Os 94 anos do rádio no Brasil

aniversario-transmissao-radio

E foi exatamente para comemorar os cem anos do brado da independência de Dom Pedro I que o então presidente Epitácio Pessoa falou à nação por meio da inovadora tecnologia de transmissão radiofônica. Na época, o transmissor de 500 watts da empresa norte-americana Westinghouse foi instalado no topo do Corcovado, no Rio de Janeiro (que ainda era capital do país, na época). E apesar de apenas 80 aparelhos receptores (todos dentro da cidade) terem recebido o discurso neste dia, a tecnologia passou a crescer rapidamente nos anos seguintes.

Foi só em 1931, sob o comando de Getúlio Vargas, que as chamadas atividades de radiofusão foram regularizadas no Brasil. A rádio no país cresceu de maneira vertiginosa desde então e essa história tem marcos negativos, como as censuras nos anos 1930 e também na época da ditadura militar, mas tem marcos positivos como a primeira transmissão de uma copa do mundo, em 1938.

A tecnologia evoluiu, passou pelo AM, FM e digital e a bola da vez são as web rádios, que trazem a instantaneidade das transmissões de rádio acompanhadas da qualidade do streaming e da onipresença da internet. E nesta era de volta às origens, em que uma rádio online está ao alcance de qualquer um que esteja disposto a assumir esta responsabilidade, todo mundo que de algum modo colabora com este meio pode comemorar.