Estratégias utilizadas em rádios de sucesso para aumentar a audiência

Estratégias utilizadas em rádios de sucesso para aumentar a audiência

Sempre haverão erros e acertos que farão com que uma estação de rádio evolua e cresça. Para ajudar você nesse processo e pular a parte de cometer grandes erros e falhas, aqui vamos dar 5 dicas de estratégias usadas pelas grandes rádios para aumentar a audiência.

Investir em ações que aumentem os índices de audiência valem muito a pena se você deseja ver sua rádio se expandir. O mundo digital está sempre de portas abertas e oferece oportunidades incríveis para quem sabe aproveitá-las, agarre as possibilidade e conquiste de vez seus ouvintes!

Invista para fidelizar seus ouvintes

O rádio é um espaço muito interessante em que podem ser difundidas informações de todos os tipos. Se você tiver foco e produzir conteúdos interessantes, você fica mais próximo de ter um público fiel e que estará sempre acompanhando a sua programação. Saiba que essa é uma boa maneira para garantir a audiência da sua rádio: fidelizando seus ouvintes.

O que é veiculado na sua rádio tem de estar relacionado ao perfil do seu público, e serão eles que vão dar o alerta dizer o que está bom e o que precisa de transformações na sua rádio. Uma programação atrativa e o desenvolvimento de um conteúdo assertivo, que envolva seus ouvintes, são os primeiros passos para conquistá-los. Com o tempo, seus ouvintes entenderão sua rádio como parte de suas rotinas diárias, e mais importante ainda, serão defensores e divulgadores da sua marca.

⦁ Engaje o seu público

O sucesso da sua estação está diretamente ligado com o seu público e o engajamento que ele tem em relação ao seu projeto. Estimular seus ouvintes a serem mais participativos é uma prática que sempre tem bons resultados, pois você fica por dentro do que eles esperam da sua estação e assim consegue se adaptar para atendê-los melhor.

Para conseguir traçar estratégias mais efetivas, é preciso conhecer o seu público para usar métodos de aproximação. Não é nada difícil levantar informações básicas para saber quem é seu público alvo, aqui temos alguns exemplos de questões que você pode descobrir para usar a seu favor:

– A faixa etária dos seus ouvintes

– A forma utilizada para escutar sua rádio (computador, celular, tablet)

– Se são em sua maioria homens ou mulheres

– Quais as redes sociais que costumam usar

– Quais são os hábitos do seu público (em que momento escutam rádio, por exemplo)

– Saber onde seus ouvintes estão conectados ouvindo sua estação em tempo real

Com as informações levantadas sobre sua audiência você poderá produzir um conteúdo que esteja de acordo, já que você sabe o que querem ouvir e vai oferecer à elas. Isso gera mais engajamento e vai aumentar as chances de sucesso!

⦁ Tenha canais de comunicação com seu público

Saber o que a sua audiência acha da sua rádio é muito importante para que você continue no caminho certo, produzindo conteúdos de qualidade que satisfaça seu público e que os façam querer continuar a sintonizar na sua rádio sempre.

Você pode realizar pesquisas na web e nas redes sociais para saber o que o público anda falando da sua estação, ou pode ir diretamente com os próprios ouvintes através de vários canais de comunicação, entre eles:

– Redes sociais

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos um perfil em alguma rede social. Isso abre um leque de possibilidades para entrar em contato com um público diverso que está sempre conectado e antenado nas novidades.

– E-mail

O bom e velho e-mail ainda é muito usado, e é um meio mais formal e privado de ter uma conexão com seus ouvintes. Esta ferramenta ainda é muito válida, mas use com cautela. Para assuntos rápidos, como pedidos de música e recados, por exemplo, dê preferência a meios mais acessíveis, como redes sociais ou um site e aplicativo para smartphone com ferramentas dedicadas a esta função.

– Chat

Com o chat o seu público pode ter uma comunicação direta e rápida, além de permitir que a os seus espectadores conheçam uns aos outros. Isto é algo totalmente novo e que vai trazer um novo nível de engajamento para sua rádio. Também pode ser um modo de receber críticas ou sugestões, atender a pedidos de músicas e até mesmo receber dicas e ideias para a sua programação.

⦁ Renove sua programação e tenha novidades para apresentar

Tudo está em constante mudança, e deixar sua rádio parar no tempo e não realizar algumas transformações pode ser uma falha que trará prejuízos que podem ser irreversíveis, como a perda de audiência.

Você não precisa reformular sua programação descartando totalmente a grade antiga. Fazer pequenas alterações esporádicas pode fazer uma grande diferença e isso vai manter os seus ouvintes sempre ligados em busca dessas novidades. Pode ser pequenas modificações nos quadros em seus programas ou até mesmo a criação de novos, que irão despertar o novamente o interesse dos seus ouvintes. Utilize os meios de contato com seus ouvintes que citamos acima para descobrir quais são os conteúdos mais relevantes e que geram mais interesse na sua audiência, e dê prioridade a eles.

⦁ Não tenha medo de usar diferentes plataformas

Disponibilizar a sua rádio em diferentes plataformas faz com que mais pessoas tenham acesso à sua programação, e é isso que você quer, não é? Não expandir os meios que as pessoas possam escutar sua rádio pode resultar na perda de um grande volume de ouvintes, o que definitivamente não é uma boa ideia!

Além do site, invista em um aplicativo no formato mobile para facilitar o acesso de quem usa smartphone e tablet, e pode ter certeza que eles representam um grande número da sua audiência. Mas para que seu público utilize essas plataformas, eles precisam ter conhecimento de que elas existem, e para isso você precisa divulgá-las.

Aproveite a programação para anunciar e informar seus ouvintes como eles podem encontrar a sua rádio e os canais de comunicação disponíveis, só assim você vai ter certeza que seu público vai realmente saber como encontrar sua estação.

O crescimento da sua rádio será gradual até você alcançar o sucesso, portanto, não fique desesperado e nem tente apressar esse trajeto. Quando atingir os patamares mais altos e sua rádio já estiver conhecida, é necessário que continue com o trabalho, pois só assim você irá manter a sua estação entre as grandes rádios de sucesso!

Gostaria de iniciar um projeto de web rádio conosco? Comece com um teste grátis clicando aqui.