Como usar o Whatsapp para se conectar aos ouvintes

whatsapp_banner_

A dúvida vem muito da discussão sobre o app ser ou não uma rede social. Há quem diga que sim, há quem diga que não. Já que traz características como a conexão entre seus usuários e entre empresas. Recentemente o aplicativo adicionou a função de “Status” que permite criar posts com duração de 24h, semelhante ao “Stories” do instagram.  Ainda assim, o Whatsapp funciona através texto, áudio, imagem, vídeo e ligação.

A febre do “whats” no Brasil

O uso do WhatsApp se transformou em algo tão rotineiro no Brasil, que é difícil imaginar que em outras regiões do mundo ele não recebe tanto foco assim. O Whatsapp surgiu nos Estados Unidos como aplicativo independente para mensagens em 2009 e pouco tempo depois já é visto como uma alternativa eficiente ao SMS. Ele cresceu bastante e até foi comprado pelo Facebook em 2014, mas até hoje o uso dele em outros países não se equipara ao uso dele no Brasil.

O diferencial do país nessa história vem por conta do hábito das pessoas em relação aos planos das operadoras, que aqui cobram caro pelos serviços. Ele é importante por aqui também porque é o mensageiro mais popular nos sistemas Android e Windows Phone, que estão instalados em aparelhos normalmente muito mais acessíveis que o iPhone, da Apple. Por aqui ele é tão popular que é considerado a segunda rede mais utilizada, ficando atrás apenas do Facebook.

Utilizando o Whatsapp na rádio

O funcionamento do aplicativo, diferente de outras redes, normalmente não é voltado à divulgação especificamente. Mas se for bem utilizado, a divulgação acontece naturalmente. Ele é um canal de comunicação e se pensarmos nele como uma evolução do uso do telefone, esta comunicação pode ser feita de  diversas maneiras.

Aqui ficam algumas dicas para aproveitá-lo ao máximo:

Tenha um número próprio da rádio

Já mencionamos aqui no blog que juntar trabalho com a vida pessoal quase nunca é uma boa ideia. No Whatsapp não é diferente. Como ele precisa de um número de telefone para funcionar, não há como desvinculá-lo de suas conversas particulares. Então é bom investir em um aparelho para uso exclusivo do Whatsapp na sua rádio.

Informe no site os detalhes do uso do Whatsapp

Não tem melhor maneira de um ouvinte sentir que valeu a pena ter enviado a mensagem para a rádio do que ouvir o retorno na programação. Assim que esse contato estiver bem estabelecido, use à vontade, para repassar recados, para receber críticas, pedidos de músicas, etc. Quanto maior o uso, maior é a conexão entre você e seu público.

Tem alguma dica? Como você utiliza o Whatsapp na sua web rádio? Conta pra gente aqui nos comentários. :) 

Se você ainda não criou uma web rádio, não perca mais tempo e comece pelo nosso plano experimental. E se ainda tem alguma dúvida sobre os recursos oferecidos é só conversar conosco.  Aproveite!

  • Olá Maurício,

    Realmente é uma dica válida. Criar um grupo para ouvintes pode gerar um ótimo engajamento.

    Obrigado pela sua contribuição.