Descubra como buscar o público-alvo de sua rádio

Pessoa que Desenha Círculo em Torno de Ícones de Pessoas

O público-alvo é quem dita os rumos da sua rádio, uma vez que ele é o medidor para identificar as maneiras mais eficientes de se atrair o maior número de ouvintes, e consequentemente facilitar o processo de aquisição de patrocinadores e colaboradores.

Como o próprio nome já diz, “público-alvo” são as pessoas que você quer atingir, são os indivíduos que possuem potencial para se tornarem ouvintes da sua rádio. Ter conhecimento de quem é o seu público vai ajudar em todo o planejamento e adequações futuras.

Como buscar o público-alvo de sua rádio?

Essa é a primeira pergunta que você deve estar se fazendo, mas primeiramente você deve descobrir quem é o seu público-alvo, só assim você irá definir suas estratégias para chegar até ele. Quando você conhece o público que quer atingir fica muito mais fácil trabalhar de forma assertiva.

O público-alvo é de extrema importância para que você não perca tempo tentando alcançar pessoas que não terão interesse no seu produto. Sem conhecer seus ouvintes, você terá grandes chances de montar uma programação que muito provavelmente não irá agradar e satisfazer sua audiência, o que poderá acarretar em um fracasso.

Quem é o seu público-alvo?

Isso pode ser definido pela faixa etária, nível de educação ou socioeconômico, a regionalidade, estado civil, entre muitos aspectos que somente com a realização de pesquisas você saberá com precisão as respostas. O seu público específico geralmente possui perfis semelhantes e estão em busca da mesma coisa.

Entendendo seu público-alvo

Depois de conhecer o seu público-alvo, é necessário entendê-lo. Tente compreender os hábitos preferenciais dos seus ouvintes: Em quais horários estas pessoas podem dedicar mais tempo para acompanhar a sua rádio? Quais as plataformas preferenciais? Elas fazem uso de redes sociais? Dão preferência a dispositivos móveis, ou a computadores e notebooks?

Há uma infinidade de variáveis que podem e devem ser medidas, que trarão uma maior compreensão do que seu público-alvo espera da sua rádio. Este processo facilitará a busca por pessoas que se enquadrem neste perfil.

Faça uso de ferramentas de estatísticas, questionários, pesquisa boca-a-boca e de todas as estratégias possíveis e imagináveis para reunir o máximo de informações possíveis. Tão importante quanto saber quem é o seu público-alvo é entendê-lo!

Estratégias para alcançar de forma efetiva seu público-alvo

Quando o ouvinte sintoniza em sua rádio, ele deve saber exatamente o que vai ouvir. O seu público tem seus gostos definidos e é nisso que você deve apostar! Mesmo quando você experimenta coisas novas em sua programação, como um quadro novo em certo programa, você deve ter atenção na aceitação ou rejeição que terá.

Uma vez que o público-alvo da sua rádio já foi definido, e agora que você já compreende todas as características do perfil dos seus ouvintes, está na hora de moldar a programação da sua rádio e a divulgação para atingi-lo.

Isto é muito importante, pois esta tarefa tem duas frentes! Além de agradar a audiência já conquistada, é necessário focar na divulgação da sua rádio para aumentar ainda mais a sua base de ouvintes.

Faça uso das informações adquiridas nos passos anteriores para focar seus esforços. Se o seu público-alvo é formado majoritariamente por ouvintes jovens, o uso de redes sociais com apelo a este público pode trazer resultados interessantes. Um exemplo disto é o Snapchat. Já um público mais adulto, acostumado as maneiras clássicas de escutar rádio, pode ser encontrado de maneira mais fácil através de agregadores de rádio por exemplo.

Invista em plataformas digitais

A internet é um ambiente muito democrático e cada vez mais pessoas têm acesso à rede mundial de computadores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 100 milhões de brasileiros já estão conectadas de alguma forma, e desses, quase 95% acessam através de aparelho celular.

Esse dado demonstra que optar por investir na conectividade digital é uma boa ideia. Oferecer uma plataforma com fácil acesso e onde seus ouvintes possam encontrar tudo que precisam é essencial. Ter a sua marca na web é crucial para ganhar visibilidade e ajudar no crescimento da sua estação!

