Cases de sucesso

FIAM-FAAM escolhe BRLOGIC como plataforma de estudo em curso de comunicação

Em um período de discussões sobre as novas formas de comunicação, aplicar os recursos disponíveis no mercado tem sido uma oportunidade de aprendizado e experiência para os futuros profissionais da área. 

O centro universitário FIAM FAAM de São Paulo, realizou durante cinco encontros entre março e abril, um curso que ensina  como criar e gerenciar uma  rádio online.  A plataforma utilizada para o curso foi a da BRLOGIC que vai servir de laboratório e aprendizado para os  alunos do curso de comunicação, além de contribuir com uma ótima estrutura e auxiliar nas aulas práticas. A ideia surgiu a partir do interesse do professor de Comunicação Social Júlio Moreno de incluir uma disciplina voltada à web rádio. O curso teve a duração de 20h e foi ministrado e coordenado no Campus Liberdade pelo professor Julio Moreno e no Campus Morumbi pelo professor Rodrigo Matiskei.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a criar playlists, selecionar programação para transmissão automática, agendar as suas programações, monitorar a audiência da rádio e entender como fazer a interação da web rádio com as redes sociais. Além de se aprofundar mais nos temas, como aprender o que é streaming, gerenciar músicas e organizar vinhetas, campanhas e programetes. Os 5.300 alunos do curso de comunicação, agora tem uma ferramenta que pode ser usada como instrumento de laboratório, além disso, vai servir como um simulado do que é realmente trabalhar em uma rádio e fazer transmissões ao vivo.

Julio afirma que as rádios criadas pelos alunos serão de transmissão 100% online e das mais variadas áreas. “Elas podem ser segmentadas por gêneros musicais, esportivas jornalísticas e outros diversos temas” completa. Ele acredita que a ferramenta digital é atualmente o que podemos dizer sobre o futuro do rádio e da TV no Brasil e no mundo.  “Quando fiz minha dissertação de mestrado em 2003 já defendia essa questão. Fiz uma dissertação que falava sobre a TV do FUTURO – A interatividade da TV”, relembra.

O Coordenador do projeto fala com convicção dos próximos passos do rádio na internet, “Tenho certeza que a rádio online será o novo veículo a trazer e resgatar o brilhantismo que o  rádio analógico sempre teve e que se perdeu por inúmeros processos”, reforça.

O resultado das aulas

As atividades fizeram parte do cotidiano dos alunos durante cinco encontros, onde esses alunos aprenderam inicialmente o que é uma programação de rádio e os softwares existentes para editar e automatizar uma rádio ao vivo. Além disso eles puderam entender como é o perfil do ouvinte de rádio no Brasil e na internet e também trabalhar a rádio e esses ouvintes através das redes sociais.  

O Professor lembra que na terceira e na quarta aula, a turma começou a mexer na plataforma da BRLOGIC, assim aprendendo a administrar a parte operacional do sistema. Na quinta e última aula eles passaram por uma experiência ao vivo, produzindo um programa de meia hora, em grupos. “Conseguimos extrair destes alunos momentos de descontração e envolvimento com a plataforma. Da minha parte, foi um curso muito legal de administrar e lecionar”, comemora.

FMU_foto_02

Ele também conta que as aulas foram interessantes e que os alunos gostaram demais, Júlio diz que  já existe interesse de novos alunos em participar da continuidade do curso. “Estamos com uma lista de 15 alunos para a próxima turma”, destaca.

Uma nova era de ouro para o rádio

As transmissões feitas pela web se tornaram porta de entrada para que projetos independentes ganhassem destaque paralelo aos modelos tradicionais. 

Esse processo de evolução, que chamamos de radiomorfose, altera e reconfigura os gêneros e as formas de interação presentes no rádio. Na era digital, o rádio passou a ter, além da transmissão sonora, também textos, hipertextos, fotografias, arquivos, vídeos, desenhos e cores. O modelo digital oferece possibilidades, além de uma melhor qualidade de som, de recursos que ampliam os formatos de programação atualmente conhecidos e novos canais de interatividade.

A fácil operacionalização é um dos fatores determinantes para o sucesso. A transmissão pela internet já se tornou algo comum e faz parte do dia-a-dia de comunidades, ONG’S, universidades e igrejas.  Aos poucos tudo vai se alinhando a novos formatos e estar inserido neste contexto faz com que a magia do rádio esteja sempre em sintonia, seja por ondas hertzianas ou em uma frequência digital.  

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

1 comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Receba as novidades
Cadastre seu e-mail e fique por dentro das principais novidades
Informe seu melhor e-mail


    Ao informar seu e-mail no formulário de cadastro para recebimento de newsletter, você concorda em receber nossas novidades, promoções e sugestões de conteúdos.

    Custo benefício

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-17T12:18:45-03:00

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    A melhor empresa

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T10:54:15-03:00

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Qualidade e confiança

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T16:50:29-03:00

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
    5
    3
    Blog da BRLOGIC