Como atrair anunciantes para a sua emissora de rádio

Como atrair anunciantes para a sua emissora de rádio

Os anunciantes são um dos principais alicerces para a sua rádio começar a se desenvolver mais rapidamente. Mesmo com uma concorrência você pode conseguir anunciantes, basta ter uma emissora organizada e que mostre a credibilidade de seu projeto, assim passando confiança para seu cliente.

Conhecer a sua audiência e ter um público alvo bem definido é uma ótima vantagem, pois o anunciante vai procurar você por ter o mesmo público, facilitando o direcionamento e a venda do produto ou serviço, o que vai tornar a parceria mais interessante tanto para você quanto para ele, aumentando chances de sucesso.

Como atrair anunciantes para investir na sua rádio?

Duas das grandes vantagens da rádio sobre os demais meios de comunicação, como a TV por exemplo, é ter um custo de investimento reduzido e poder contar com um público específico e engajado. Isto faz da rádio um meio extremamente atrativo para os anunciantes.

Ter um público segmentado e uma programação específica e que atraia a audiência é um ponto que os anunciantes levam muito em consideração, já que não querem desperdiçar seu dinheiro com algo se não tiverem certeza que vai dar retorno, não é mesmo? É fundamental que sua rádio tenha uma identidade definida antes de ir em busca de anunciantes.

Outro ponto positivo em anunciar na rádio é o fato que as pessoas podem escutar a programação mesmo quando estão fazendo outras atividades, como trabalhando ou dirigindo, então terá um alcance muito maior que em outros meios que precisam de atenção total. Use isso à seu favor para conquistar seu anunciante!

⦁ Marketing digital

Isso é algo que sempre deve ser reforçado devido sua importância para o crescimento de qualquer empresa feita no território da web. O marketing digital é fundamental para atrair mais seguidores e, consequentemente, atrair mais anunciantes.

Uma emissora mais conhecida e que tem audiência é mais visada e tem mais chances de ser a escolhida, e o trabalho de marketing digital pode ser uma maneira do anunciante avaliar se vale a pena investir na sua rádio. Aposte em um site e nas mídias sociais, elas são uma ótima forma de dar visibilidade e atrair anunciantes e ouvintes.

⦁ Mostre que vale a pena investir na sua rádio

Com tantas opções, o anunciante vai querer fazer uma pesquisa de mercado e procurar saber qual a melhor alternativa para investir seu dinheiro. É nesse momento que você vai mostrar seu potencial frente aos concorrentes!

Além de mostrar o alcance que sua rádio tem, mencione como as peças publicitárias para rádio são envolventes e que podem mexer com o ouvinte e criar expectativa, mesmo através de áudio. Por ser apenas som, mexem com a imaginação da audiência e o resultado pode ser muito mais efetivo!

⦁ Passe segurança para o anunciante

Estar em frente ao anunciante cheio de dúvidas e insegurança fará a sua rádio ser descartada na hora. Mostre que você sabe o que está fazendo e que a sua rádio é a melhor opção para seu anunciante, seja persuasivo e esclareça todas as vantagens que ele terá ao anunciar na sua emissora.

⦁ Ajude seu anunciante para que sua propaganda tenha sucesso

Auxiliar o anunciante é algo que vai agregar valor e pode estender muito mais o vínculo entre sua rádio e ele. Dê conselhos e o ajude a cativar seu público. Pode ser explicando o melhor horário para divulgar o produto ou serviço, a forma que deve ser abordado de acordo com o público alvo que pretende alcançar, entre outras dicas.

Conversar com seu cliente e futuro anunciante é a melhor maneira de convencê-lo a aplicar seu dinheiro em sua rádio e que com a sua experiência ele terá retorno. Mostrando a forma correta de divulgar o que seu anunciante quer vender é vantajoso para ele e para a sua emissora.

⦁ Mantenha um bom relacionamento

Não é por que se trata de negócios que vocês devem manter a formalidade o tempo inteiro! Alimentar uma relação de mais proximidade e confiança ajuda na atração e faz com que seu anunciante se sinta mais acolhido, o que o deixa mais à vontade e pode ajudar a prolongar a parceria de vocês.

O pós-venda também é um procedimento que deve ser adotado pela sua rádio, não apenas cortar relações quando o contrato termina. Entre em contato e pergunte se seu anunciante conseguiu o resultado esperado, se a parceria foi satisfatória para ele e ofereça sugestões para melhorar ainda mais as futuras parcerias que podem ser fechadas.

E por último, mas não menos importante:

⦁ Qualidade do conteúdo

É o conteúdo transmitido na sua rádio que diz se você está indo no caminho certo ou não, tanto para o seu público quanto para seus anunciantes. Uma coisa leva à outra, e se o seu conteúdo atrai mais ouvintes, isso também irá atrair anunciantes!

Se você notar que sua audiência está diminuindo ou que os ouvintes não estão engajados, é hora de analisar a sua programação e fazer as mudanças necessárias. Avaliar o que está funcionando e o que está sendo prejudicial para sua rádio é primordial e um trabalho que tem que ser feito sempre.

Um conteúdo de qualidade é a base para que sua rádio tenha sucesso e capte cada vez mais ouvintes, fazendo sua audiência subir. E isso é tudo que você e seu anunciante querem: aumentar sua audiência para aumentar as rentabilidades!

Então unir suas forças com as forças de seus anunciantes é a receita do sucesso, todos saem ganhando e a probabilidade de uma parceria bem pensada e estruturada dar errado é mínima. Siga essas dicas que a probabilidade de conseguir atrair anunciantes para sua rádio crescerão muito.

Se interessou pelo conteúdo apresentado e gostaria de criar uma web rádio? Basta clicar aqui para testar nosso serviço sem qualquer tipo de compromisso!