Como aumentar a interação entre sua rádio e os ouvintes

Como aumentar a interação entre sua rádio e os ouvintes

Quando o rádio surgiu, em meados do século XIX, a comunicação era unilateral. Isso significa que apenas uma das partes tinha o poder da palavra, no caso, o rádio. Restava aos ouvintes apenas escutar tudo sem nenhum tipo de contato ou interação.
Com o tempo e o crescimento dos meios de comunicação as coisas foram mudando e aos poucos os ouvintes foram ganhando espaço. Primeiro foram as cartas, depois telefonemas e fax, e hoje com a internet tudo ficou ainda mais rápido e prático.
A seguir você vai descobrir algumas possibilidades para aumentar a interação com seus ouvintes. Aprendendo as técnicas certas você vai conseguir engajar muito mais pessoas e aumentar sua audiência.

Internet e o contato em tempo real

Como foi dito anteriormente, o público começou a interagir com as rádios de forma gradual. Tudo começou com as cartas que, dependendo da localidade, poderiam levar muito tempo até chegar ao seu destino. A telecomunicação encurtou essa distância e atualmente com a internet não existem barreiras para os ouvintes se conectarem com a rádio.
Uma web rádio pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo, desde que exista conexão com a rede mundial de computadores. E se o ouvinte pode ouvir em qualquer lugar com internet, também poderá interagir!

Redes Sociais

As redes sociais são a forma mais usada atualmente para conversar com os amigos, saber o que está acontecendo no mundo e até mesmo entrar em contato com empresas, em um novo tipo de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), muito mais dinâmico e vantajoso para o usuário final. Já passou o tempo que as redes sociais eram utilizadas apenas para fins de diversão de seus usuários.
Sabendo disso, você pode aproveitar para se aproximar da sua audiência e conhecê-la melhor, interagindo e buscando saber mais sobre seus ouvintes. A força das redes sociais está sobretudo na facilidade de comunicação e rapidez no transporte das informações. Use isso como uma vantagem para comunicar a sua mensagem.

De forma geral, evite utilizar as redes sociais única e exclusivamente para compartilhar o link do site da sua rádio. As redes sociais já estão saturadas com este tipo de informação, e ela não irá despertar o interesse do seu público-alvo. O segredo está em usar o que cada rede social tem de melhor. Faça promoções, enquetes, publique um vídeo curto dando uma amostra do conteúdo que a sua rádio oferece, publique imagens do seu estúdio com sua equipe, e além disso tudo, por que não compartilhar o conteúdo gerado pelos seus ouvintes para sua rádio? Isto gerará um novo nível de intimidade entre a rádio e os ouvintes, o que irá aumentar a fidelidade da sua audiência.

Facebook

É a rede social mais utilizada no país e é possível disponibilizar conteúdos, fotos, vídeos, lives, realizar enquetes e promoções e o público pode interagir reagindo e comentando nas publicações ou enviando mensagens inbox. Além de ser a rede social mais usada é a mais completa, já que você vai poder publicar diversos formatos de conteúdo.
Aqui o segredo está em criar um conteúdo diferenciado. Instigue sua audiência a comentar suas publicações, a darem opiniões ou responderem um quiz numa transmissão AO VIVO, por exemplo.

Instagram

O aplicativo foi originalmente desenvolvido para o postar fotos e vídeos, mas mesmo que a sua área seja a rádio dá para usar o Instagram, sim! Compartilhe os momentos dos bastidores dos programas no stories, faça promoções exclusivas na rede social e invista na criação de conteúdo exclusivo, podendo até mesmo ser compartilhado no Facebook também!

Twitter

Criado para a postagem de mensagens curtas, o Twitter também é uma ótima maneira de divulgar e aumentar a interação entre a rádio e seus ouvintes. As pequenas mensagens no microblog podem servir para direcionar o seu seguidor a conteúdos mais completos, como no seu site, por exemplo. Dá para utilizar para seus ouvintes pedirem músicas, fazer promoções e o uso de hashtags ajuda a definir e separar os assuntos abordados.
E jamais deixe de responder as mensagens recebidas, mesmo as que sejam negativas e que trazem reclamações. Se mostre disponível para ajudar e resolver o eventual problema que um ouvinte possa ter em relação à rádio, pois isso vai aumentar a sua credibilidade e respeito. Embora esta não seja a rede social mais utilizada atualmente, o Twitter ainda possui um grande potencial. Uma publicação bem planejada, fazendo o uso das hashtags corretas, pode trazer um resultado magnífico para sua rádio caso viralize. Quem usa o Twitter realmente está ali para interagir. Faça bom uso!

Site

O site ainda é o lugar mais completo para organizar os conteúdos da rádio, disponibilizar canais de atendimento e ter contato com o público. Quem acessa seu site é quem tem interesse direto na sua rádio e está em busca de alguma coisa. Seja para ouvir a programação, para buscar informações ou entrar em contato com a rádio. É essencial manter o seu site atualizado e com um design fácil de se navegar. Uma interface simples e sem informações excessivas também ajudam a guiar o visitante. Deixar uma janela de chat visível, e-mail, telefones para contato e perfis de redes sociais também é uma forma de incentivar seu público a interagir. Por isto, um site administrável desenvolvido especialmente para rádios pode ser de grande ajuda nessa hora. Sites com fotos grandes e informação em demasia podem ser bonitos, mas em muitos casos irão intimidar o ouvinte a escutar a sua rádio e consequentemente de interagir com ela.

Criar Rádio Online

O poder das promoções

Quem não gosta de ganhar pequenos mimos e presentes, não é verdade? E a sua audiência não é diferente! Realizar promoções oferecendo prêmios para seus ouvintes e em troca disso pedir que seu público participe e interaja durante a programação é o jeito mais tradicional de se fazer isto, e até hoje as rádios utilizam essa tática.
Mas não adianta apenas criar as promoções se os seus ouvintes não ficarem sabendo delas, correto? Por isto, tenha certeza de que a programação da sua rádio está fazendo um bom trabalho de divulgação, e que as regras para participação são simples e transparentes. Se você está querendo aumentar o engajamento em algum canal específico, como no Instagram, por exemplo, use as promoções com sabedoria para conseguir o resultado desejado. Nunca se esqueça, porém, de quem são seus ouvintes! Se o seu público é constituído majoritariamente de pessoas adultas ou de mais idade, uma promoção com foco no Twitter pode ter um resultado abaixo das expectativas, por exemplo. As estratégias para a realização de promoções devem ser muito bem feitas, pois os erros podem prejudicar a visão que seus ouvintes possuem da sua rádio. Só lance as promoções quando tudo estiver acertado e muito bem definido, não corra riscos que possam ser muito prejudiciais para sua emissora.

Depois de aprender um pouco mais sobre como aumentar a interação entre a rádio e seus ouvintes e como você pode criar vínculos com sua audiência, está na hora de colocar em prática as dicas que você viu aqui e começar a planejar seu crescimento. Boas ideais e dedicação é onde tudo começa e o público é parte fundamental disso!

Se você está tendo dificuldade para criar esta interação especial entre a sua rádio e a sua audiência, inicie um teste grátis com a nossa plataforma, clicando aqui. Oferecemos 10 dias de forma inteiramente gratuita e sem compromisso. Você poderá realizar transmissões, terá um site administrável próprio para rádios, com sistemas de enquetes, promoções, chat interativo, página de recados, pedidos de música e muitos outros recursos extremamente valiosos!