Dicas BRLOGIC

Maneiras de envolver os ouvintes e torná-los fiéis

Maneiras de envolver os ouvintes e torná-los fiéis

Tanto as pequenas quanto as grandes rádios podem sofrer com a dificuldade em envolver os ouvintes, que parecem surgir e depois desaparecer com a mesma rapidez. Por isso, reunimos aqui 5 dicas para gerar engajamento e fidelização para sua audiência.

Conseguir novos ouvintes e ainda despertar a vontade de fazê-los querer voltar a ouvir a sua rádio é uma habilidade que nem todos conseguem colocar em prática. Se você também tem esse desejo de fidelizar seus ouvintes para que eles se tornem uma audiência fixa, confira as dicas a seguir!

Escolha bons locutores para sua rádio

Os locutores são, na maioria das vezes, os astros das emissoras de rádio. Como porta-vozes da emissora para a audiência, é importante que tenham uma personalidade carismática, além de boa performance vocal.

Um locutor não pode demonstrar desânimo, aborrecimento ou falta de vontade durante uma apresentação. É fácil para um ouvinte perceber quando um programa é feito com falta de vontade ou de forma desanimada. Isto é um dos grandes motivos da falta de engajamento de um programa e sem dúvida os ouvintes começarão a procurar alternativas.

Bons profissionais sabem envolver o público e falam o necessário, sem enrolação e com muita simpatia. Pode apostar que o seu público vai sentir uma grande diferença se você investir em locutores capacitados!

Gere conteúdo adequado ao seu público

Poucas coisas são mais frustrantes para a audiência do que a quebra da expectativa. Portanto, é importante que a grade de programação da sua rádio leve em consideração o que a sua audiência espera escutar na sua emissora, naquele horário.

Decidir a grade de programação da rádio é uma tarefa que pode ser um pouco complexa no início, mas existem algumas dicas preciosas para criar a grade de programação da sua rádio e escolher que conteúdo transmitir.

Para começar, você precisa descobrir quem é sua audiência. Faixa etária, classe social, gênero… quanto mais informações, melhor. Conhecendo a sua audiência, você conseguirá criar uma grade de programação que a agrade.

Pense também no horário de cada programa. Quando a sua audiência está mais propícia a escutar músicas? Quando ela precisa ser atualizada com informações sobre o trânsito, previsão do tempo e demais notícias? Tudo isto precisa ser levado em consideração.

Inserir programetes e campanhas ao longo da sua programação também é uma boa prática. Os programetes são áudios curtos de conteúdo informativo, e podem ter temas diversos. Previsão do tempo, horóscopo, notícias rápidas e dicas de saúde são alguns exemplos.

Conteúdo para o site da rádio

A criação de conteúdo ganha muito mais força quando unida ao site da sua rádio, pois a internet é o terreno ideal para engajamento entre diferentes plataformas. Por isto, desenvolver conteúdos que vão além dos programas de rádio em si são uma ótima maneira para conseguir atingir ainda mais pessoas que podem ser futuros ouvintes da sua rádio!Site para emissoras de rádio

Mantenha sua rádio presente em diferentes mídias

Uma emissora de rádio é caracterizada pela transmissão de áudio, é verdade. Mas em um mundo tão diversificado como o atual, é importante que você esteja presente em várias mídias ao mesmo tempo.

O básico é divulgar a sua rádio nas redes sociais. Você não precisa estar presente em todas elas, mas mantenha uma boa atividade nas redes que são mais utilizadas pelos seus ouvintes!

Outra boa alternativa é disponibilizar os programas de entrevistas e talk shows no formato de podcast. É só gravar o programa, hospedá-lo em um serviço de streaming e disponibilizar o podcast no site da sua emissora.

Faça promoções para seus ouvintes

Convidar a sua audiência para participar de promoções é uma das formas mais usadas pelas rádios para engajar seus ouvintes, e é uma ótima alternativa de começar o trabalho de fidelização desde o começo.

Se a sua rádio está há pouco tempo no mercado, essa é uma alternativa que gera ótimos resultados! Realizando promoções na sua rádio, tanto a emissora quanto os ouvintes sairão ganhando. Isto porque a rádio irá conquistar mais pessoas e engajá-las, enquanto sua audiência ficará contente com os prêmios.

Fazer promoções em diferentes canais também é uma boa opção, principalmente se você estimular a sua audiência a interagir entre estes diferentes canais. Lançar uma promoção em uma rede social e divulgar o resultado durante a transmissão ao vivo é uma estratégia boa para manter seus ouvintes sempre ativos.

O grande diferencial aqui é não fazer a promoção somente para premiar o ouvinte. Tente gerar um engajamento, fazendo da promoção um motivo para o seu ouvinte falar com a sua rádio. Em vez de só pedir os dados, como nome e telefone, que tal pedir para ele bolar uma frase engraçada sobre algum tema do momento, por exemplo, e então veicular as melhores na transmissão? As possibilidades são infinitas!

A rádio precisa ter uma boa presença online

Como mostramos ao longo de todo o texto, a internet e a rádio estão intimamente ligadas. Uma rádio que não faz bom uso das ferramentas da internet raramente terá uma boa performance com a audiência.

Mas esta presença não se resume apenas às redes sociais e a um site. Uma boa presença na internet significa ter a transmissão da sua emissora disponível também online, além de ter um aplicativo da sua rádio para smartphones Android.

Nem sempre um potencial ouvinte terá disponível um aparelho de rádio disponível, mas é muito provável que ele tenha um celular conectado à internet. Por isto, uma emissora não se pode dar ao luxo de não ter a sua transmissão disponível online. Se a sua emissora estiver fora da internet, seu ouvinte irá procurar uma emissora concorrente, simples assim.

O mesmo se aplica à qualidade do serviço de streaming que irá disponibilizar a sua transmissão na internet. A emissora precisa de um serviço estável, com qualidade, e que esteja sempre à disposição para resolver qualquer problema.

Por isto, convidamos você a utilizar a plataforma para emissoras de rádio da BRLOGIC. A plataforma oferece ferramentas completas, como transmissão ao vivo e sob demanda, site para emissoras de rádio, aplicativos para smartphones, construtor de players personalizados e muito mais.

O melhor? Você pode criar a sua rádio agora mesmo e testar o sistema por 7 dias, de forma totalmente gratuita e sem compromisso. É só criar a conta da sua rádio aqui, ativar a rádio através do seu email e pronto. Não perca esta oportunidade!

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

Adicionar comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Receba as novidades
Cadastre seu e-mail e fique por dentro das principais novidades
Informe seu melhor e-mail


    Ao informar seu e-mail no formulário de cadastro para recebimento de newsletter, você concorda em receber nossas novidades, promoções e sugestões de conteúdos.

    Custo benefício

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-17T12:18:45-03:00

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    A melhor empresa

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T10:54:15-03:00

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Qualidade e confiança

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T16:50:29-03:00

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
    5
    3
    Blog da BRLOGIC