Dicas BRLOGIC

Os melhores fones de ouvido para estúdios de rádios – Parte 2

Os fones de ouvido fazem parte da lista de equipamentos essenciais de todo estúdio de rádio. Um fone de ouvido para um estúdio deve ser confiável, confortável, durável, e é claro, estar dentro do orçamento. Neste post iremos sugerir os melhores modelos de fones de ouvidos para estúdios de rádios e web rádios.

Na primeira parte deste artigo falamos sobre os tipos de fones de ouvido e explicamos o que faz um fone ser indicado ou não para ser utilizado em um estúdio de rádio. Agora que você já entende o básico sobre os tamanhos e tipos de fones de ouvido, vamos finalmente para a nossa lista!

Nós nos baseamos em 3 itens que julgamos primordiais: Qualidade de construção, fidelidade sonora e preço.

E lembre-se! Esta lista é a nossa escolha, porém há uma infinidade de modelos disponíveis no mercado, cada um com características próprias e que podem se adequar mais a sua realidade. Por isto, só há uma regra que deve ser seguida em qualquer ocasião: Pesquise muito antes de comprar!

A lista não está em ordem de prioridade. Todos os 6 fones são ótimos, e a escolha entre um ou outro modelo deverá ser feita baseado na sua necessidade. Vamos lá:

AKG – K-52 Over Ear – Como o próprio nome sugere, ele é um circunaural, ou seja, um dos “grandões” que envolvem toda a orelha. Mesmo sendo um fone fechado possui uma resposta de frequência muito equilibrada, sendo uma ótima escolha para estúdios de rádios. Você não terá problemas de vazamento de som com ele, o que é mais um ótimo ponto positivo. E de quebra, por ser um circunaural, é extremamente confortável e aguenta tranquilamente várias horas de uso. Nós temos um aqui no nosso estúdio da BRLOGIC e o pessoal simplesmente adora! Ele é um dos fones mais baratos usados em estúdio, mas não se engane pelo seu preço. Ele briga com os grandes de igual para igual!
Preço: Entre R$220,00 e R$280,00.

akg k52

Superlux – HD 681 – Este é um player novo no mercado. A Superlux é uma marca chinesa que está tentando – E tem conseguido – ter participação no mercado ocidental. O HD 681 é um fone que trilha o mesmo rumo dos clássicos da AKG, e faz isto muito bem. O visual é bem parecido com o AKG K240 MKII, um outro fone de ouvido exemplar, que só não entrará nesta lista por uma questão de espaço! O Superlux HD 681 não é tão equilibrado quanto o anterior da nossa lista (AKG K-52), dando ênfase nas frequências mais agudas, porém possui uma definição incrível. Arriscamos dizer que há poucos, se não nenhum outro fone de ouvido nesta faixa de preço com tamanha definição. Mas cuidado! Por ser um fone de ouvido aberto, não possui um isolamento acústico muito bom e há um vazamento de áudio considerável. Seu conforto também não é dos maiores e o acabamento não é exemplar. Também recomendamos o uso de um amplificador de fone de ouvido, porque ele não é dos mais fáceis de se empurrar. É uma ótima opção para quem tem um orçamento limitado, mas tenha cautela.
Preço: Entre R$150,00 e R$200,00 no mercado nacional.

Superlux HD 681

Audio-Technica – ATH-M20x/ATH-M30x/M40x/M50x – São 4 fones da mesma linha da Audio-Technica, uma marca para lá de conceituada. Resolvemos listar os 4 fones porque são muito similares. O ATH-M20x é o mais barato dos 4, e o ATH-M50x é o mais caro. E eles ficam melhores conforme o preço aumenta, acredite. De forma resumida são fones fechados, com isolamento acústico excelente e com uma forte ênfase nos graves. Justamente por isto é também conhecido por ser bem “queridinho” entre os DJs. Há quem diga que esta ênfase nos graves acaba abafando demais as outras frequências. Para estúdios com grande movimentação de pessoas ou para locuções em locais abertos, é excelente! E é claro, se você gosta de uma pegada mais grave, é a escolha óbvia.
Preço ATH-M20X: Entre R$350,00 e R$450,00
Preço ATH-M30X: Entre R$450,00 e R$600,00
Preço ATH-M40X: Entre R$450,00 e R$650,00
Preço ATH-M50X: Entre R$800,00 e R$1200,00

