorre através da codificação do sinal de áudio em um formato digital, como o MP3 ou o AAC, e da transmissão dos dados codificados através da internet para os ouvintes. O sinal é transmitido a partir do servidor da web rádio para os dispositivos dos ouvintes, onde é decodificado e reproduzido como áudio. Os ouvintes podem acessar a web rádio através de seus computadores, smartphones ou outros dispositivos conectados à internet, sem qualquer interferência.

Comunidade engajada

Diferentemente da transmissão tradicional, onde todos os integrantes da comunidade que participam da programação têm que ir a um determinado local para realizar as transmissões, a transmissão via streaming poderá ocorrer de qualquer local que tenha acesso à internet. Isso abre a possibilidade para que mais pessoas da comunidade participem do projeto, criando engajamento e fortalecendo o papel social da rádio comunitária.

Recursos que um plano de streaming pode oferecer para as rádios comunitárias

Um plano de streaming vai muito além da tecnologia para transmissão de áudios na internet. Os recursos de uma conta de streaming podem variar de acordo com o provedor e o plano escolhido. Conheça algumas ferramentas disponíveis no mercado, para ficar atento no momento da escolha.

Transmissão ao vivo ou programação gravada: Basicamente é o que todo provedor oferece. O usuário poderá realizar transmissões ao vivo, abrindo espaço para entrevistas e debates, ou configurar o Auto DJ para executar suas playlists no piloto automático. Desta forma a web rádio comunitária poderá ficar no ar 24 horas por dia. 

É importante ficar de olho se o provedor de streaming oferece uma ferramenta chamada “fila dinâmica no Auto DJ”. Ela permite que você adicione arquivos de áudio para a fila de execução do Auto DJ sem a necessidade de edição da playlist. Isso significa que você não precisa editar, salvar e reiniciar sua playlist. É perfeito para notícias de última hora da comunidade, recados importantes ou pedidos de músicas.

Site administrável para a rádio comunitária: É possível criar e personalizar um site próprio para a rádio comunitária, de forma simples e fácil, sem conhecimentos prévios de programação, e utilizar recursos como mural de recados, enquetes, promoções e chat, para gerar engajamento com a comunidade. O site será o endereço da comunidade na internet e lá estará uma espécie de central de conteúdos, com canal de acesso e comunicação entre a rádio e a comunidade.

Aplicativo próprio para a rádio comunitária: É preciso estar presente nas multiplataformas. Em alguns planos de streaming, é possível criar um aplicativo incrível para a web rádio comunitária. Você já ouviu falar em Web App? É um recurso sensacional! Compatível com iOS, Android e PC, ele não requer instalação, nem ocupa espaço no celular. O ícone do app fica salvo como qualquer outro aplicativo.

A rádio na TV (Google Cast): Esse recurso permite que a pessoa ouça a rádio da comunidade na TV, através de um player com suporte ao Google Cast, que exibe nome da música, capa e detalhes da programação. A TV pode ser mais um canal para a audiência escutar a web rádio da comunidade.

Conteúdos para complementar a programação: Este é um recurso que vale a pena conferir, pois poderá ser uma “mão na roda” para a web rádio comunitária. Há provedores de streaming que disponibilizam aos clientes uma biblioteca de áudio incrível, com programas completos de até 1 hora, programetes com temas variados, e campanhas educativas excelentes para incrementar a programação.

Esses são alguns dos recursos que ajudarão a alavancar o seu projeto e obter o sucesso desejado na internet.

Conclusão

Apesar das transmissões de rádio tradicionais continuarem existindo, é imprescindível marcar presença online. 

As vantagens de criar uma web rádio comunitária são inúmeras, incluindo alcance ampliado, maior interatividade, menores custos, flexibilidade de programação e oportunidade de participação comunitária. Estas vantagens podem ajudar a promover a diversidade cultural e social, além de fortalecer os laços comunitários.

Se você tem uma rádio comunitária tradicional e quer desfrutar dos benefícios de uma rádio na internet; ou se você tem o desejo de criar uma rádio comunitária em sua essência, mas não quer enfrentar toda a burocracia que há para a abertura e legalização de uma rádio comunitária tradicional, a tecnologia de streaming é uma ótima alternativa. 

A BRLOGIC é líder em streaming de áudio e tem a solução perfeita para colocar a sua rádio comunitária na internet. Acesse nosso site e confira todos os recursos.

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

Adicionar comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Receba as novidades
Cadastre seu e-mail e fique por dentro das principais novidades
Informe seu melhor e-mail


    Ao informar seu e-mail no formulário de cadastro para recebimento de newsletter, você concorda em receber nossas novidades, promoções e sugestões de conteúdos.

    Custo benefício

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-17T12:18:45-03:00

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    A melhor empresa

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T10:54:15-03:00

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Qualidade e confiança

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T16:50:29-03:00

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
    5
    3
    Blog da BRLOGIC