Criar uma rádio online para sua igreja ou paróquia

criar-radio-igreja-paroquia

O que é uma web rádio e como ela pode ajudar minha igreja?

A web rádio, muitas vezes chamada de rádio online, é uma plataforma onde são divulgados conteúdos radiofônicos através de um serviço de streaming. O seu público irá acessar um site e lá estarão disponíveis os conteúdos, podendo ser playlists de músicas, programas, anúncios ou reflexões sobre sua religião, tudo em tempo real ou de acordo com o que você programou.

A web rádio pode te ajudar a trazer pessoas para o ambiente da igreja, mesmo quando elas se recusam a sair de suas casas. Também é possível ter mais certeza que os fiéis se lembrarão de Deus durante toda a semana através de sua rádio, e não só durante os cultos.

A rádio é o meio de comunicação que mais cria vínculo com as pessoas. De acordo com pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, mais de 89% das pessoas no país ouvem rádio, e esse é um dos principais motivos apontados para essa incidência tão alta: a rádio é amiga, é próxima.

Pensando dessa forma, utilizar um meio de comunicação com o qual as pessoas se sentem próximas de forma a criar vínculo com sua igreja é uma estratégia inteligente.

Como trazer mais pessoas para minha igreja através da rádio online?

O primeiro passo é divulgar o início das atividades da rádio em sua própria igreja. Em algum momento durante o culto, ou logo após, anuncie que a igreja irá começar a divulgar conteúdos em rádios online. É importante também distribuir um folhetim para que as pessoas não se esqueçam do URL da sua rádio. Para atrair ainda mais a atenção, informe também a programação da rádio, para que as pessoas sintonizem já sabendo o que esperar.

Para atingir pessoas que já estejam conectadas à sua religião, você pode trocar divulgação com outros portais voltados ao mesmo tema. Inclusive, é possível adicionar um player para que sua rádio toque em outros sites! Tudo o que você precisa é que o proprietário do domínio autorize a transmissão. Ele pode solicitar uma troca de favores, ou seja, você divulga o site dele na programação para que ele disponibilize o player da sua rádio no site.

Mas, de todas as ideias possíveis para que sua rádio seja conhecida, a melhor forma de atingir um público maior é através das redes sociais. Provavelmente a maioria das pessoas que você conhece está no Facebook, então sua igreja também deve estar lá. Aproveite esse espaço para divulgar sua rádio. Neste post, falamos sobre os 5 motivos para criar uma Página no Facebook pra a sua rádio.

Que conteúdos divulgar na rádio online?

As igrejas têm opções infinitas de conteúdos para serem divulgados em uma rádio online.
Por exemplo, se sua comunidade oferece opções de retiros, ações solidárias, show de talentos, feiras ou cursos, a sua rádio é um lugar excelente para divulgar essas atividades. Também é possível anunciar casamentos e batizados que serão realizados na igreja. Caso sua igreja esteja arrecadando itens para doação, é sempre bom relembrar aos fiéis pela rádio, garantindo que não se esqueçam de levar o que foi pedido.

Os conteúdos mais comuns são orações, frases bíblicas e reflexões sobre passagens da Bíblia. Mas também é possível incrementar divulgando as obras da igreja, notícias da sua religião pelo mundo, atividades de missionários e pedidos de orações a pessoas necessitadas.

Você pode iniciar o dia com cânticos de louvor e mensagens motivacionais, e posteriormente ter um horário para músicas gospel. Caso queira atrair os jovens, é sempre bom optar por estilos menos tradicionais de música gospel, como rock gospel ou sertanejo gospel.

Muitos dos seus fiéis podem ter perguntas que tem vergonha de fazer em voz alta, principalmente quando se trata de temas polêmicos da igreja. Na sua web rádio, você pode deixar um espaço para perguntas anônimas e respondê-las durante a programação. Esse espaço também pode ser utilizado para que os ouvintes peçam orações, façam comentários e compartilhem ideias.

É possível também trazer convidados para uma mesa redonda, trazendo uma discussão saudável sobre algum tema relevante à igreja.

Minha igreja não tem muito orçamento. A Web Rádio é cara?

Uma das maiores vantagens da criação de uma rádio online é o baixo custo de criação e de manutenção. Tudo o que você precisa é de um computador que execute rapidamente tarefas simples, uma conexão estável com a internet e um microfone para fazer a locução dos programas e anúncios.

No início, apenas um microfone deve bastar. Mas, caso pretenda começar a levar convidados, você pode precisar de mais microfones e de uma mesa de som, para conseguir conectar dois ou mais microfones ao mesmo tempo com facilidade.

Depois de adquirir esses equipamentos básicos, só falta contratar um serviço de streaming, que vai garantir que o áudio chegue ao seu ouvinte em tempo real e ainda te fornecer o site e o suporte para trabalhar na plataforma.


 

Recapitulando: Se sua igreja ainda não tem uma web rádio, você está deixando de aproveitar um mercado que 89% da população brasileira ainda consome. As opções de conteúdo para a programação são infindáveis e o serviço ainda é de baixo custo. Você realmente quer atingir mais pessoas e levar a palavra de Deus a elas? Então o que está esperando para implementar essa estratégia?