Audio Technica ATH M20X/M30X/M40X/M50X

Shure – SRH-240/SRH-440/SRH840 – Não precisamos introduzir a Shure para ninguém, certo? Extremamente conceituada como fabricante de microfones, também já tem fama por seus In-Ears espetaculares. Porém a linha de headphones não fica para trás! Aqui, usamos o mesmo artifício usado anteriormente com a Audio Technica, apresentando uma linha inteira de fones de ouvido. A linha SRH-x40 da Shure caiu no gosto dos audiófilos, e isso já deveria ser mais do que suficiente para justificar sua compra de um destes circunaurais. Porém combinam ainda mais com estúdios de rádios devido a sua construção robusta e design discreto. A resposta de frequência extremamente equilibrada combinada com um design fechado alia tudo o que um radialista mais quer: fidelidade, robustez e isolamento acústico. Não é o fone mais confortável do mundo, mas ainda assim é uma escolha excelente.
Preço SRH-240: Entre R$350,00 e R$500,00
Preço SRH-440: Entre R$500,00 e R$750,00
Preço SRH-840: Entre R$950,00 e R$1500,00

Shure SRH 240/440/840

Sennheiser – HD-280 Pro – A Sennheiser é uma fabricante alemã de equipamentos de áudio. Fones de ouvido, microfones, amplificadores… a lista não acaba! Fabricante do mais caro melhor fone de ouvido do mundo, o Orpheus, a Sennheiser pode se orgulhar de ter no currículo vários dos melhores e mais populares fones de ouvido já lançados. O HD-280 Pro é uma tentativa – Bem sucedida, por sinal – da marca retomar o espaço dentro de estúdios de gravação, ambiente em que já teve hegemonia. De design fechado, robusto, confortável e capaz de durar anos aguentando pancadas, é uma ótima escolha… …isto se você gosta da Sennheiser. O áudio é equilibrado, mas acompanha o famoso “Sennheiser veil”, uma característica presente em praticamente todos os fones da marca. De forma bem resumida, o Sennheiser Veil se caracteriza por uma contração numa faixa específica das frequências mais agudas. Há quem defenda (Eu sou um!), argumentando que o som mais abafado priorize longas sessões de uso, e há quem critique, argumentando que esta característica acaba por tirar parte do “brilho” das gravações. De certa forma, os dois argumentos estão corretos. Polêmico, este é um dos vários fones de ouvido da marca que divide opiniões. Se há um consenso em relação a este fone, é que ele irá te mostrar a verdade. Se a mixagem da gravação não for das melhores, isto ficará claro.
Preço: Entre R$650,00 e R$800,00

Sennheiser HD 280 PRO

Koss – Porta Pro – Esse é provavelmente o fone mais conhecido e amado dos músicos brasileiros, e provavelmente o modelo mais vendido desta lista aqui nas terras tupiniquins. Equilibrado, com um leve incremento nas frequências mais graves, de tamanho Supra-Aural (Aquele que fica em cima da orelha, estilo Beats) e com uma nitidez muito boa pelo preço, é a opção “sem erro” da lista. Sério, pode perguntar a qualquer músico ou radialista com algum tempo de estrada que eu garanto que serão só elogios. Justamente devido a sua popularidade, um número incontável de versões falsificadas está disponível no mercado. Cuidado! Estas versões falsificadas não entregam uma fração da qualidade do Koss Porta Pro original, e são decepção garantida.
As espumas também tendem a se desgastar com o tempo, mas substitutas são encontradas facilmente.
Preço: Entre R$300,00 e R$450,00
Ps: Cuidado com as falsificações!

Koss PortaPro

Sony – MDR 7506 – Se o Koss Porta Pro é o mais conhecido no Brasil, o Sony MDR 7506 é provavelmente o mais conhecido internacionalmente. No mercado desde 1991, este headphone tem lugar garantido em diversos estúdios mundo a fora. E não é para menos! Equilibrado, fiel, extremamente confortável, robusto e com um ótimo isolamento acústico, é difícil encontrar um defeito que salte aos olhos. Com exceção talvez do seu cabo espiralado, mas é uma questão de gosto. De todo modo, este é um dos fones de maior sucesso de toda história, e vale a pena o investimento.
Preço: Entre R$500,00 e R$ 750,00

Sony MDR 7506

Conclusão:

É difícil escolher um modelo específico da lista acima. Todos são ótimas opções e a escolha entre um ou outro deverá ser individual, colocando os pontos positivos e negativos em uma balança, e é claro, analisando a preferências e realidades de cada radialista e estúdio.

Se você está em dúvida e este será o seu primeiro fone de ouvido para um estúdio de rádio, recomendo o AKG K-52 devido a sua característica equilibrada e ótimo custo benefício. Já se você gosta dos clássicos, as opções certas são o Sony MDR-7506 ou o Koss PortaPro, e você deverá se basear pela assinatura sonora e isolamento acústico, que são as principais características que os diferem. Para os que gostam de arriscar e querem conhecer algo novo, o Superlux HD 681. Se a sua preferência é um som mais calmo e que priorize diversas horas no estúdio, o Sennheiser HD 280 Pro provavelmente será a escolha. Para os extremamente exigentes, que querem tirar cada micro detalhe de uma gravação, a linha da Shure é a que melhor se adapta. Por fim, se você gosta de música eletrônica ou qualquer outro estilo focado nos graves, a linha da Audio Technica será a escolha perfeita.

