Dicas BRLOGIC

O que é um podcast? E como ele pode expandir o alcance da sua rádio

Há pouco mais de 10 anos, quando o podcast começou a se popularizar no país, o jeito mais fácil de explicar para um leigo o que é exatamente um podcast era: “é como um programa de rádio, só que na internet”. Trazendo uma definição mais técnica: podcast é uma série episódica de arquivos de mídia que podem ser baixados. O termo surgiu nos EUA, em 2004, da junção das palavras iPod (player de MP3 mais popular da época) e broadcast (transmissão de rádio ou TV).

 

De lá pra cá a chamada “podosfera” cresceu não só em número mas em variedade de podcasts diários, semanais, mensais ou sem qualquer regularidade. O formato também se popularizou bastante porque, antes do streaming se popularizar, nem todo mundo tinha fácil acesso às altas velocidades da internet banda-larga. Por isso, baixar um podcast para ouvir nos celulares e MP3 players era  muito mais fácil. Prática que perde cada vez mais espaço já que hoje em dia é muito mais fácil simplesmente “dar um play”.

Com possibilidades infinitas de temas, os podcasts podem ser educativos, informativos, humorísticos ou de qualquer tipo. E quanto à duração? Desde bate-papos rápidos de cinco, dez, quinze minutos até profundas discussões de duas, três, quatro horas.

Como dá para perceber, um podcast não é limitado por definições de frequência, duração ou temática. Muita gente encara ele como um blog, que também não precisa se prender a nenhuma destas categorias. Mas isso não significa que estes aspectos não vão afetar o produto final. Se você lança um podcast a cada dois meses fica bem fácil de ser esquecido na imensidão da rede. E se o tema é chato, a edição não é boa ou a conversa não anda é bem possível que os ouvintes desistam na metade.

[[newsletter]]

No caso de quem já possui uma rádio, contudo, o contexto muda. Há quem erroneamente pense que uma mídia naturalmente acabe concorrendo com a outra, mas o que acontece é justamente o contrário: Elas se complementam. Isso acontece justamente por causa das diferenças entre um programa comum de rádio e um podcast previamente gravado e editado. Enquanto um programa de rádio se destaca pela instantaneidade e a possibilidade de uma programação ao vivo, um podcast traz muito mais preparação antes de seu lançamento, então vale a pena apostar nesta característica.

A boa notícia é que a ferramenta podcasts funciona há algum tempo para o site administrável dos clientes BRLOGIC. Identifique como os pontos fortes (aprofundamento nos temas, edição do áudio e possibilidade de gravar com antecedência) podem ser aplicados na sua rádio. Se interessa em explorar ao máximo este recurso? Nós temos algumas ideias:

  • Se você entrevistou alguém e o papo foi longe, pode passar uma parte da entrevista na programação e disponibilizá-la na integra em forma de podcast
  • Se a rádio é educativa, um podcast é a maneira ideal de aprofundar um tema complexo
  • Não importa o tema, o podcast é o melhor lugar para um debate estilo mesa redonda mais profundo e sem interrupções 

Como já foi dito em outros posts aqui no blog: não se prenda, aproveite a liberdade que o meio traz, mas não use isso como desculpa para qualquer coisa.  As possibilidade são muitas, mas é sempre importante ressaltar que o podcast perde a instantaneidade do ao vivo, então use-o com parcimônia. Prontos para explorar esta ferramenta?

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

Adicionar comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Receba as novidades
Cadastre seu e-mail e fique por dentro das principais novidades
Informe seu melhor e-mail


    Ao informar seu e-mail no formulário de cadastro para recebimento de newsletter, você concorda em receber nossas novidades, promoções e sugestões de conteúdos.

    Custo benefício

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-17T12:18:45-03:00

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    A melhor empresa

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T10:54:15-03:00

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Qualidade e confiança

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T16:50:29-03:00

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
    5
    3
    Blog da BRLOGIC