História do Rádio

Conheça a história do rádio no Brasil e no mundo

No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquette-Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”, comemoramos o Dia do Rádio. Conheça agora a história do veículo de comunicação mais amado do Brasil.

Os primórdios do rádio

O conceito de comunicação de massa só foi possível a partir desse dispositivo: o rádio, que permitiu que as informações fossem amplamente transferidas, dentro dos países, mas também de maneira internacional.

O desenvolvimento do rádio teve início no ano de 1860, quando o físico escocês James Maxwell descobriu a existência das ondas de rádio. Não existe um consenso sobre o inventor da radiodifusão. Alguns nomes são bastante vinculados a esse título: o do italiano Gulgielmo Marconi, que patenteou a transmissão-recepção eletrônica por centelhamento dos sinais telegráficos em código Morse em 1896, e o do norte-americano Nikola Tesla.

Essa controvérsia existe porque o italiano utilizou em sua invenção mais de 20 equipamentos patenteados por Tesla. Por isso, em 1915 o norte-americano ingressou com um pedido de liminar no Tribunal Norte-americano reivindicando a patente da invenção do rádio. Em 1943, a Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu Tesla como o verdadeiro inventor do rádio.

O Brasil também tem parte no pioneirismo do rádio, apesar de não ser reconhecida. O brasileiro Roberto Landell de Moura, um padre gaúcho, supostamente realizou transmissões de rádio em 1893 (dois anos antes de Marconi), e também realizou a primeira transmissão de voz humana no Brasil em 1899. Ele patenteou um sistema fotônico-eletrônico no Brasil, em 1901.

É válido dizer que o rádio, como conhecemos hoje, só foi possível pela contribuição de todos esses participantes, cada um com seu experimento distinto.

A utilização do rádio

A primeira transmissão de rádio aconteceu em um evento esportivo na regata de Kingstown, para o jornal de Dublin.

As primeiras utilizações foram, principalmente, para manter o contato com navios em alto-mar. Mas nessa época o rádio era incapaz de transmitir a fala, e em vez disso enviava mensagens em código Morse, conseguindo assim a comunicação entre os navios e as estações em terra.

O rádio teve seu maior momento de utilização durante a Primeira Guerra Mundial. Ambos os lados usaram o rádio para transmitir mensagens aos soldados e oficiais superiores, bem como as pessoas na frente de batalha.

Após o fim da guerra, com o crescimento dos receptores de rádio, a transmissão começou na Europa e Estados Unidos.

Oficialmente, a transmissão de voz só ocorreu em 1921 e foi introduzida às ondas curtas em 1922.

O rádio no Brasil

A primeira transmissão oficial radiofônica do Brasil aconteceu em 1922, no Rio de Janeiro, com o presidente Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. No ano seguinte foi fundada por Roquette-Pinto a primeira emissora de rádio do país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Em 1938 o Brasil acompanhou as transmissões dos jogos da Copa do Mundo, sediada na França, e se rendeu ao jornalismo radiofônico que noticiava os temores de guerra na Europa.

Na década de 1940 a audiência era crescente e os programas eram feitos para as massas. O programa que melhor sintetiza essa ascensão é o “Repórter Esso”, que estreou em 1941 e foi o primeiro noticiário que não se resumia a ler as notícias do jornal impresso.

Surgiram as primeiras emissoras em frequência modulada (FM), com qualidade de som melhor que as AM. No início operavam apenas com músicas instrumentais, ideais para salas de espera e ambientes internos.

Não tinham muita audiência do público jovem e isso se modificou apenas a partir de 1976, quando algumas emissoras começaram a dirigir sua programação para este segmento.

Hoje a segmentação da audiência direciona, via de regra, as emissoras de AM à informação e as de FM ao entretenimento. Hoje o sinal mais ouvido no Brasil é o FM e diversas rádios AM retransmitem seu sinal em FM.

As Web Rádios

A principal diferença entre as web rádios e as rádios tradicionais é a forma de transmissão. As rádios AM/FM têm sua propagação através de ondas eletromagnéticas, enquanto as web rádios se difundem por meio de streaming, uma tecnologia de transmissão de dados via internet.

As web rádios funcionam de maneira totalmente online, utilizando um servidor que emite os programas.

Enquanto a forma de transmissão tradicional das rádios está limitada por questões geográficas, as chamadas web rádios podem ser ouvidas em qualquer parte, desde que o usuário tenha um meio de acesso à internet.

Dessa forma, para ouvir uma rádio por meio analógico, a proximidade com a emissora de sinal é essencial e quanto mais distante do sinal a pessoa estiver, pior será essa transmissão.

Já na web rádio a distância não tem qualquer influência sobre qualidade, sendo preciso apenas garantir boa velocidade e qualidade da conexão.

Muitas emissoras AM/FM lançaram-se também na internet para garantir o alcance de audiência na sua grade diária. Essa foi a estratégia seguida por muitas rádios tradicionais para sobreviverem aos avanços tecnológicos.

Boa parte das rádios na internet começou como uma estação tradicional, até que seus diretores decidiram ser uma grande ideia permitir às pessoas ouvi-las em qualquer lugar do mundo.

Vantagens das Web rádios

Uma das principais vantagens das web rádios é o baixo custo envolvido. É possível criar estações de rádio que funcionam exclusivamente de maneira online e, em comparação com as rádios analógicas, o valor gasto pode ser dez vezes menor, representando uma grande economia.

Essa redução de custos se deve ao material necessário para montar uma estação de rádio web, que nesse caso é bem mais reduzido do que para as estações tradicionais.

As web rádios necessitam apenas de uma conexão de Internet, um computador e um fornecedor de streaming, além da voz do locutor.

Agora que você já conhece a história do rádio, desde a sua invenção até os dias atuais com o advento da internet e a solução de streaming de áudio, que tal iniciar o seu projeto?

A BRLOGIC oferece a solução perfeita para você. Além de streaming, você terá o site administrável mais completo do Brasil, aplicativo de rádio e muito mais.

Clique aqui e teste por 7 dias grátis, sem compromisso!

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

3 comentários

Clique aqui para escrever um comentário

  • SUA INICIATIVA É BOA!
    MEU AMIGO E COLEGA ROBERTO SALVADOR, COM QUEM TRABALHEI NA TV CONTINENTAL, NA RADIO CONTINENTAL (CAMPOS) e RADIO MEC ,TAMBÉM ESTÁ TRATANDO DA HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL.

    A INTERAÇÃO DEVE SER INTERESSANTE.

    JOHN

  • gracias a brlogic, tengo una radio on line instalada en Quito Ecuador, la historia es casi igual que en ECUADOR fue mi padre quièn me ilusiono por esta profesiòn cuando en 1945 compro un aparato RCA VICTOR de onda corta para escuchar las peleas box que transmitia Backk Canel desde EE UU. y en 1957 de 17 años empece a trabajar en radio Manta dando noticias y mùsica, han pasado tantos años y aùn mantengo el bichito, les ruego escucharme y dar un clic radioecuador.net si tienen comentarios mucho mejor, gracias brlogic

Receba as novidades
Cadastre seu e-mail e fique por dentro das principais novidades
Informe seu melhor e-mail


    Ao informar seu e-mail no formulário de cadastro para recebimento de newsletter, você concorda em receber nossas novidades, promoções e sugestões de conteúdos.

    Custo benefício

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-17T12:18:45-03:00

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    A melhor empresa

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T10:54:15-03:00

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Qualidade e confiança

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T16:50:29-03:00

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
    5
    3
    Blog da BRLOGIC