Dicas BRLOGIC

Como aproveitar datas comemorativas em sua rádio

As datas comemorativas são grandes aliadas de quem possui web rádio. Mais do que uma forma de atualizar a programação, elas são excelentes ferramentas de divulgação e ampliação da audiência.

Quem possui web rádio sabe que manter uma programação sempre atrativa pode ser uma tarefa difícil. Contudo, para conseguir manter essa atualização, uma boa dica é usar as datas comemorativas, não só brasileiras, mas também estrangeiras.

Essas comemorações tem um grande potencial para a geração de conteúdo. Isso porque, elas permitem que você aborde toda a história envolvida por trás dos eventos.

Além disso, você também pode aproveitar essas ocasiões para criar ações promocionais exclusivas. Essas estratégias são essenciais para qualquer pessoa que deseja não só aumentar sua audiência, mas fidelizar seus ouvintes.

Por conta disso, é muito importante que você se planeje para conseguir aproveitar ao máximo essas oportunidades. Com toda a certeza elas irão te auxiliar manter a sua grade sempre atrativa para os ouvintes.

Qual a importância das datas comemorativas para a sua rádio

As datas comemorativas são uma excelente forma de melhorar a audiência do seu rádio. Isso porque, elas são excelentes temáticas para criação de campanhas e ações diferenciadas. Não é à toa que muitas emissoras utilizam esses eventos para alavancar a programação.

Bom, para começar que boa parte desses eventos foram criados justamente para fins comerciais. O Dia do Consumidor, por exemplo, é uma ocasião desenvolvida especialmente para as marcas interagirem com seus clientes.

Logo, utilizar esses eventos dentro da sua programação é uma excelente estratégia. Principalmente levando em conta que o Brasil tem uma série de datas comemorativas.

Dia das mães, São João, 7 de setembro, Natal, Dia dos Namorados, Páscoa. Essas são apenas algumas das ocasiões que você pode utilizar para criar programas diferenciados, bem como ações únicas.

Criando programas comemorativos

Na hora de criar os programas especiais para as datas comemorativas, é muito importante que você siga alguns passos básicos. Eles irão te auxiliar a criar conteúdos realmente interessantes e que chamem a atenção dos ouvintes.

⦁ Perfile o seu público

A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o seu público para saber quais comemorações são interessantes para ele. Dessa forma, é possível criar conteúdos e ações específicas para eles.

Por exemplo, se a maioria dos ouvintes for mulher, datas como o Dia das Mães e Dia da Mulher são indispensáveis na sua programação. Logo, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o seu público.

⦁ Segmente a produção de conteúdo

Uma das estratégias de marketing que as empresas usam, principalmente varejistas, é mudar a ambientação dos espaços conforme a época do ano. É o caso das decorações juninas entre os meses de junho e julho e do fim do ano.

Esse tipo de abordagem tem como objetivo fazer com que as pessoas entre no “espírito” da comemoração. Você também pode usar esse tipo de ação na sua web rádio.

Por exemplo, no Dia dos Namorados, a dica é convidar os seus ouvintes a participarem da programação mandando recados para quem eles gostam. Além disso, você também pode criar quadros de conselhos amorosos.

⦁ Desenvolva um aplicativo

Um dos grandes diferenciais da web rádio é que você pode usar conteúdos multimídia. Para isso, é essencial que você tenha um aplicativo próprio para o seu canal. Dessa maneira, é possível inserir vários formatos de mídia, e, assim, melhorar a experiencia do usuário.

Uma das possibilidades é criar programas que tenha imagens e vídeos que os ouvintes poderão conferir pelo aplicativo. Assim, eles ficarão mais dinâmicos e atrativos.

⦁ Incentive o compartilhamento

Outra dica para usar as datas comemorativas na sua programação é criar programas e incentivar o compartilhamento do conteúdo. Desse modo, além de estimular a interação dos ouvintes, você também irá melhorar a sua audiência.

⦁ Uses as redes sociais para interagir com o público

Essa é uma estratégia que sempre funciona. Por meio da interação é possível saber exatamente quais são as opiniões dos ouvintes. Mais do que isso, você pode usar o público para aumentar a sua audiência.

No Dia das Mães, por exemplo, uma boa dica é incentivar que as pessoas mandem seus recados para as mamães. Assim, você irá incentivar que mais ouvintes participem da programação, e que audiência aumente por conta das mulheres que irão escutar a web rádio para conferir as mensagens.

Usando as promoções para aumentar a audiência

Além dos programas especiais para datas comemorativas, as promoções também são ótimas maneiras de aproveitar os eventos. A grande maioria das pessoas adora uma ação promocional.

Por isso, vale a pena investir nessas estratégias. Os sorteios são ótimas jogadas de marketing. Isso porque, você pode incentivas os ouvintes a interagirem e compartilharem o link da sua web rádio.

E você nem precisa gastar muito com a premiação não. A dica é buscar parcerias com marcas e empresas. Por exemplo, você pode falar com um salão de beleza para sortear serviços no Dia das Mães em troca da divulgação do espaço no seu canal de comunicação.

Tudo vai depender da sua criatividade e dinamismo para conseguir criar uma rede de contatos. Sempre busque parceiros de diferentes tipos. Assim, é possível ter um apoiador em todas as datas comemorativas.

Supermercados, lojas de brinquedo, salões de beleza, motéis, vale de tudo para conseguir oferecer premiações realmente bacanas. Por isso, comece agora mesmo a montar o seu networking.

Dicas para acertar na hora de usar as datas comemorativas

Existem centenas de datas comemorativas nacionais e internacionais. Para conseguir escolher as comemorações que combinam melhor com a sua web rádio, nós separamos algumas dicas que vão te auxiliar na tarefa.

⦁ Escolha evento que estejam de acordo com o perfil dos seus ouvintes;

⦁ Opte por comemorações mais conhecidas, tais como: Natal, Dia das Crianças, Dia da mulher e etc.

⦁ Foque também nas opções regionais, como o São João.

⦁ Veja quais são as opções que os seus concorrentes estão escolhendo.

Com essas dicas, será bem mais fácil escolher as datas comemorativas para incluir na sua programação. Lembre-se, elas são importantes aliadas de quem possui webrádio, e devem ser usadas como ferramenta de divulgação.

Gostaria de iniciar um projeto de web rádio conosco? Comece com um teste grátis clicando aqui. Você pode aproveitar o sistema de campanhas que fornecemos gratuitamente na biblioteca de áudio para aproveitar as datas especiais e promovê-las em sua rádio!

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

Adicionar comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Custo benefício

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-17T12:18:45-03:00

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

A melhor empresa

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Carlos Garcia
Rádio DPK

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T10:54:15-03:00

Carlos Garcia
Rádio DPK

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Qualidade e confiança

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T16:50:29-03:00

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
5
3
Blog da BRLOGIC