Interação com os ouvintes pela internet

chat_blog

Antigamente as pessoas mandavam cartas para as rádios. Depois disso passamos  pela época do telegrama, do telefone e lá pela virada dos anos 2000 chegamos à era do email. Mas não se engane, uma mídia quase nunca substitui a outra nestes casos. Muito pelo contrário, aliás: elas se acumulam. Então por mais que telegramas sejam raros dentro e fora das rádios hoje em dia, cartinhas, telefonemas ainda estão por aí firmes e fortes. Mas claro que isso não quer dizer que o cenário não tenha mudado muito na última década.

Começou na internet por volta de 2004 uma era conhecida por estudiosos de comunicação como Web 2.0: um período que mudou completamente os paradigmas da relação das pessoas com as mídias. As principais características foram que, a partir dali, o público deixou de ser passivo. Ou seja, o processo das pessoas se tornarem mais participativas, que já vinha acontecendo há algumas décadas, avançou a ponto de cidadãos comuns terem o mesmo espaço que qualquer grande empresa de mídia dentro da internet.

O poder do chat

Agora além de todos os meios já citados aqui, os ouvintes ainda podem contar com as redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram ou aplicativos de mensagem como Whatsapp, Messenger e Telegram. Se antes as opções eram escassas, hoje em dia a situação é totalmente contrária. Para alguns, inclusive pode até ser difícil administrar uma quantidade de canais de conversa tão grande. E é nesta enxurrada de informação tão comum nos dias de hoje, que entra  em jogo um aliado importante para organizar o papo com os ouvintes: o chat.

Disponível no painel de configurações do site administrável esta “sala de bate papo” é o cantinho ideal  para interagir com os ouvintes. Espaço para debater, para pedir música, mandar recado e se conectar com outros ouvintes. Você pode e deve continuar usando as redes e os outros canais, mas proporcionar um grupo limitado assim também ajuda a criar um senso de comunidade entre os fãs da rádio. E para quem produz, é uma mina de ouro na hora de buscar meios de melhorar e evoluir aspectos da rádio como programação musical, horários etc.

Para incluir a janela do chat no site administrável é bem simples utilizando o sistema Rádio Fácil. E depois de instalado, é possível moderar o chat e participar dele dentro das opções de interatividade. Não tem desculpa para negligenciar uma das ferramentas mais versáteis que você pode ter no site da rádio.