Esporte nas rádios: Saiba como criar uma web rádio esportiva

Esporte nas rádios: Saiba como criar uma web rádio esportiva

Quem nunca ouviu um jogo de futebol através do bom e velho radinho? Aquela narração emocionante e rica em detalhes, que te faz criar uma imagem mental. Você projeta em sua mente o campo de futebol, a posição dos jogadores, os passes, os lances importantes e o GOOOOL! Eeee quee GOOOOL, como diria Osmar Santos, um dos maiores narradores da história do rádio esportivo brasileiro.

Hoje temos a TV com uma imagem maravilhosa para acompanhar campeonatos estaduais, nacionais e até mundiais, mas o hábito de ouvir as partidas de futebol através das rádios, continua vivo no coração dos brasileiros. Seja em casa ou no próprio estádio, o rádio continua sendo o companheiro de muitos.

Que o futebol é paixão nacional, todo mundo já sabe. Mas você sabia que o rádio teve papel fundamental para que a paixão pelo futebol nascesse? O sucesso do futebol muito se deve a esse grande meio de comunicação, pois é o veículo que melhor cobre e promove o futebol.

A história da transmissão esportiva no Brasil

A primeira transmissão de futebol no rádio ocorreu em 20 de fevereiro de 1932, pelo locutor esportivo Nicolau Turma. O jogo foi disputado entre as seleções de São Paulo e Paraná e aconteceu em São Paulo.

Nicolau Turma é considerado o pai da narração esportiva no Brasil, pois foi pioneiro na ideia de narrar um jogo na íntegra. Ele contava detalhe por detalhe, para situar o ouvinte sobre todos os lances da partida. Nicolau Turma apresentava uma locução muito ágil e ficou conhecido como o “locutor metralhadora”. Apesar de ter feito história, essa transmissão não foi realizada para todo o Brasil.

A primeira transmissão esportiva em cadeia nacional foi realizada pelo locutor Leonardo Gagliano Neto no ano de 1938, na copa do mundo de futebol, disputada na França. Os brasileiros puderam acompanhar o jogo entre Brasil e Polônia através de alto-falantes espalhados por várias cidades.

Na época, os pioneiros da transmissão esportiva enfrentaram vários problemas. As transmissões possuíam bastante ruídos e além disso, com a euforia dos torcedores nas arquibancadas em lances importantes, a transmissão era abafada pelos gritos e manifestações. Foi o compositor Ari Barroso, que naquela época era locutor esportivo, que encontrou através de uma gaitinha, uma forma de divulgar o gol aos ouvintes, em meio aos gritos das torcidas. Sempre que um gol era marcado, Ari Barroso tocava a sua gaitinha.

Se não bastasse essas interferências, naquela época as camisas dos jogadores ainda não eram numeradas e nem tinham nome. Imagine a dificuldade dos narradores para identificar os jogadores. No Brasil, as primeiras camisas numeradas apareceram somente no ano de 1947 e a primeira partida de copa do mundo onde a FIFA exigiu as numerações ocorreu em 1950, no Brasil.

Dicas para narração esportiva

Agora que você já conhece um pouco da história das transmissões esportivas, vamos às dicas que vão ajudar você a fazer uma narração esportiva de qualidade em sua web rádio:

As dicas serão focadas na narração de partidas de futebol, que é o esporte que mais tem destaque em rádios, mas já deixando claro, não é só de futebol que “vivem” as transmissões esportivas.

⦁   Informações sobre o evento: Pode parecer óbvio, mas o cuidado de obter o máximo de informações sobre o evento é importantíssimo. Mais abaixo você saberá o porquê.

⦁  Trajetória dos times e dos atletas: Tanto as informações sobre o evento, como a trajetória dos times e atletas são fundamentais para serem usadas naqueles momentos em que o jogo é pausado. Você sendo o narrador do jogo, não poderá ficar em silêncio no momento em que o jogo para. Você sempre precisará ter uma “carta na manga”. Esse é o momento de passar ao seu ouvinte, curiosidades sobre o evento, times e os jogadores.

⦁  Transmissão rica em detalhes: No rádio não há o recurso da imagem, então você será o responsável por transmitir todas as informações aos seus ouvintes, para que eles consigam projetar aquela partida em suas mentes. Nenhum detalhe poderá passar despercebido.

⦁  Ritmo: As narrações das partidas de futebol são marcadas pela rapidez na qual as palavras são ditas. É preciso treinar muito, muito mesmo, para que a narração tenha um bom ritmo, sem perder qualquer detalhe. Narre de uma forma clara, compreensível, sem atropelar as palavras. Se você tiver dificuldade (realmente não é algo fácil) aconselhamos realizar um curso de narração esportiva.

⦁  Emoção: Para que o ouvinte sinta aquela expectativa com cada lance, o que não pode faltar é uma narração com emoção. Narre com empolgação. A voz tem um poder gigante e o ouvinte vibrará a cada lance importante. E no momento do gol, solte aquele grito, a seu próprio estilo.

A transmissão esportiva com o advento da internet

A internet veio para facilitar a vida de todos, e através dela surgiu a tecnologia de streaming, que trouxe as transmissões das rádios para a internet, tornando seu alcance mundial.

Hoje já não é mais necessário ir até o estádio para realizar a cobertura de uma partida de futebol. Você pode, na acomodação da sua casa, montar uma rádio online para transmitir os jogos ou qualquer outro conteúdo que você desejar. Para isso você precisará de poucos equipamentos e recursos. Anote a lista:

⦁  Contratação de um plano de streaming de áudio
⦁  Computador ou notebook
⦁  Internet estável
⦁  Microfone
⦁  Fones de ouvido
⦁  Mesa de som (opcional)
⦁  Software de transmissão
⦁  Software de automação

Simples né?

Baixe agora os ebooks que a Brlogic desenvolveu para ajudar você a montar a sua web-rádio:

Manual da web rádio – Volume 1
Manual da web rádio – Volume 2

Os ebooks são materiais bem completos onde estão explicados todos investimentos necessários para ter uma web rádio e muitas outras informações e dicas sobre o mundo das web-rádios.

Inicie agora mesmo o seu projeto. A BRLOGIC oferece a solução perfeita para você. Além de streaming de áudio, você terá o site administrável mais completo do Brasil, câmera no estúdio, aplicativo de rádio e muito mais. Clique aqui e teste por 10 dias grátis, sem compromisso!