12 dicas para ser um bom locutor de rádio

Locutor de rádio


A experiência costuma está por trás de todo profissional de sucesso, e isso não é diferente para um locutor de rádio. No entanto, além dela, há dicas importantes que podem ajudar você a ser melhor nessa carreira. Dicas que vão aumentar suas chances de ser um bom locutor de rádio e ser reconhecido como tal.

Confira abaixo como você pode se tornar um locutor melhor:

1 – Preparação

Para ser um bom locutor você vai precisar se preparar. Claro, há a preparação relacionada à própria fala, que envolve desde uma pronúncia clara até saber controlar a respiração e manter uma boa dicção. Mas também existe a preparação diária, que vai além da voz: ela se refere à sua rotina no ar.

Um bom locutor deve se manter preparado em relação ao que vai acontecer no programa. Por isso, chegar mais cedo e interar-se dos assuntos e da pauta do dia é essencial e indispensável.

Para isso, veja as dicas abaixo:

– Saiba de antemão a sequência de músicas que serão tocadas;
– Informe-se sobre possíveis entrevistados;
– Esteja antenado às novidades.

Como você pode ver, o preparo para ser um bom locutor pode começar bem antes do tempo que você vai estar no ar.

2- Saiba improvisar

Um bom locutor precisa falar de forma natural e isso pode requerer ajuda do improviso em muitas ocasiões. Há situações em que as coisas podem fugir da pauta e você vai ser obrigado a agir por conta própria.

Seja por conta de uma notícia de última hora, por algum erro ou até mesmo uma resposta atravessada de um entrevistado. Não vão faltar oportunidades que vão exigir que você tenha um bom jogo de cintura.

Por isso, tente criar situações em que você precise falar de temas aleatórios e corra atrás de informações sobre temas que você desconhece. Assim, você poderá ser um profissional melhor a cada dia.

3 – Mantenha-se atualizado

Estar antenado ao que acontece na cidade, no país e no mundo vai permitir que você tenha propriedade para comentar os assuntos da vez.

Isso não quer dizer que você precisa entender todos os assuntos de forma profunda. O que é importante aqui é saber o suficiente para manter seu ouvinte informado.

Isso vai ajudar você, caso precise improvisar. E, além disso, vai te dar mais credibilidade enquanto profissional.

4 – Use uma linguagem simples

Lembre-se que você está em uma rádio. As pessoas vão prestar atenção ao que você fala, então você precisa garantir que elas possam entender você com clareza, para que as informações cheguem sem ruídos.

Por isso, manter uma linguagem simples com palavras claras e fáceis de entender vai ajudar você a transmitir sua mensagem. Prefira frases curtas, para que, dessa forma, você possa se conectar com maior facilidade aos seus ouvintes.

5 – Cuide da sua voz

Por mais que a voz não seja o único fator que vai ajudar você a ser um bom locutor, cuidar dela é essencial. Afinal, ela será seu instrumento diário de trabalho.

Por isso, siga as orientações abaixo:

– Beba bastante água;
– Evite o álcool, assim como bebidas muito geladas ou quentes;
– Antes da locução, evite alimentos que podem engrossar a saliva e provocar pigarros – como leite, iogurte, chocolate e queijo;
– Evite alimentos com efeitos anestésicos, pois eles podem esconder problemas que você possa ter com a voz;
– Não fume, pois o cigarro prejudica o aparelho fonorespiratório;
– Faça gargarejos para evitar infecções na garganta.

6 – Faça exercícios vocais

Fazer exercícios que ajudem a manter a voz limpa são essenciais para ser um bom locutor. Isso porque eles vão evitar lesões nas suas cordas vocais.

O recomendado é que, diariamente, você pratique exercícios de língua e lábio para relaxar as pregas vocais.

7 – Descanse sua voz

Para ser um bom locutor, você terá que poupar sua voz quando estiver fora do estúdio. O repouso vocal é essencial, pois ele vai garantir que você esteja apto para trabalhar no dia seguinte.

Além disso, quando estiver no ar, você precisa se preocupar com outras coisas. Sua voz e se ela vai dar conta da gravação do dia não pode – e não deve – ser uma dessas preocupações.

8 – Tenha um bom desempenho no ar

Se sair bem quando estiver gravando o programa é bem mais do que falar bem. Procure se manter à vontade e controlar a ansiedade, caso esteja gravando ao vivo.

Por isso, é importante respirar e se manter relaxado. Estar preparado vai ajudar você se sentir mais confiante e, consequentemente, ter um desempenho melhor quando estiver trabalhando.

9 – Evite vícios de linguagem

Uma coisa é ter um bordão, uma frase pela qual você é conhecido. Outra bem diferente é ter vícios de linguagem, usando palavras ou expressões repetidamente.

Alguns exemplos são:

– É;
– Né;
– Aí;
– Tipo assim;
– Então.

Não há uma fórmula mágica através da qual você vai se livrar desse hábito. A dica aqui é se policiar, prestando bastante atenção às situações em que você apela para vícios de linguagem. Só assim, você será capaz de criar seus próprios meios de se livrar desse problema.

10 – Mantenha o ritmo da fala

Uma dica valiosa que vai ajudar você a ser um bom locutor de rádio é saber falar de forma calma e pausada. Lembre-se sempre que os ouvintes dependem da sua voz para se manterem atualizados sobre o que está acontecendo. E, para isso, você não pode sair atropelando as palavras, falando se forma acelerada.

Por isso, busque manter o ritmo da fala. E entenda que falar pausadamente não quer dizer ser lento, e sim ser claro.

11 – Acompanhe outras rádios e programas

Acompanhar o trabalho de outras emissoras e profissionais é uma forma de você se aperfeiçoar enquanto profissional. Isso vai ajudar você a se colocar no lugar do ouvinte e a ver o que funciona e o que não funciona.

Você vai poder ver como os bons profissionais se saem em situações inusitadas e, assim, poderá aprender com os acertos e erros deles.

À princípio, você pode se inspirar em um profissional. No entanto, use essa inspiração para encontrar seu próprio jeito e estilo.

12 – Conheça sua audiência

A partir do momento em que você está em uma determinada rádio ou programa, é importante saber o perfil de quem acompanha seu trabalho. Isso vai ajudar você a se dirigir melhor aos seus ouvintes.

Seja na hora de escolher o vocabulário ou de abordar determinados assuntos, conhecer a audiência é a base para que você se torne um locutor melhor. Até porque sua audiência também vai julgar o resultado final do seu trabalho.

Por isso, se a rádio tem Facebook, reserve um tempo para checar quem interage através da fanpage. Também é válido prestar atenção ao perfil dos ouvintes que ligam. Tudo isso vai ajudar você a saber quem são seus ouvintes e a conhecê-los melhor.

E aí, tem alguma dica ou sugestão para dar a quem quer ser um bom locutor de rádio? Então, não deixe de comentar neste post.