Dicas BRLOGIC

Descomplicando termos técnicos da web rádio

Fazer transmissões de áudio pela internet é um desafio constante, além das práticas e experiências adquiridas, é preciso se adaptar e estar atualizado com as expressões que vão ser frequentes no seu cotidiano.

Pensando nisso, separamos uma lista de termos utilizados em nossa plataforma, para uma tradução mais literal, assim, ajudando na rotina diária de quem administra uma rádio online.

Agendamento
É a definição do horário de execução de cada playlist criada no seu AUTO DJ. A partir do momento que você agendou uma playlist, não precisa mais se preocupar, pois a nossa plataforma fará a transmissão no horário programado, mesmo que o seu computador estiver desligado.

Ao vivo
Indica que sua programação está sendo transmitida em tempo real, mas não precisa de fato ter um locutor interagindo, ao vivo é o simples ato de enviar a programação ao ouvinte de um estúdio ou computador da rádio.

Auto DJ
Ele é quem gerencia suas playlists. O Auto DJ funciona como um controle automático e garante que sua rádio fique no ar 24h, permitindo o envio de arquivos de áudio, criação de playlists e de uma grade de programação completa.

Bitrate
A definição do termo consiste em uma medida  que determina o volume de dados transmitidos em uma determinada quantidade de tempo. Ou seja, ele informa a taxa ou fluxo de bits, ou fluxo de transferência de bits. Quanto maior o fluxo de dados por segundo, maior a qualidade da transmissão

Crossfade
Representa o efeito de transição suave entre dois arquivos de áudio, para diminuir o intervalo sem som entre eles.

Delay
Representa a diferença de tempo entre o envio e o recebimento do áudio, normalmente um atraso da mensagem até o receptor, o que pode causar até eco entre as transmissões.

Espaço de Armazenamento
É ligado ao espaço de armazenamento do Auto DJ. Onde ficam as músicas, vinhetas e comerciais, campanhas, programetes, enfim, todo tipo de conteúdo que você enviar para o seu Auto DJ.

Grade de Programação
A grade de programação é a sequência de programas que vão ao ar, ela que indica o horário de início e término de cada programa, seja ele ao vivo ou gravado. Ou seja, é a informação disponível da sua programação para o ouvinte.

Player
O Player representa um aplicativo ou plugin para sites, o termo é uma palavra inglesa que significa “tocador”, ou seja, quando ativado ele reproduz a sua web rádio. Não tem segredo!

Playlist
A playlist da qual nos referimos é uma lista de conteúdos de áudio que você cria para executar na sua programação. Nela pode conter músicas, entrevistas, podcasts, campanhas e programetes. Fácil, né?

Streaming
O streaming é a transmissão de áudio ou vídeo pela internet, ele permite que as mídias, neste caso a sua web rádio, seja transmitida para os ouvintes sem ser necessário fazer o download do conteúdo. 

Taxa de amostragem
É a quantidade de amostras de um sinal de áudio analógico coletadas durante a conversão para um sinal digital. Quanto maior a taxa de amostragem (medida em Hz), maior a fidelidade do arquivo de áudio em relação a fonte original. Está diretamente ligada ao bitrate.

Transferência mensal
Significa a taxa de transferência de dados consumidos pelos ouvintes ao longo de um mês. Cada ouvinte que escuta a sua rádio utiliza um pouco da transferência mensal.

Upload
É basicamente o que chamamos de transferência de dados. O upload faz o caminho inverso do download, ele envia algum conteúdo do computador para o “server” na internet, como por exemplo, adicionar músicas e imagens na sua plataforma. Ao transmitir ao vivo, você precisa ter uma conexão estável e com boa taxa de UPLOAD, evitando cortes no áudio durante o envio da sua programação.

Por hoje é isso, espero ter ajudado. Existe algum termo que não citamos aqui mas que você considere relevante e acha que podemos descomplicar? Manda pra gente!

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

4 comentários

Clique aqui para escrever um comentário

    • Olá, Lindenberg! Isto dependerá muito do seu gosto e do tipo de conteúdo que você reproduz na sua web rádio. 😉
      A configuração padrão, que já vem pronta com a sua web rádio aqui na BRLOGIC, já oferece um bom resultado. A modificação destas configurações é recomendada caso você transmita conteúdos em tamanhos que fogem um pouco do padrão.
      Ex: Se há uma quantidade grande de vinhetas de tamanho reduzido, o indicado é diminuir a duração e também o tempo mínimo para aplicação do crossfade, para evitar que as vinhetas sejam cortadas.
      O mais indicado é ir experimentando, até encontrar uma configuração que lhe agrade! 🙂

Receba as novidades
Cadastre seu e-mail e fique por dentro das principais novidades
Informe seu melhor e-mail


    Ao informar seu e-mail no formulário de cadastro para recebimento de newsletter, você concorda em receber nossas novidades, promoções e sugestões de conteúdos.

    Custo benefício

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-17T12:18:45-03:00

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    A melhor empresa

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T10:54:15-03:00

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Qualidade e confiança

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T16:50:29-03:00

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
    5
    3
    Blog da BRLOGIC