Descubra como divulgar a sua web rádio por meio dos mecanismos de busca!

Descubra como divulgar a sua rádio online por meio dos mecanismos de busca

Sabemos que a criação de uma web rádio é um processo muito emocionante, e não tem nada mais empolgante do que ver o seu número de ouvintes e fãs crescendo a cada dia. No entanto o processo de atrair novos ouvintes é um dos trabalhos que mais causam preocupação nos donos das web rádios. O baixo número de ouvintes e a falta de crescimento, faz com que muitos fiquem desanimados e acabem desistindo do projeto de ter uma rádio online.

A verdade é que construir uma base sólida de ouvintes exige muita persistência e paciência. Porém, a boa notícia é que existem algumas estratégias importantes de divulgação por meio dos mecanismos de busca, que com certeza vão ajudar a alavancar a audiência da sua rádio web.

Neste artigo você conhecerá as melhores formas de divulgar a sua web rádio por meio dos mecanismos de pesquisa.

A importância da divulgação para o crescimento da audiência da sua web rádio

O mundo está em constante mudança com o aparecimento das novas tecnologias e a internet criando muitas novas oportunidades. Praticamente todos os dias acabam surgindo novos serviços, novas ideias e consequentemente as pessoas estão ficando cada vez mais conectadas na internet. E com o aumento da disponibilidade de conexão banda larga, as web-rádios estão em evidência.

Hoje há uma grande facilidade para montar uma web rádio. Alguns provedores de streaming fornecem diversas ferramentas que facilitam e muito a vida de quem deseja ter uma web rádio no ar, como o recurso do auto-dj, o site administrável, aplicativo para rádio, etc… tudo por um custo muito baixo! Mas o grande X da questão é: Como aumentar a audiência da rádio web?

A divulgação da web rádio é fundamental para o crescimento da sua audiência e é necessário que você entenda como divulgá-la nos novos mecanismos de busca.

Como divulgar a sua web rádio nos mecanismos de busca?

⦁  Crie um site para a sua web rádio e ganhe destaque no Google!

Ter apenas uma página no Facebook ou uma conta no Twitter poderá não ser muito eficiente, até porque essas mídias não estão totalmente no seu domínio.

O recomendado é que você tenha um site, pois isso te ajudará muito na divulgação da sua rádio web. Como falamos, alguns provedores de streaming fornecem site administrável para web rádios. Utilizando o site administrável, a sua audiência poderá obter as últimas informações, novidades e detalhes sobre as programações.

Ter um site para sua web rádio também é uma ótima maneira dos seus ouvintes se comunicarem com você, além disso também ajudará a reforçar a sua credibilidade e o seu profissionalismo, o que no final, irá ajudar na divulgação da sua web rádio.

⦁  Utilize as técnicas de SEO!

A utilização das técnicas de SEO tornou-se uma parte muito importante para divulgação de qualquer site. É importante que você se certifique de otimizar o site da sua rádio web para tornar o seu conteúdo prontamente visível em uma pesquisa do Google. Quanto mais bem posicionado nas páginas do Google o site da sua web rádio estiver, mais pessoas poderão encontrar o seu site e conhecer a sua rádio online.

Confira algumas dicas de SEO que você poderá utilizar no site da sua web rádio

⦁  Faça uma pesquisa e utilize as palavras-chaves corretamente!

A procura pelas palavras chaves deve ser a primeira atitude a se tomar, e o segredo está em encontrar as palavras-chave que tenham muita demanda e ao mesmo tempo com uma baixa concorrência. O Google disponibiliza uma ferramenta de palavras-chave na qual você poderá fazer a análise demanda x concorrência dos termos de pesquisa que estejam relacionados ao tema do site da sua rádio web.

⦁  Desenvolva um conteúdo relevante e de qualidade!

Sabemos que conteúdos de qualidade são raros na internet. Conteúdos bem feitos, que tenham no mínimo 600 palavras e informações relevantes, serão a base para todas as outras técnicas de SEO que forem utilizadas.

⦁  Use títulos impactantes e que falem diretamente com o leitor!

O título da página da sua web rádio é uma das partes mais importantes, e deve conter sua palavra-chave principal. É importante que ele seja objetivo e explique em poucas palavras, o conteúdo da página. Assim como os artigos devem ser relevantes para o leitor, os títulos também devem ser feitos cuidadosamente, pois serão eles os responsáveis por instigar o leitor a ler os artigos do site da sua rádio web.

Como você pode perceber, existem diversas técnicas que você poderá utilizar para melhorar a posição do seu site nos mecanismos de pesquisa do Google, porém todos exigem dedicação, tempo e paciência. Mas se você prefere um resultado um pouco mais rápido e tem recursos para investir, uma opção é o Google Ads.

Como investir em anúncios pagos

É claro que o Google Ads é, sem dúvida, o modelo de publicidade mais popular entre todas as pessoas que decidiram criar um site na internet, e você poderá utilizá-lo também para divulgar a sua web rádio.

Quando falamos em anúncios na internet, criar uma campanha Ads acaba sendo a primeira opção que nos vem à cabeça, porém divulgar no Google Ads não é tão simples assim.

Para você começar a criar as campanhas da sua web rádio no Google Ads, é importante que você pesquise e estude antes, analise a sua concorrência e encontre as melhores técnicas para que a sua campanha seja realmente eficiente.

Se você ainda não conhece muito sobre como fazer os anúncios pagos, o recomendado é que você inicialmente faça investimentos pequenos e tente postar diferente tipos de anúncios, analisando quais estão gerando melhores resultados para sua rádio web.

Você pode anunciar no Google Ads, Facebook ou no Twitter, pagando por clique com base nas palavras-chaves procuradas inicialmente e que estão relacionadas ao conteúdo da sua web rádio.

Uma outra forma de divulgação, seria entrar em contato com os sites relacionados ao seu conteúdo e verificar o custo para colocar um banner da sua web rádio nesses sites.

Como podemos perceber durante a leitura deste artigo, existem diversas técnicas que você poderá utilizar para divulgar a sua rádio web dentro dos mecanismos de pesquisa, desde as estratégias para divulgação gratuita, como outras que requerem dispêndio de recursos financeiros.

Seguindo essas dicas com persistência e paciência, com certeza a sua web rádio terá bons resultados e logo ela estará com a sua audiência consolidada.

Quer criar uma rádio online? Clique aqui e teste por 10 dias grátis!