Dicas BRLOGIC

Equipamentos para montar uma web rádio

As rádios dependem principalmente do áudio para transmitirem a sua mensagem. Deste modo, é imprescindível que o ouvinte consiga compreender seu conteúdo nitidamente.

Transmissões com ruídos, áudio muito baixo ou muito alto, com excesso de graves ou de agudos… estes são apenas alguns exemplos de problemas de áudio que tem o potencial de espantar a audiência!

E é por isso que é tão importante saber investir corretamente nos equipamentos para montar uma web rádio. São eles quem ditarão a qualidade técnica da sua transmissão.

O rádio nos acompanha durante momentos importantes ou corriqueiros do nosso dia a dia. Muitas vezes ele fica em segundo plano, apenas dando um toque como a trilha sonora de fundo, sem nos darmos conta de todo o trabalho envolvido para que a mensagem transmitida pela estação chegue até os ouvintes.

Para criar uma rádio online não são necessários tantos equipamentos quanto seriam necessários para montar uma rádio tradicional. O que importa é saber investir nos equipamentos certos para ter uma estrutura apropriada. Você quer saber os investimentos necessários para ter uma web rádio? Então acompanhe o nosso post!

Computador ou notebook

Pode ser um computador de mesa (desktop) ou laptop, o importante é que a máquina tenha um bom desempenho. Computadores lentos e que travam podem ser uma roubada, pois eventualmente vão deixar você na mão e atrapalhar sua transmissão. Isto não quer dizer que você precisa de uma máquina de última geração! Um computador preferencialmente com sistema operacional Windows, com pelo menos 2GB de RAM já são suficientes para manter uma rádio online. Como você pode notar, não são máquinas de grande potência, já que o fator principal para transmissão é a internet.

Conexão com a internet

Como já informado anteriormente, a conexão com a internet é o elemento principal para que sua rádio funcione a todo vapor! Uma conexão estável é mais importante do que uma conexão extremamente rápida. Uma conexão com pelo menos 300kbps de UPLOAD é recomendado para que suas transmissões AO VIVO não sofram com travamentos. A taxa de UPLOAD é importante porque ela mede a velocidade com que a sua internet envia os dados para as pessoas. Como você irá enviar o áudio para a internet, esta é a característica mais importante da sua conexão. Tenha cuidado especial para contratar a empresa do seu provedor de internet, uma vez que essa é uma parte fundamental para que você consiga realizar com êxito a missão de colocar sua rádio no ar.

Microfone

Se a programação da sua rádio for apenas de conteúdos que não precisem locução e utilizam apenas vinhetas prontas e AutoDJ, o uso de microfone é dispensável. Mas se na sua programação existem programas que dependem de locução, como entrevistas, interação com os ouvintes, e até mesmo programas que façam uso de monólogos, como pregações e divulgação de notícias por exemplo, o microfone é uma peça essencial.
Um microfone apropriado é crucial para ter uma boa qualidade técnica, e tenha certeza de que isso faz toda diferença para quem está na escuta! Som baixo, com ruídos e barulhos do
ambiente, áudio cortados e com falhas, entre outras coisas irritam quem está ouvindo rádio. Portanto o microfone garante que o som seja limpo e que o público escute com clareza o que o locutor diz. Existem ótimas opções com preço relativamente baixo disponíveis no mercado, então há como se conseguir um excelente resultado técnico gastando pouco.

– Os melhores microfones para estúdios de rádios – Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Fones de ouvido

O uso de fones de ouvido funciona como um retorno para que o radialista escute o áudio do programa que está sendo transmitido. Usar fones de ouvido é a melhor maneira de controlar volume da locução, da música e vinhetas. Assim é mais fácil monitorar e fazer a mixagem adequada. Não é necessário que sejam fones caríssimos para ter boa qualidade, modelos mais simples que apresentem bom desempenho já são o suficiente. Se você realiza a transmissão exclusivamente de conteúdos gravados, o fone de ouvido pode ser substituído por uma caixa de som, mas nós não recomendamos que isto seja feito. Uma boa caixa de som custa muitas vezes mais do que um bom fone de ouvido, sem contar que as caixas de som ainda poderão gerar microfonias indesejáveis na sua transmissão.

