Maneiras de envolver seus ouvintes e torná-los fiéis

Maneiras de envolver seus ouvintes e torna-los fiéis

Saber como envolver seus ouvintes para que eles queiram voltar a sintonizar na sua estação outras vezes não é uma tarefa tão difícil quanto possa parecer. Talvez seja unanimidade entre os donos de rádio a vontade de conquistar cada vez mais ouvintes e torná-los fiéis.

Conseguir novos ouvintes e ainda despertar a vontade de fazê-los querer voltar a ouvir a sua rádio é uma habilidade que nem todos conseguem colocar em prática. Se você também tem esse desejo de fidelizar seus ouvintes para que eles se tornem uma audiência fixa, confira as dicas a seguir!

⦁ Escolha bons locutores para sua rádio

Um locutor que tenha uma voz marcante é facilmente reconhecido, podendo se tornar uma forte referência de um programa. Portanto a primeira dica é contratar bons locutores que tenham desenvoltura e saibam cativar seu público, independentemente dos tipos de programa que são transmitidos na sua rádio.

Locutores muito desanimados ou que aparentam estar aborrecidos e sem vontade para apresentar os programas não são muito agradáveis de se ouvir, logo pode ser péssimo para a sua rádio ter pessoas assim na sua equipe. Isso pode desestimular a sua audiência e isso definitivamente o fará perder ouvintes.

Bons profissionais sabem envolver o público e falam o necessário, sem enrolação e com muita simpatia. Pode apostar que o seu público vai sentir uma grande diferença se você investir em locutores capacitados!

⦁ Gere conteúdo adequado ao seu público

Não tem nada mais chato que o ouvinte esperar algo da sua programação e ao sintonizar ouvir coisas totalmente diferentes do que seria a proposta da sua rádio. Criar conteúdos adequados e que estejam de acordo com o nicho da sua estação é essencial e isso ajuda a formar a identidade da sua rádio.

Quando um ouvinte sintoniza na sua rádio não é somente por gostar das músicas, mas por que também se identificam com o tipo de conteúdo que a sua programação oferece. Muitas vezes o conteúdo musical pode ser acompanhado por outros meios, e o que realmente irá diferenciar a sua rádio das demais é o conteúdo personalizado para seu nicho. Um programa diário com um ou mais locutores que sejam reconhecidos pelos seus ouvintes é uma das maneiras mais eficazes de prender a atenção da audiência. Isto gera um laço de intimidade que não é quebrado facilmente.

A criação de conteúdo ganha muito mais força quando unida a um site ou blog, pois a internet é o terreno ideal para isso e você ainda vai ter a oportunidade de aumentar seu alcance. Desenvolver conteúdos que vão além dos programas de rádio em si são uma ótima maneira para conseguir atingir ainda mais pessoas que podem ser futuros ouvintes da sua rádio!

⦁ Invista em outras mídias

Não é por que a sua área é a rádio que você vai se limitar apenas à esse ambiente. Há diversas possibilidades para além do streaming de áudio! A tecnologia trouxe consigo muitas maneiras para você conseguir engajar um maior número de pessoas.

Dá para transmitir os programas em tempo real com uma câmera no estúdio, postar fotos e vídeos curtos nas redes sociais para que seu público acompanhe os bastidores da produção de cada programa, entre muitas outras formas de aproximar seu público.

Se um programa possui uma grande audiência, por que não disponibilizá-lo como podcast, para que possa ser escutado pelo seu ouvinte a qualquer hora? As campanhas de publicidade podem inclusive serem mantidas, o que é um argumento a mais para conseguir patrocinadores. Afinal, o spot do seu patrocinador será veiculado na transmissão AO VIVO, e também no podcast.

A rádio tradicional teve que se reinventar para não perder seu lugar no mercado, quem não consegue acompanhar pode ter dificuldades em manter sua audiência. A rádio americana KEXP é um exemplo disso, eles recebem bandas que tocam ao vivo e entre as músicas acontece um bate papo com os artistas, depois todas as sessões são disponibilizadas em seu site e no Youtube, por exemplo.

Um exemplo nacional muito bacana é a Rádio Conectados, que trabalha exclusivamente na web e possui uma programação extremamente completa, com diversos artistas convidados frequentemente e com presença em praticamente todas as redes sociais. – Em Rádio Conectados radioconectados.com.br.

⦁ Faça promoções para seus ouvintes

Convidar a sua audiência para participar de promoções é uma das formas mais usadas pelas rádios para engajar seus ouvintes, e é uma ótima alternativa de começar o trabalho de fidelização desde o começo. Se a sua rádio está há pouco tempo no mercado, essa é uma alternativa que gera ótimos resultados! Realizando promoções na sua estação tanto a rádio quanto os ouvintes sairão ganhando, a rádio por conquistar mais pessoas e engajá-las e o público, que tem a chance de ganhar prêmios.

Fazer promoções em diferentes canais também são boas opções, uma vez que o ouvinte poderá decidir qual promoção e como quer participar. Algumas rádios fazem promoções somente através de ligação e outras por meio da interação em redes sociais, são diferentes possibilidades e você terá resultados muito positivos.

O grande diferencial aqui é não fazer a promoção somente para premiar o ouvinte. Tente gerar um engajamento, fazendo da promoção um motivo para o seu ouvinte falar com a sua rádio. Em vez de só pedir os dados, como nome e telefone, que tal pedir para ele bolar uma frase engraçada sobre algum tema do momento, por exemplo, e então veicular as melhores na transmissão? As possibilidades são infinitas!

⦁ Incentive o engajamento do seu público

E já que tocamos no assunto, engajar o seu público é uma das melhores maneiras para envolver seus ouvintes e assim conseguir uma aproximação, encurtando o caminho para torná-los ouvintes fiéis da sua emissora de rádio. Se o seu público estiver engajado tenha certeza que haverá grandes chances de aumentar a audiência, pois a melhor propaganda é o boca-a-boca.

Aproveite o que estiver à sua disposição para atingir o maior número de pessoas possível e garantir que elas permaneçam fiéis à sua rádio. Atualmente são as redes sociais as responsáveis por permitir a interação com o público de forma rápida e eficaz, fazendo sua audiência se sentir mais valorizada.

Traçar estratégias para usar as redes sociais à seu favor podem aumentar muito o engajamento do público da sua rádio, já que as mídias sociais propagam informações de forma instantânea e alcançam até milhões de pessoas em pouco tempo.

Dica bônus: Faça enquetes para saber mais sobre o seu público

E esse é um ponto muito importante, mostrar aos ouvintes que suas opiniões e desejos são levados em consideração vai fazer com que a sua estação seja muito bem vista. As enquetes são um jeito de entender melhor o que seu público espera da sua rádio e assim fazer possíveis mudanças.

Elas podem ser pequenas e com perguntas simples ou mais elaboradas e com perguntas mais específicas, mas ambas têm a mesma importância para conhecer sua audiência. Mesmo que os resultados das enquetes sejam negativos, isso é um bom sinal, já que assim você vai compreender que algumas coisas não estão boas e fará as modificações necessárias.

Para que sua emissora de rádio cresça cada vez mais o público é a base para chegar aos seus objetivos, e saber as maneiras de envolver seus ouvintes e torná-los fiéis ajuda muito na sua trajetória até ser uma grande rádio!

Pronto para iniciar a sua web rádio e conquistar seus ouvintes, tornando-os fiéis? Inicie um teste grátis conosco clicando aqui.