Escolhendo conteúdos para exibir em sua rádio

Escolhendo conteúdos para exibir em sua rádio

Escolher o conteúdo que será transmitido em sua rádio é essencial para conseguir cativar o seu público. Assim como as músicas, são eles que irão determinar qual é o estilo dela, bem como o público-alvo.

Tenha sempre em mente que esses materiais precisam ser otimizados para a transmissão via web. Ou seja, eles têm de ser dinâmicos, rápidos e informativos. Além disso, eles precisam atender as necessidades dos ouvintes.

A Era Digital trouxe uma série de desafios para quem gosta desse formato de mídia. Hoje, as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação a rapidez e dinamismo.

Logo, para atender as necessidades desse público, os conteúdos para exibir em sua rádio precisam instigar os ouvintes. Mais do que isso, eles precisam suprir as suas necessidades.

Dicas para criar uma grade de programas incrível

Se você quer criar uma grade bacana, é essencial se atentar a alguns cuidados. Eles irão te auxiliar a desenvolver uma programação de acordo com o perfil da sua web rádio, mas, que ao mesmo tempo, também vá de encontro com os ouvintes.

Por conta disso, nós separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a escolher conteúdos para exibir em sua rádio. Confira!

⦁ Perfile o seu público

A primeira coisa que você precisa fazer é perfilar o seu público. Ou seja, você precisa saber exatamente quem são os seus ouvintes, suas características e necessidades.

Uma boa dica para fazer esse levantamento é usar o Google Formulários. Com um layout bem intuitivo, ele permite que você crie diferentes questionários. Além disso, ele entrega todos os dados de forma clara.

⦁ Faça uma pesquisa de opinião

Uma vez que você saiba exatamente quem são os seus ouvintes, chegou a hora de usá-los para te ajudar a escolher conteúdos para exibir em sua rádio. Basicamente, será realizada uma pesquisa de opinião.

Nela, serão incluídos todos os formatos e temáticas que você acredita ser interessante para a programação. Tudo que os seus seguidores precisarão fazer é responder as perguntas em poucos minutos, indicando quais programetes farão mais sucesso.

⦁ Invista em conteúdos para diferentes grupos

O seu público-alvo possui uma série de subgrupos dentro dele. Para conseguir atender as necessidades de todos, o ideal é que você crie conteúdos segmentados para cada um.

Por exemplo, pela parte da manhã, seria interessante escolher conteúdos para exibir em sua rádio que sejam informativos, tais como: notícias rápidas, dicas para o trabalho, previsão do tempo e etc.

Já no período do almoço, o bacana é apostar em algo mais divertido. Isso porque, esse é o momento de relaxamento da metade do dia.

Com essas três dicas simples, ficará bem mais fácil escolher quais programas incluir na sua rádio. Tudo é uma questão de se adaptar as necessidades dos ouvintes.

⦁ Usando as redes sociais para melhorar a sua programação

Quem está na web sabe que as redes sociais são grandes aliadas. Por meio delas, é possível estabelecer um relacionamento mais estreito com os seguidores, fortalecendo a imagem da sua marca.

Contudo, elas vão além disso. Essas plataformas são excelentes formas de aperfeiçoar a sua programação. Isso porque, você poderá testar a reação de seus ouvintes. Entre as possiblidades que elas oferecem estão:

– Criação de enquetes para descobrir a opinião dos ouvintes sobre determinados assuntos.

– Mensuração de métricas relacionadas a divulgação de programas.

– Bate-papo direto com os fãs e ouvintes.

– Possibilidade de incluir ideias dos seguidores em sua grade.

Essas são apenas algumas das vantagens que as redes sociais oferecem. Se você não sabe quais conteúdos para exibir em sua rádio, essas plataformas são ótimas opções para te auxiliar a descobrir.

⦁ Quais são os conteúdos mais populares?

Tenha em mente que a sua programação vai depender muito do tipo de perfil da sua rádio. Contudo, existem alguns programas que são verdadeiros coringas. Confira abaixo alguns deles.

Humor

A grande maioria das web rádios sempre destina um espaço para os programas de humor. Eles são ideais porque, geralmente, conseguem abranger um público-maior. Sem contar que são mais fáceis de produzir.

Noticiários rápidos

Tanto as emissoras online quanto as AM e FM também apostam nesse formato mais tradicional. Ele é ideal para o nicho de ouvintes que utiliza esse tipo de veículo como principal fonte de informação.

Horóscopo

Até mesmo quem não acredita em astrologia sempre dá aquela paradinha para escutar a previsão do signo. A grande vantagem é que você pode fazer programetes curtos e colocá-los ao longo do programa.

Esportes

Esse também é um dos conteúdos mais populares entre as web rádios. A grande maioria sempre tem como temática o futebol, mas nada te impede de investir em outros esportes.

Entrevistas

Esse estilo de programa também faz muito sucesso. Os entrevistados irão variar conforme o perfil da sua rádio e do público, mas é possível apostar desde em celebridades, até figuras políticas.

A dica para acertar nos conteúdos para exibir em sua rádio é entender o seu público. Dessa maneira, você poderá montar uma grade que realmente seja de acordo com o que os ouvintes desejam.

⦁ O tempo ideal para chamar a atenção dos ouvintes

Essa é uma das grandes dúvidas de quem trabalha com web rádio. Mas afinal, qual o tempo ideal para cada programa ou conteúdo? Nesse caso, você precisa levar em conta o horário de veiculação do material, bem como o tipo dele.

Por exemplo, programas de humor costumam ter por volta de 30 a 60 minutos. Isso porque, eles geralmente ocupam o horário do almoço. Já os programetes de signos, dificilmente ultrapassam os dois minutos.

Os conteúdos de esportes, entrevistas e notícias também costumas ser mais longos. Além disso, geralmente são veiculados entre o período da tarde e noite.

A regra de ouro para conseguir escolher os conteúdos para exibir em sua rádio é escutar o seu público. São os seus ouvintes que movem a sua rádio, logo, leve a opinião deles sempre em conta.

Gostaria de iniciar um projeto de web rádio conosco? Comece com um teste grátis clicando aqui.