5 passos para criar promoções de rádio no Instagram

Promoções no Instagram para rádios

Por meio de uma hashtag com um termo que atraia a atenção do seu público-alvo, as rádios podem postar uma foto para realizar uma ação promocional específica. Embora essa hashtag não deva ser muito comum, para evitar confusões com posts que não sejam relacionado a ação promocional, não é difícil elaborar uma.

E menos complicado ainda é usar essa rede social a seu favor. Por isso, confira a seguir 5 passos para criar promoções no Instagram para os ouvinte:

1. Escolha o tema da promoção

Antes de mais nada, você precisa de um tema para a promoção. E, para ter mais chances de sucesso, o tema escolhido deve atingir seu público-alvo. Isso é importante porque se o tema escolhido for genérico demais, ele vai acabar perdendo o foco e se tornando irrelevante para sua promoção.

Por isso, ao começar o planejamento da ação promocional para sua rádio no Instagram, siga alguns passos:

Identifique o público-alvo: isso ai ajudar na escolha do tema e do possível prêmio;
Descubra o fator motivacional: saber o que motiva a participação dos ouvintes é indispensável para o sucesso da ação;
Fácil compreensão: pense em algo que possa ser compreendido com facilidade com todos os participantes em potencial;
Marca em evidência: deixe bem claro que sua promoção não está associada à marca – Instagram e sim ao nome de sua radio, o Instagram é apenas o meio utilizado;
Regras claras: Informe as regras da promoção com clareza em local de alta visibilidade no perfil de sua rádio.

2. Escolha um prêmio para a promoção

Seu objetivo é atrair os seguidores certos para o Instagram da sua rádio, não qualquer um dos milhões de usuários dessa rede social. E parar atrair esse grande número de seguidores certos, você precisa oferecer um prêmio de relevância para eles.

O prêmio tem que ser valioso o bastante para que compense para o participante entrar na promoção. Se a promoção de sua rádio requer que seja feita algum tipo de compra, o prêmio tem que ser de valor para fazer valer a pena.

Por isso é importante pensar: será que seu ouvinte vai se engajar e participar por causa de uma camiseta? Ou será que o ouvinte prefere ganhar ingressos para um show bacana que irá acontecer na cidade?

Leve em consideração ainda o orçamento disponível para a promoção. Saiba se a rádio tem verba para grandes prêmios ou se será preciso calcular melhor e avaliar os interesses do meu público.

Outra dica útil é avaliar os tipos de prêmio que seu concorrente oferece quando cria promoções no Instagram. Isso vai te ajudar a descobrir o que funciona com seu público-alvo.

Todas essas questões devem ser levadas em consideração para que você possa criar uma promoção de sucesso para sua rádio no Instagram.

3. Escolha sua hashtag

Evite escolher uma hashtag muito comum, que seja utilizado por um número muito grande de pessoas no Instagram. Alguns exemplos são:

– Nomes de redes sociais, como Instagram, Facebook etc;
– Nomes de cidade, países, estados.
– Uma hashtag muito comum pode fazer com que pessoas fora do nicho que você quer atingir acabem participando da promoção sem querer.
– Usar algo comum e genérico pode causar problemas. Isso pode acabar incluindo qualquer usuário que não seja um ouvinte da rádio na promoção, por exemplo.

E por mais que haja alguém para filtrar cada um dos participantes, isso fará com que sua rádio perca muito tempo removendo participantes não-intencionais.

Por isso, veja algumas dicas para escolher bem sua hashtag:

– Escolha algo curto e fácil de lembrar;
– Alinhe a hashtag à marca da rádio, de modo que os ouvintes participantes possam identificar que aquela não é uma hashtag comum, mas sim ligada à promoção da rádio;
– Inclua uma palavra-chave ligada à rádio ou a um slogan.

Uma outra dica interessante é que você ainda pode incluir uma imagem para acompanhar a hashtag, onde explique melhor quais são as condições da promoção.

4. Faça divulgação

Divulgue sua promoção em todas as redes sociais disponíveis que sua rádio utiliza, além do próprio Instagram, claro.

Veja a seguir algumas dicas bastante úteis para usar nessa etapa:

– Poste fotos divulgando a promoção no Instagram da rádio, e use não apenas a hashtag da própria promoção, mas todos aquelas que podem informar seu público-alvo sobre essa ação. Exemplos: #promoção #ganhe #prêmio e outras.
– Coloque um link para a promoção da rádio na “bio” de suas redes sociais, como Facebook, Twitter, Pinterest e outras.
– Utilize e-mail marketing para notificar sua base de ouvintes sobre a promoção e direcioná-los para o perfil de Instagram da rádio.
– Envie mensagens para sua base de dados divulgando a promoção. Como o Instagram é prioritariamente um aplicativo para celular, essa dica vale bastante a pena.
– Divulgue sua promoção na rádio sempre que possível. Faça isso nos horários em que o público-alvo específico da promoção está sintonizado em sua programação.

5. Avise o vencedor

E aí, você já tem o nome do ganhador? Ótimo! É claro que você pode dizer o nome dele no ar, conforme ele usa no Instagram. Mas não se limite a isso!

Veja como você pode notificar o vencedor da promoção:

– Poste uma foto no Instagram da rádio e marque o nome do vencedor. Divulgue como sua rádio disponibilizou o prêmio ao ouvinte. Isso estimulará outras pessoas a permanecerem ligados na sua programação. E não só isso: eles serão estimulados também a seguir sua estação de rádio no Instagram, caso você anuncie que outras promoções podem acontecer em breve.
– Não esqueça de postar instruções sobre o que o vencedor deve fazer para retirar seu prêmio.
– Para garantir que o vencedor fique sabendo que ganhou a promoção, envie uma mensagem direta para ele no Instagram.

E aí, gostou das dicas? Agora você já sabe exatamente o que precisa fazer para criar e divulgar uma promoção através dessa rede social. Siga essas orientações e não esqueça de compartilhar os resultados com a gente através dos comentários.