Dicas BRLOGIC

Como os programetes e vinhetas podem auxiliar na programação da sua rádio

Você sabe o que são programetes e vinhetas? Esses conteúdos são essenciais para qualquer web rádio. Além de tornar a programação mais dinâmica, eles irão auxiliar na fidelização de ouvintes, bem como na divulgação do canal.

Como os programetes e vinhetas podem auxiliar na programação da sua rádio

Se você está pensando em ter ou já tem uma web rádio, saiba que os programetes e vinhetas são essenciais para a sua programação. Ao contrário do que muita gente pensa, não é só de músicas que esse tipo de veículo de comunicação vive.

A Era Digital trouxe uma série de possibilidades. Hoje, é muito fácil ter um canal do gênero para se comunicar. Contudo, nem todas as pessoas sabem o que é necessário para criar uma grade que chame a atenção.

As músicas ocupam boa parte dela, mas, são os conteúdos que fazem toda a diferença. Além disso, também é preciso ter em mente que, para fidelizar ouvintes, é necessário informa-los sobre o que a sua web rádio tem a oferecer.

É nesse sentindo que as chamadas e outros tipos de materiais se tornam essenciais. São eles que farão com que o público saiba a programação, bem como se interesse pelos horários e escute eles fielmente.

Qual a diferença entre programetes e vinhetas?

Apesar de ambos serem essenciais para a sua web rádio, os programetes e vinhetas são dois tipos de conteúdo diferentes. Não se trata apenas de formato, mas de tempo e objetivo.

Programetes

Os programetes são áudios curtos, com conteúdo informativo, que podem ser adicionados na programação da sua rádio e são atualizados de forma automática. Eles podem ter várias temáticas. Além disso, também são veiculados em horários distintos. Entre os mais comuns estão:

⦁ Horóscopo: Informa a previsão de cada signo.

⦁ Notícias: Conteúdos rápidos sobre os principais acontecimentos do dia.

⦁ Esporte: Resumo sobre os eventos esportivos da semana, geralmente sendo resultados de jogos de futebol.

⦁ Humor: Programetes humorísticos rápidos.

Existem outros tipos de conteúdos do gênero, contudo, os acima são os mais comuns. Eles têm como objetivo tornar a programação mais dinâmica, e, ao mesmo tempo, ajudar na fidelização dos ouvintes.

Isso porque as pessoas saberão que sempre em determinado horário poderão ouvir o programete. Logo, elas irão criar o hábito de sempre escutar.

Vinhetas

As vinhetas, por sua vez, têm como objetivo chamar a atenção dos ouvintes sobre o que vai rolar na programação. Geralmente, elas têm em torno de 30 segundos, e são bem mais dinâmicas e fáceis de memorizar.

Isso porque, elas servem justamente para lembrar as pessoas sobre o que vai vir a seguir. É muito importante que elas combinem com o programa. Assim, ficará mais fácil dos ouvintes lembrarem que aquela vinheta significa que seu conteúdo favorito entrará no ar.

Por que você precisa se preocupar com os conteúdos da sua programação

Mas afinal, por que os programetes e vinhetas são importantes? Simples, são eles que irão tornar a sua programação mais dinâmica. Um web rádio que só tenha músicas em sua grade está condicionada a ser menos conhecida.

Isso porque, atualmente, as pessoas podem escutar músicas gratuitamente de diversas maneiras. Além do tradicional YouTube, também existem os aplicativos de streaming, que são focados justamente nesse tipo de serviço.

Logo, a sua web rádio precisa oferecer um diferencial. É aí que os programetes e vinhetas entram. São eles que irão tornar a sua programação mais atrativa, bem como auxiliarão a divulgar outros conteúdos dela.

Tenha em mente que hoje qualquer pessoa pode ter um canal do gênero. Logo, para se destacar entre tantos concorrentes e realmente chamar a atenção das pessoas, é necessário apresentar algo de diferente.

O planejamento da programação é essencial

Bom, você resolveu incluir, programas, programetes e vinhetas na sua grade, excelente!!! Mas e agora? O que vem a seguir? Quais conteúdos são mais adequados para o perfil da sua web rádio.

Para conseguir criar uma programação realmente chamativa, o planejamento é essencial. Não se trata apenas de decidir quais os conteúdos padrões que irão ser veiculados, mas, adaptar a sua grade para cada época do ano.

Ao longo de 12 meses nós temos várias datas comemorativas que podem servir de inspiração para programas. Por exemplo, os especiais de final de ano sempre são uma excelente maneira de fidelizar os ouvintes.

Contudo, eles não podem ser elaborados quando faltar poucas semanas para o Natal e o Ano Novo. É preciso planejar com antecedência, principalmente se você quiser fazer algo diferenciado, como, por exemplo, uma retrospectiva.

E essas não são as únicas datas que podem gerar conteúdos diferenciados. Os feriados também são ótimas temáticas. O 7 de setembro e o 15 de novembro, por exemplo, são excelentes datas para fazer breves programetes sobre a história do Brasil.

Para conseguir dar conta de produzir a grade convencional, e ainda, esses especiais, o planejamento é indispensável. Apenas criando um plano de ação detalhado que você conseguirá criar uma grade diversificada.

Uma boa dica para que, não tem muito tempo é contratar serviços terceirizados para a produção dos programetes e vinhetas. Assim, você poderá concentrar a sua atenção nos programas especiais.

Dicas para criar uma programação diferenciada

Agora que você já sabe a importância de uma grade diversificada, chegou a hora de colocar a mão na massa. Nós separamos algumas dicas fáceis e simples que irão te auxiliar a elaborar uma programação dinâmica.

⦁ Conheça o seu público-alvo: Faça pesquisas de perfil e opinião para saber exatamente quais são as demandas dos seus ouvintes.

⦁ Tempo: Os programetes e vinhetas precisam ser rápidos, enquanto os programas podem ter uma duração mais longa, em torno de 60 minutos.

⦁ Feedback: Use as redes sociais, chats, bate-papos e outras ferramentas para obter feedbacks de seus ouvintes. Eles são essenciais para o aperfeiçoamento da sua grade.

Com essas dicas simples, você verá que será bem mais fácil criar programas, programetes e vinhetas realmente chamativos. Além de deixar a sua programação mais dinâmica, eles ajudarão a fidelizar os ouvintes da sua web rádio.

Gostaria de iniciar um projeto de web rádio conosco? Comece com um teste grátis clicando aqui.

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

Adicionar comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Custo benefício

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-17T12:18:45-03:00

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

A melhor empresa

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Carlos Garcia
Rádio DPK

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T10:54:15-03:00

Carlos Garcia
Rádio DPK

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Qualidade e confiança

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T16:50:29-03:00

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
5
3
Blog da BRLOGIC