– Os melhores fones de ouvido para estúdios de rádios – Parte 1 | Parte 2

Mesa de som

A mesa de som é um equipamento opcional, mas que se utilizada com sabedoria irá expandir as possibilidades da sua web rádio. Nela você conseguirá conectar microfones, entradas de som e até instrumentos musicais. Dependendo do microfone, uma mesa de som é imprescindível. Microfones condensadores analógicos, os famosos “microfones de rádio”, requerem uma conexão com Phantom Power (+48v), e isto é normalmente fornecido apenas por uma mesa de som ou interface de áudio. Como este é um equipamento um pouco mais complexo, estude muito antes de adquirir uma mesa de som. Se possível, solicite os serviços de um técnico especializado para que ele faça as configurações e lhe auxilie na utilização.

As melhores mesas de som para estúdios de web rádios

Software de transmissão

Existem diversas opções de software de transmissão disponíveis no mercado, tanto pagas quanto gratuitas. Nós recomendamos o uso do OddCast v3 ou do Butt, que são duas ótimas opções sem custo. Das opções pagas, podemos citar o SimpleCast, OptiCodec e SamCast, por exemplo.

Os softwares de transmissão podem ser divididos em duas categorias: Os que fazem apenas a transmissão do áudio, e os que possuem também a opção de automação de áudio. Optar por um ou outro tipo será uma escolha pessoal. A vantagem dos programas que fazem apenas a transmissão (OddCast, Butt, Simplecast, etc) é que eles são normalmente mais leves, e permitem ao radialista escolher o programa de automação de sua preferência. Uma combinação muito comum é o uso do OddCast v3 + ZaraRadio, por exemplo.

Já o uso de programas que fazem a transmissão e a automação é justificado pela praticidade, visto que muitas vezes estes programas não requerem mais nada para funcionarem. Entretanto, estes programas mais completos são normalmente pagos, o que encarece o custo de manter uma rádio online. Opções muito utilizadas são o RadioBoss e o SamBroadcaster. Uma nova opção que vem sendo utilizada é o Mixxx, que é gratuito e funciona muito bem, embora seja um pouco complexo e tenha uma curva de aprendizado um pouco alta.

Além disto, você vai precisar também do sistema de transmissão, para que sua web rádio possa ser transmitida para a internet. A BRLOGIC é especializada neste serviço, e está há mais de 11 anos no mercado. Além do sistema de transmissão, ela também oferece o sistema de AUTO DJ e site administrável completo, com programetes, campanhas e músicas gratuitas, com 7 dias grátis para testar. Confira clicando aqui!

Software de automação

Se você optou pelo uso de um programa que realiza apenas a transmissão do áudio para a internet, então muito provavelmente precisará também de um programa de automação dedicado. Os softwares de automação são os responsáveis por reproduzir o conteúdo de áudio que será transmitido para a internet. Músicas, vinhetas, comerciais, tudo será gerenciado por ele. Dito isto, acho que não precisamos frisar a importância deste programa, certo? Uma ótima opção gratuita é o ZaraRadio, que possui inclusive um manual completo em português do Brasil e um vídeo para auxiliar a instalação e configuração.

Se após ler este artigo você ainda tiver dúvidas sobre como criar uma web rádio, temos boas notícias para você! A BRLogic desenvolveu materiais para ajudar você nessa missão! São os ebooks Manual da web rádio – Volume 1 e Manual da web rádio – Volume 2.

Os ebooks são materiais bem completos onde estão explicados todos investimentos necessários para ter uma web rádio e muitas outras informações e dicas para você ficar por dentro de tudo o que precisa saber para montar uma rádio de sucesso. Tire suas ideias do papel e comece a planejar e colocar em prática a sua web rádio!

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

52 comentários

Clique aqui para escrever um comentário

    • Oi Jucimara! Tudo bem?
      Olha só, clicando nos links recomendados do Post você vai encontrar uma lista de equipamentos recomendados! 🙂
      Citamos o modelo de mesas de som, microfone, fones de ouvido… dá pra montar um estúdio completinho!
      Mas claro, para começar a sua web rádio você precisa apenas de um computador com acesso a internet, ok?