Lembrando também que estes não são nem de longe os únicos modelos que podem ser utilizados em estúdios! Você pode e deve experimentar novas opções sempre que tiver a oportunidade. Algumas marcas bem conceituadas e que possuem ótimos modelos são Sennheiser, Shure, AKG, Audio Technica, Grado, Beyer Dynamic e Denon, por exemplo. Marcas novas, como Superlux e KZ estão virando o mercado de pernas para o ar, então fique atento!

Espero que este artigo tenha ajudado você a conhecer um pouco mais sobre as características e modelos disponíveis deste tipo de equipamento, que muitas vezes é deixado de lado na hora de montarmos um estúdio para rádio. Se você utiliza algum modelo não listado aqui, deixe a sua recomendação nos comentários! Com certeza os demais leitores do nosso blog agradecerão. 🙂

E se você ainda não leu a primeira parte deste post, clique aqui para conferir! Nele nós dissecamos as características dos fones de ouvido, e explicamos o que faz ou não um fone ser recomendado para um estúdio.

Agora que você já sabe tudo de fone de ouvido, está na hora de dar o próximo passo e aprender tudo sobre os microfones! É só clicar aqui para conferir o nosso post.

Pensando em colocar a sua rádio na internet? Que tal fazer um teste sem compromisso por 7 dias de forma inteiramente gratuita na melhor solução para emissoras e web rádios? É só acessar https://www.brlogic.com/web-radio, inserir o seu e-mail e pronto! Você terá acesso a um site administrável completo, Auto Dj, transmissão AO VIVO e diversos outros recursos exclusivos. Confira!

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

7 comentários

Clique aqui para escrever um comentário

  • Bom dia. Uma dúvida, compensa compra um fone fechado para mixagem e masterização e claro, depois investir em monitores ou seria melhor já comprar um fone semi aberto??? Pelas minhas pesquisas, um semi aberto é melhor, mais flat que os fechados, mas precisa de um ambiente sem nenhum ruido. Estou em duvida entre um ATH-M20x (fechado) e um AKG k240 mkii (Semi-Aberto) ou um Super Lux hd681 (Semi-Aberto e um pouco mais em conta)

    • Oi Régis! Tudo certo?
      Adorei a sua pergunta!
      A resposta depende de algumas coisinhas… olha só:
      Por experiência própria, eu só compraria um fone aberto ou semi-aberto em caso de ter um ambiente controlado. E olha que eu amo os fones abertos/semi-abertos! Já tive um AKG k240 mkii que adorava, um Sennheiser HD 518 para audições sem compromisso, e atualmente ainda tenho um AKG Q701 Quincy Jones, que já não uso tanto. Todos abertos, e todos os 3 com uma performance surpreendente. Entretanto, ao longo dos anos, notei que a performance deles cai bastante em ambientes com ruído. E não precisa de muito ruído para isto acontecer, viu? Em situações em que eu preciso de uma maior sensibilidade, até o ruído do computador chega a interferir. Já quando eu estou no nosso estúdio, aí é perfeito. Eu uso o Q701 sem pensar duas vezes.
      Como preciso fazer muitas edições fora do estúdio, hoje tenho um Sennheiser HD 598CS para uso pessoal e um AKG k52 para uso compartilhado aqui no escritório, ambos fechados. Te digo que foi a melhor escolha. O Sennheiser não é um fone “flat”, mas para as minhas necessidades atende super bem.
      Eu já tive a oportunidade de usar os 3 modelos que você citou. Deles, na minha opinião, o superlux é o que é menos “flat”, mas ao mesmo tempo tem um custo x benefício sensacional. É inacreditável o que este fone faz pelo preço.
      Um outro detalhe importante que você deve levar em consideração é qual vai ser o seu foco de edição. Será para locuções mesmo? Neste caso, é importante investir num fone flat. Será para música? Qual estilo? É um estilo que pede um pouco mais de bass? Ou é um acústico, que pede um detalhamento nos médio/agudos um pouco maior? Tudo isto é importante para decidir qual será o seu fone. De todo modo, os 3 modelos que você citou são ótimos, e não irá se arrepender independente de qual for a sua escolha. Levantei estas dúvidas extras apenas para tentar otimizar ainda mais a sua pesquisa. 😉
      De todo modo, acredito que o fone fechado + monitores no futuro seja uma boa opção.
      Forte abraço!

    • Olá, Marcelo!
      São ótimos fones de ouvido! Acredito que nesta faixa de preço seja um dos melhores custo x benefício. Se você procura um fone flat, é a escolha certa.

Custo benefício

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-17T12:18:45-03:00

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

A melhor empresa

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Carlos Garcia
Rádio DPK

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T10:54:15-03:00

Carlos Garcia
Rádio DPK

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Qualidade e confiança

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T16:50:29-03:00

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
5
3
Blog da BRLOGIC