Jornais e revistas? Transforme seu leitor em um ouvinte

jornais_revistas_ouvintes_radios

Não é um bom cenário para quem trabalha exclusivamente com formato de texto. Querer se manter apegado a apenas uma mídia pode estar te fazendo perder dinheiro.

Quer saber como corrigir isso? Continue lendo nosso post.

Transforme seus leitores em ouvintes

Não é necessário abandonar o seu conteúdo textual. É claro que este tipo de mídia também é importante para sua audiência. Entretanto, há uma tendência no consumo de áudio. Uma pesquisa realizada pelo Vooozer informa que mais de 70% das pessoas não tem tempo para ler tudo o que gostariam. Fica claro que trabalhar com uma mídia diferenciada para uma audiência que não tem mais tempo para ler, é uma estratégia essencial para sobreviver no mercado nos próximos anos.

Como fazer a complementação do texto com o áudio?

O primeiro passo é procurar uma plataforma que lhe permita gravar os artigos produzidos. Aqui na BRLOGIC, por exemplo, você poderá utilizar o recurso Podcast para gravar o áudio e disponibilizar um player dentro do artigo no seu site.

Dica de ouro: Crie uma Web Rádio

Agora que você já conhece o potencial que o conteúdo em áudio pode trazer para sua empresa, chegou a hora de dar um passo adiante. Para isso, recomendamos a criação de uma web rádio.
Por que essa recomendação? Pois as pessoas costumam se relacionar com a rádio como se esta fosse um membro da família. A interação e engajamento que esse meio de comunicação gera é muito superior a qualquer concorrente. Por isso, se você tem interesse que sua audiência esteja engajada com seu conteúdo, aposte na web rádio.

A web rádio, ou rádio online, é uma plataforma que disponibiliza ao seu público uma programação radiofônica através do acesso a um site. É possível criar programetes, entrevistas, refletir sobre assuntos relevantes à sua empresa, comentar sobre notícias, entre diversas outras opções. Em horários que você ou sua equipe não puderem fazer a locução, é só acionar o Auto DJ e deixar a música rolando ou os programas previamente gravados. Se você preferir, poderá deixar 24 horas de programação gravada.

Além de ser uma plataforma que está em expansão no mercado e que facilita o engajamento do público, as rádios online ainda possuem uma vantagem muito significativa: é muito fácil criar uma.

O Guia de Três Passos da Web Rádio

1) Tenha um computador que seja rápido na execução de tarefas simples e uma conexão estável com a internet.

2) Para fazer a locução, inicialmente só é necessário um microfone. Se quiser realizar entrevistas e mesas redondas, é recomendado ter um mixer para conectar mais de um microfone ao mesmo tempo.

3) Contrate uma plataforma de streaming. A BRLOGIC além de oferecer o streaming de áudio ao vivo e auto dj, oferece podcasts, site pronto, aplicativos, câmera no estúdio e até  programetes de diversos temas. Todo o procedimento é muito simples, basta seguir as instruções e sua rádio online estará no ar, transmitindo informação relevante e útil.

Mesmo que seu público não tenha acesso ao computador o dia todo para acessar sua Web Rádio, você pode criar um aplicativo próprio para smartphone. Assim, sempre que quiser, o seu mais novo ouvinte estará a um clique de distância de conteúdo de qualidade.

Vantagens para sua empresa

Adotando uma estratégia para transformar seus leitores em ouvintes, aumenta-se a quantidade de pessoas que consomem o que você produz, e o engajamento do público cresce proporcionalmente.

É interessante notar que você não precisa de muito tempo para gravar um áudio ou para produzir um programa para a web rádio. Em comparação com as horas gastas para estruturar, criar e revisar um texto de qualidade, o universo dos conteúdos em áudio é muito mais prático e dinâmico. Por exemplo, para narrar um texto que levou duas horas para ser produzido, leva-se em torno de dez minutos.

Disponibilizar informação em várias mídias gera uma proximidade com seu público muito maior. Ele está com você no seu site, na sua web rádio, no seu aplicativo. O conteúdo é consumido no carro, no trabalho, durante a arrumação da casa e o passeio com o cachorro. Você está trazendo informações de qualidade em todos os momentos importantes da vida dele, e transformando as tarefas desagradáveis e o trânsito em momentos de aprendizado e conhecimento.

Vantagens para seu cliente

Muitas pessoas costumam salvar artigos interessantes para ler depois, e acabam nunca acessando aquele site novamente. As exigências de mercado, as necessidades da família e dos filhos, o investimento na carreira e os estudos diminuem consideravelmente o tempo disponível para leitura. Quando há um horário vago, normalmente as pessoas estão cansadas demais para fazer qualquer coisa.

O áudio, por permitir que diferentes tarefas sejam realizadas enquanto se consome o conteúdo, entra em cena para reverter essa situação. O seu público passa a ter algo útil para se concentrar durante as tarefas rotineiras e o trajeto até o trabalho.
A sua plataforma também irá facilitar a vida das pessoas com deficiência visual. Não é agradável ter que ouvir artigos numa voz robótica e sem emoção. Até mesmo textos excelentes podem se tornar maçantes quando consumidos dessa forma. Disponibilizar suas matérias e artigos em áudio com uma voz humana fazendo a narração é uma forma de se destacar no mercado para os deficientes visuais.

Não se esqueça da divulgação!

Criar uma web rádio não é a solução dos seus problemas: a divulgação é. Compartilhe a novidade em todas as redes sociais, use o sistema de anúncios do Facebook, compartilhe sempre o link da sua rádio online nos meios onde sua empresa está visível, deixe o link num cartão de visitas, troque divulgação com outros sites, não menospreze o poder do marketing nesse momento tão crucial.

Vamos começar? Faça um teste grátis e crie sua rádio online agora mesmo, clicando aqui.