Descubra a importância de conhecer bem a sua audiência

Descubra a importância de conhecer bem a sua audiência

Conhecer o público que escuta a sua rádio é o primeiro passo para que você construa a identidade da sua web rádio. Conhecer sua audiência e o perfil dos seus ouvintes fazem total diferença para adotar estratégias que estejam de acordo com seu público, e dessa forma o sucesso é garantido!

Saber quem acompanha sua programação ajudará a definir a linguagem que deverá ser usada, os formatos, quais serão os tipos de informação que serão repassados e principalmente, as músicas que serão tocadas.

Cerca de 94% dos ouvintes buscam no rádio uma programação musical que a agrade, e gastam cerca de 4 horas e meia de seu dia sintonizados, sendo que mais da metade da audiência de rádio utilizam os serviços de streaming.

Quem é a persona que escuta sua rádio?

A persona seria uma representação fictícia do seu ouvinte, que é feita conforme as preferências e características de como seria o ouvinte padrão da sua rádio. Traçar esse perfil ajuda a descobrir quem é o seu público alvo e dessa maneira compreender as necessidades dele.

Conhecer estes detalhes, como gostos, comportamentos, faixa etária entre outras informações, vai contribuir para que seja construída uma programação ideal e sejam adotadas as estratégias certas para ter uma boa noção do conteúdo que seu público quer ouvir e também ter uma boa comunicação com sua audiência. O recolhimento de dados ainda é a melhor forma de saber quem é a sua persona.

Existem várias formas de descobrir e aprender quem é seu público e como ele se comporta, geralmente essas informações são levantadas através de pesquisas de audiência. Os canais de comunicação também podem ser usados para isso, observando e colhendo opiniões e preferências.

Oferecendo o melhor para o seu público

Pelo fato de web rádios serem baseadas na internet, a audiência possui liberdade para buscar diretamente o que deseja ouvir, e, caso o conteúdo não agrade, se torna extremamente simples buscar uma opção melhor, sendo ainda mais fácil do que mudar de estação em uma rádio convencional. Essa questão é primordial para que sejam produzidos conteúdos que seus ouvintes desejem consumir e que sejam interessantes.

Monitorar como seu público reage e acompanhar as métricas da sua web rádio podem ajudar a estabelecer o que ir ao ar, e as ferramentas disponíveis para analisar esses números serão de grande ajuda para você, como o relatório de ouvintes baseado em geolocalização.

Outra forma muito usada para levantar informações sobre a audiência são o uso de enquetes e formulários curtos e com perguntas simples, que sejam rápidos e não tomem tempo demais para serem respondidos. Com esses dados em mãos, você conhece quem é o seu público e suas preferências, além de serem indispensáveis para otimizar e melhorar a experiência dos seus ouvintes com conteúdos cada vez mais atraentes.

O público alvo e sua audiência

Saber quem são seus ouvintes ajuda no momento de montar sua grade de programação e onde encaixar cada programa. Tentar englobar temas diversos com o intuito de atrair mais públicos e desse modo ter mais audiência está totalmente equivocado, esse pode ser um grande engano e pode gerar o resultado inverso, em que seus ouvintes irão passar menos tempo sintonizados na sua estação.

O melhor a se fazer é elaborar conteúdos com foco em determinado público, assim você terá ouvintes fiéis, que se identificam e sempre acompanham sua rádio. Sabendo quem é seu público alvo as estratégias tem muito mais chances de funcionar e resultar em um crescimento mais efetivo.

A sua audiência pode mudar de tempos em tempos

Não se engane pensando que após saber quem é sua audiência, traçar as estratégias necessárias e colocá-las em prática que tudo estará resolvido. O que está funcionando hoje pode não ter o mesmo efeito amanhã, pois as pessoas estão em constante mudança e seus gostos também mudam.

Isso significa que esse trabalho de saber quem é sua audiência vai ter que ser feito regularmente se você quiser manter seus ouvintes e continuar atraindo novos. Monitorar a sua audiência tem que ser algo constante e os resultados devem ser acompanhados de mudanças, caso sejam necessárias.

Quem dita o que deve ser mudado na programação é a sua audiência, e saber se adaptar quando as coisas não estão indo tão bem e planejar novos caminhos é algo que as rádios que estão há anos no mercado sabem fazer muito bem.

Vantagens de conhecer sua audiência

Para descobrir quem são as pessoas que sintonizam na sua estação, será necessário um certo período de tempo e talvez até mesmo investimento financeiro. Mas quando você souber, o retorno será garantido, já que você vai apresentar o que seu público realmente deseja ouvir. Confira a seguir mais algumas vantagens que você terá ao saber quem é sua audiência:

– Você pode oferecer o conteúdo certo.

– A mensagem passada será adequada ao seu público e no momento correto.

– Mais anunciantes serão atraídos para a sua rádio.

– Fica mais fácil analisar o engajamento do público e perceber se é necessário fazer mudanças na sua programação.

– Você pode melhorar a programação da sua rádio e até mesmo a interface do site e aplicativo para ficarem mais atraentes de acordo com a opinião do público.

– Com os dados sobre seus ouvintes você pode criar estratégias de marketing mais funcionais.

Com tantos meios para obter informação e ficar por dentro do que está acontecendo no mundo, conhecer quem é a sua audiência é estar um passo à frente, munido das preferências de quem mais importa para a sua rádio: o seu público. Os serviços de música em streaming também tem muitos adeptos, e ter um diferencial para conseguir que mais pessoas escutem música na rádio, não é tarefa fácil.

Uma rádio sem ouvintes não existe, e conhecer detalhes de quem é sua audiência e levar isso para criar algo novo, criativo e agrade o seu público é um feito que só as grandes rádios conseguem fazer, com cuidado e disciplina. Com muito trabalho e esforço, claro, mas sabem que seu público é o mais importante nessa jornada e são eles que mantém seu funcionamento.

Se interessou pelo conteúdo apresentado e gostaria de criar uma web rádio? Basta clicar aqui para testar nosso serviço sem qualquer tipo de compromisso!