Como aumentar a audiência de sua web rádio

Como aumentar a audiência de sua web rádio

Saber se adaptar faz parte de nossas vidas, algumas coisas desaparecem para que outras melhores possam aparecer, ou elas têm que passar por um processo de adaptação para que continuem existindo, mas com versões melhoradas. A rádio faz parte disso, onde o formato de web rádio tem ganhado cada vez mais ouvintes.

De forma democrática e facilitada, qualquer pessoa com conexão à internet pode ouvir sua programação em todo o planeta, e isso abre um leque de possibilidades para você atingir o maior público possível. Seguindo as dicas a seguir, você conseguirá aumentar a audiência da sua web rádio!

Ofereça bons conteúdos aos seus ouvintes

Para manter seus ouvintes e atrair novos, é essencial que você busque um segmento mais definido. Uma das vantagens da internet é que podemos buscar diretamente o que queremos, e se o seu conteúdo não tiver foco e conteúdo bem definidos, fica bem difícil conseguir que sua audiência aumente.

Além de ouvir as músicas que gostam, seus ouvintes querem consumir outros conteúdos que os interessem. Boas maneiras de fazer isso é disponibilizar artigos relacionados aos temas abordados durante a programação e passar ao seu público curiosidades, informações, notícias e outras coisas interessantes.

Quanto mais conteúdo relevante você disponibilizar, mais seu site ganha importância e isso ajuda a estar bem posicionado nos mecanismos de busca, sendo facilmente encontrado. Gerar o conteúdo vai além de apenas ter uma programação na sua web rádio, você pode fisgar novos ouvintes conquistando-os pelo que eles gostam de ouvir.

A importância de ter um aplicativo para a sua rádio

Os tempos têm mudado cada vez mais depressa e é essencial acompanhar para não ficar para atrás. Manter-se atualizado e acompanhar as tendências do mercado é uma ótima maneira para ter sucesso, e oferecer outras plataformas e meios para que seus ouvintes possam se conectar à sua rádio é primordial.

Há anos o formato tradicional de rádio e também as formas de acompanhar as transmissões vem se adaptando com os tempos modernos. A facilidade de acompanhar uma rádio através da internet ou de um smartphone fez com que os rádios antigos, a pilha, perdessem o protagonismo.

Mais de 100 milhões de brasileiros têm smartphone e acessam a internet através desses aparelhos, que compreende cerca de 89% do total de acesso individual à internet, ficando na frente até mesmo dos computadores (40%).

Isso demonstra que para garantir melhores resultados, um aplicativo é uma forma prática e mais fácil para consumir conteúdo, e mais acessível também, já que que esses dispositivos podem ser levados a qualquer lugar. Assim sua programação vai acompanhar seus ouvintes em vários momentos do dia e sempre será lembrada.

Fortaleça a relação com seu público por meio das redes sociais

Independentemente do segmento da sua rádio, as redes sociais são uma forma barata e de fácil comunicação com seu público. Por lá é possível obter o feedback e aperfeiçoar seu planejamento e estratégias para que seu público fique cada vez mais satisfeito, de acordo com o que sua audiência deseja ouvir.

Em uma plataforma como o Facebook há a possibilidade de vincular a sua rádio à rede social, criando um novo nível de interação com os seus ouvintes, que poderão escutar a sua rádio sem precisar sair da sua página.

Todas as pessoas tem pelo menos um perfil em alguma rede social, seja Facebook, Twitter, Instagram ou alguma outra. Essas ferramentas abrem a possibilidade de alcançar mais pessoas com o uso das redes sociais, se sua rádio tem uma boa presença e perfis que atraiam o público, você já conquista novos ouvintes rapidamente.

A interatividade online é sua maior aliada

Permitir a participação de seu público é uma ótima maneira para se aproximar dele e fazer com que ele se sinta parte de sua rádio. Ter um espaço para comentários e sugestões, para que sejam feitos pedidos de música, enquetes, e outras formas que façam sua audiência perceber que a opinião deles é importante e valorizada pela sua rádio.

A interatividade gera mais engajamento e, consequentemente, mais audiência para sua rádio. Saber o que seu público quer e espera ajuda para aumentar a qualidade da programação. Essa interação pode ser feita via rede social, como foi dito no tópico anterior, ou pelo próprio site e aplicativo da sua web rádio.

Faça promoções para seus ouvintes

É bastante comum criar promoções para atrair novos ouvintes e chamar atenção do público, fazendo com que haja crescimento na audiência. Ninguém iria recusar a oportunidade de ganhar um brinde ou prêmio, não é mesmo?

As promoções são um jeito antigo de engajar o público, mas que ainda funciona! Para começar siga as dicas a seguir:

⦁ Crie um regulamento bem definido que contenha todos os detalhes da promoção e deixe à disposição do público para evitar eventuais problemas.

⦁ Divulgue a promoção durante a programação da rádio e nas redes sociais.

⦁ Busque parceiros, isso contribui para o aumento da divulgação da promoção e da sua rádio.

⦁ Aproveite as datas comemorativas, elas são boas oportunidades para realizar promoções.

Não precisam ser grandes ações com prêmios de alto valor, mas é necessário que seja algo que desperte a atenção, e por isso é fundamental que você conheça seu público alvo.

Organize suas estratégias

Se você se interessou pelas dicas desse artigo e pretende implantá-las na sua web rádio, faça de maneira adequada, pensando nos detalhes de cada projeto para que tenham sucesso. De nada adianta querer fazer de qualquer jeito para colocar o plano em ação, pois isso pode acabar tendo o efeito contrário e acabar sendo prejudicial.

Para obter resultados positivos, trabalhe de forma complementar e sempre faça análises e avalie se está tendo bons resultados, se não estiver, talvez você precise mudar um pouco a estratégia.

Lembre-se que é o seu público que define o que quer ouvir e você deve levar isso sempre em consideração, pois ele também é uma grande arma para atrair novos ouvintes! Quando seu público tem uma boa experiência na sua rádio é bem provável que ele indique para outras pessoas, e isso pode tornar sua rádio uma referência em seu nicho de atuação!

Pronto para criar sua web rádio e colocar em prática as dicas que passamos aqui? Clique aqui para iniciar um teste grátis conosco!

  • KINHO TVS

    parabens pelo sucesso tudo esta indo bem porem o tempo de experiencia e curto queremos mais e sabemos que os senhires sao especialitas em resolver nossos problemas em seus app de qualidade file mignom