  • olá luiz, td bem?
    cara, estou terminando o curso profissional de radialista /apresentador
    e gostaria de saber se para montar uma rádio web tenho que pagar mensalmente ao BRLOGIC.
    será que vc poderia me passar mais informações? obrigado!
    att, Antonio

    • Oi Antonio! Tudo bem?
      Seja bem-vindo ao ramo da rádio! hehe
      A BRLOGIC trabalha como uma hospedagem para que você possa criar a sua web rádio.
      Para criar a sua web rádio com a gente você recebe, logo de cara, 10 dias para testar o sistema praticamente completo. Após este período, pode escolher um dos nossos planos.
      Há como pagar mensalmente ou então anualmente. Nesta última modalidade, você recebe um bom desconto pelo pagamento antecipado. 😉
      Qualquer coisa é só bater um papo com a nossa equipe!

  • Bom dia Luiz Silveira.qual valor mensal, que devo pagar para brlogic, para manter uma rádio.e outra coisa, uma web radio pode fazer uso de imagens no estúdio, quais critério?

    • Olá, José! Tudo bem? O valor vai depender bastante do plano, mas temos condições bem variadas, e todas elas te atenderão perfeitamente! Dá uma olhadinha no nosso site: https://www.brlogic.com/planos-e-recursos
      Quanto as imagens, se você se refere a transmissão de vídeo… depende! Nós fornecemo um recurso chamado “Câmera no estúdio” que serve para que você transmita em tempo real a imagem do seu estúdio para os seus ouvintes. Neste caso, o recurso transmite apenas o vídeo, sem áudio. O áudio virá da transmissão da rádio!
      Este é um recurso bacana, só é necessário ter cuidado para que sua transmissão não fique muito dependente do vídeo. Isto irá tirar os benefícios de uma transmissão do modelo de rádio, ok?

  • Olá Luiz, tudo bem?
    A minha questão é a seguinte: ajudo um amigo em uma Web Rádio e nossa idéia é fazer o meu programa ao vivo. Pergunto – existe a possibilidade que eu no meu pc (com toda a parafernália necessária para se fazer o programa ao vivo), em minha casa, transmitir para o PC dele (onde está instalado o programa da Web Rádio)? Obrigado.

    • Oi Magalhães! Como vai? A ideia é gerar o conteúdo num computador e transmitir por outro, ou então fazer uma transmissão de conteúdo gerado por vocês 2, ao mesmo tempo? Como uma entrevista remota, por exemplo.
      Se for o caso de uma entrevista ou de uma transmissão de 2 locais simultaneamente, então recomendo que vocês usem algum software de VOIP, como o Skype. Vocês fariam uma conferência normalmente pelo VOIP, e o computador responsável por transmitir todo o conteúdo estaria instalado apenas em um computador.
      Já se você irá gerar todo o conteúdo, então recomendo que você instale os programas de transmissão no seu computador também. Para não gerar confusão, vocês podem criar uma nova senha de transmissão, exclusiva para você, através do painel de administração da rádio!

  • Oi Luiz, legal suas postagens!!
    Preciso montar uma radio online, com imagem tbem.
    Consegue entrar em contato comigo p me assessorar nisso?
    Combinamos o preço.
    43 99925-9297, Fernando.

  • Estou configurando á minha Web rádio, através da brlogic e gostaria de saber se posso usar essas configurações, no caso de contratar um pacote! vou começar como pacote Bronze, já que minha condição só permite essa no momento. Gostaria de usar o programa, Rádio Boss! É possível?
    Você sabe informar, como remover o silêncio entre as musicas no ZaraRadio?

  • Cara sensacional seu Blog e digo mais parabéns pela atenção que dá a todas as perguntas, estou lendo bastante conteúdo aqui, no momento estou me preparando melhor para começar uma web rádio e assim que me sentir seguro e tal. Com toda certeza, irei te procurar Luiz. Parabéns mesmo, é que no momento também estou sem ” um puto ” no bolso kkk. Mas curti bastante seu Blog… Estão de parabéns!.