O uso de um bom site responsivo com informações completas da sua rádio, como dados para contato, grade de programação e cadastro dos locutores é essencial para ter uma presença concisa na internet, além de abrir espaço para mais uma forma de publicidade.

Tão ou mais importante do que o site é garantir que a sua transmissão esteja disponível na internet. A internet acaba com a barreira geográfica da transmissão clássica da rádio e permite que ainda mais ouvintes acompanhem a sua programação. Independente do público-alvo, é necessário que o sinal de áudio esteja disponível para que eles possam acompanhar você.

Mídias Sociais

Além de facilitar o acesso ao conteúdo, a internet proporciona uma agilidade incrível na propagação da informação. As redes sociais são a prova disso! Publicações criativas e que estimulam a interação com seu público aumenta a proximidade e faz com que eles se sintam mais à vontade.

Existem duas maneiras de divulgar a sua rádio em redes sociais: a maneira orgânica, e a maneira paga.

Quando dizemos que um ouvinte encontrou a rádio de forma “orgânica”, estamos dizendo que ele encontrou a sua rádio porque estava interessado no conteúdo que você está gerando. A sua rádio chegou até o seu ouvinte por uma rede social através da interação e compartilhamento dos usuários interessados no seu conteúdo, e tudo isto sem gastar 1 centavo.

Além dos acessos orgânicos, você também pode fazer uso das ferramentas de publicações pagas na maioria das redes sociais. Desta forma, você pode pagar para que a sua rádio seja exibida para um número maior de pessoas.

E esta é mais uma razão para conhecer muito bem o seu público-alvo! Sabendo quem são os ouvintes que escutam a sua rádio você pode gerar conteúdos nas redes sociais que tendem a gerar mais interações, e consequentemente, que irão aparecer para mais pessoas com gostos parecidos.

Sabendo o público-alvo você também pode traçar o perfil correto das pessoas que serão atingidas pelas publicações pagas, caso faça uso desta ferramenta.

Sempre faça pesquisas

Após descobrir quem é seu público-alvo, é preciso continuar se aprofundando no assunto e continuar buscando a satisfação dos mesmos. Você sabe que tudo muda constantemente e é preciso adequar a sua programação, e com as pesquisas você pode receber o feedback do seu público para entendê-lo melhor.

Além disso, é preciso que você acompanhe as mudanças no seu público-alvo para que a sua programação sempre seja interessante para ele. As opiniões mudam com o tempo e os seus ouvintes tendem a sofrer alterações na forma de pensar, agir e consumir conteúdo. Por isto, não fique parado no tempo!

As pesquisas são levantamentos que buscam entender o que seu público deseja ouvir. Essa é a melhor forma para fidelizar sua audiência e demonstrar que a opinião dos seus ouvintes são importantes e levadas em consideração.

Conteúdo personalizado e interessante

Essa é a principal maneira de atrair o seu público-alvo. De nada adianta descobrir quem é seu público-alvo e investir na divulgação se você não oferecer conteúdos de qualidade para seus ouvintes. Mesmo que o foco da sua rádio seja musical, saber escolher o que tocar é uma forma de controle de qualidade.

Você precisa ter cuidado ao montar a programação da sua rádio e pensar no que o seu público-alvo deseja ouvir, não criar de acordo com o seu gosto, pois o foco são os ouvintes e o que eles querem escutar. Por isso a importância das pesquisas para descobrir seu público-alvo.

Saber exatamente quem é o seu público permite que você planeje ações para alavancar a audiência da sua rádio e que consiga atrair mais anunciantes também, pois ele verão na sua rádio uma boa oportunidade de negócio.

Isso é vantajoso para você e para seus parceiros, pois assim todos saem ganhando, principalmente seu público, que poderá ter acesso a um conteúdo de qualidade e que irá satisfazer as suas necessidades. Descobrir como buscar seu público-alvo economiza tempo, dinheiro e aumenta muito suas chances de sucesso!

Gostaria de iniciar um projeto de web rádio conosco? Comece com um teste grátis clicando aqui.