  • Boa noite Luiz !
    Aqui é o Luiz , de Guaratuba/Pr, bem próximo a Joinville, ok ?
    Fiz um cadastro ai contigo, porém não dei continuidade…
    RÁDIO GUARÁ13.
    Então , estou me preparando, já comprei alguns equipamentos conforme sugerido por vocês, ok ?
    Tenho PC Windows 7 , Uma mesa TOMATE 8 canais , Fone Multilaser WARRIOR P2 com microfone,
    Internet 100 MEGA , estou adquirindo 2 microfones ARCANO RENIUS 8 e RENIUS 7 .
    Quero uma Rádio WEB tipo FM , igual à RADIO CAP ou RÁDIO 80 FM São Paulo, nos mesmos moldes.
    Preciso de Site para a rádio ?
    O que falta , para começarmos a operar ?
    Grato, Luiz Alberto

    • Olá, Luiz! Tudo bem? Não falta mais nada! ?
      Agora é só criar a sua rádio pelo nosso site: https://www.brlogic.com/web-radio
      A gente oferece 10 dias de teste grátis. Depois desse período, é só escolher um plano e pronto. E mesmo durante o teste grátis você já pode fazer sua transmissão, por Auto Dj ou ao vivo!

  • Olá, venho por meio desta felicitar a todo o elenco da Brlogic, pelo suporte que me tem dado desde a criação até na manutenção da minha ‘web’ rádio.
    Mesmo não, residindo no Brasil, nunca deixaram de dar o suporto, que bem verdade tem sido uma das coisas que me chama atenção. Continuam com esse belo trabalho para o engrandecimento das ‘web’ rádios.

  • Excelente conteúdo , de grande Valia parabéns, me ajudou e orientou muito com várias informações sobre tudo para quem quer montar uma Rádio Web.

  • Olá, como vai? Luiz, eu li as perguntas e respostas dos comentários e não encontrei as questões: abertura de empresa e Ecad. Isso não é importante? Obrigado.

    • Olá, Paulo! Com certeza é importante. Entretanto, não há um padrão. Cada web rádio deve analisar de forma individual a necessidade de ter um CNPJ (E em qual categoria de empresa se enquadra)e pagar o ECAD (Caso utilize músicas protegidas por direito autoral).

  • Boa tarde Luiz !
    Poderia me passar uma lista de hardware para que eu possa atualizar minha rádio ?

    Eu pretendo fazer transmissões simultâneas via YT e Facebook, além da webradio via oddsock.

    Grato.

    • Olá, Fabio! Tudo bem?
      Sua pergunta foi muito interessante, e me deu ideia para um novo texto aqui no blog. Enquanto isso, adianto um pouco do assunto:
      É complexo te passar uma lista pronta, porque tenho poucas informações do seu projeto.
      A minha recomendação é você fazer um checklist das suas dores, ou seja, do que você precisa solucionar, e colocar por ordem de prioridade. E isto antes mesmo de decidir quais equipamentos comprar. Exemplo:
      1 – Meu microfone está gerando ruídos durante a gravação;
      2 – Não consigo transmitir para Facebook e Youtube ao mesmo tempo;
      3 – E por aí vai…
      Com esta lista em mãos você vai conseguir decidir quanto do seu orçamento irá alocar para resolver cada “dor”, quais são os itens que precisam ser resolvidos o quanto antes, quais são os itens que você pode segurar um pouquinho pois não são prioridade e assim por diante.
      Só então você irá partir para decidir quais equipamentos comprar!
      Sugiro esta abordagem porque ao organizarmos o nosso projeto dessa forma, conseguimos identificar mais facilmente o que nós precisamos resolver, e, portanto, na hora de comprar um equipamento, teremos mais informações em mãos para garantir a escolha correta.
      Um abraço!

    • Olá, Leonarth! Tudo bem?
      É um pouco complicado citar nominalmente qual equipamento comprar, porque existem muitas possibilidades! Mas o nosso post resume bem a situação.
      Se eu puder complementar algo, seria o seguinte:
      Se a intenção é realizar locuções solo e manter tudo dentro de um orçamento pequeno, um microfone condensador USB é a melhor opção. Ele apresenta qualidade de áudio excelente, por um preço muitas vezes imbatível. Mas é necessário ter cuidado, visto que não há como usar um microfone condensador USB com mesas de som ou outros equipamentos dedicados.
      Já se a ideia é ter um estúdio mais completo, um mixer/mesa de som também com conexão USB é uma boa pedida. Você deve ir atrás de equipamentos que comportem a quantidade de instrumentos que deseja usar (Microfones, instrumentos musicais, etc).
      Espero ter ajudado!

Custo benefício

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-17T12:18:45-03:00

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

A melhor empresa

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Carlos Garcia
Rádio DPK

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T10:54:15-03:00

Carlos Garcia
Rádio DPK

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Qualidade e confiança

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T16:50:29-03:00

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
5
3
Blog da BRLOGIC