Dicas BRLOGIC

Por que a internet e a rádio são complementares?

Você sabia que a internet e a rádio são complementares? Esses dois veículos de comunicação podem atuar juntos para potencializar ainda mais o sucesso de sua empresa!

A comunicação sofreu uma grande revolução no último século. E hoje, é necessário adaptar os serviços para lidar com um novo universo: o virtual. Mas como a internet e a rádio são complementares?

Embora sejam de épocas completamente diferentes, esses dois serviços têm mais em comum do que você consegue perceber a princípio. E por isso mesmo é possível combinar os dois veículos para potencializar o seu trabalho.

Nesse artigo explicaremos como a internet e a rádio são complementares, e como você pode utilizar os dois serviços em conjunto para entregar um resultado ainda melhor aos seus clientes.

Como a internet e a rádio podem ser combinadas?

Com a expansão da internet e todos os serviços que ela popularizou, as rádios passaram a não depender mais de sua estrutura original para funcionar.

Prova disso é a possibilidade de disponibilizar a sua estação em um serviço de streaming, por exemplo. Assim você aumenta o acesso, e permite que as pessoas usufruam do seu conteúdo através dos mais variados dispositivos!

Portanto, podemos dizer que com a relação entre a internet e a rádio, os programas radiofônicos passam a ser, na verdade, entretenimento via áudio. E podemos incluir nesse meio até mesmo os famosos “podcasts”.

Então, não existe mais a necessidade e dependência de um aparelho específico (o rádio) para que as pessoas ouçam o seu conteúdo. Tudo o que você e seus ouvintes precisam é de acesso à internet.

Os benefícios da internet para as emissoras de rádio

A grande questão que torna a relação da internet e a rádio importante e complementar é a interação com o público. As rádios sempre tiveram um único canal de comunicação: o telefone.

Para pedir uma música, mandar um recado ou concorrer em uma promoção, era necessário que o ouvinte ligasse para o veículo, e então passasse os seus dados.

Com a chegada da internet, podemos dizer que os laços entre a audiência e a rádio foram estreitados. Isso porque é possível manter facilmente um contato com o público através da web, seja pelas redes sociais ou por seu próprio site!

Melhor interação entre audiência e emissora de rádio

Através da interação gerada pela internet e a rádio em combinação, você garante aos seus ouvintes um atendimento exclusivo, personalizado e único. É a oportunidade que você tem de reforçar a identidade da sua rádio!

Conversar com as pessoas através das redes sociais, promover campanhas e dar brindes, estimulando que os internautas compartilhem, comentem e curtam é o jeito mais eficiente de aumentar também a sua visibilidade!

Aumento dos lucros de uma emissora de rádio através da internet

Podemos citar como um dos benefícios mais interessantes trazidos pela internet para os programas de rádio o aumento dos lucros. Afinal, você pode alcançar um número muito maior de ouvintes!

Eles hoje estão acessando conteúdo através do celular – que todo mundo tem pelo menos 1 – tablets e computadores.

Isso significa que além de ter uma audiência “mais fácil”, você também oferece mais opções de canais para os seus anunciantes, aumentando as chances de parcerias.

Além de veicular as propagandas em sua rádio, você pode ofertar espaços e ações em suas redes sociais, por exemplo!

Estabelecendo a presença de uma emissora de rádio na internet

Agora que você já entendeu qual é a relação direta entre a internet e a rádio, e como elas se complementam, é hora de compreender melhor como manter uma boa presença no universo digital.

É praticamente impossível pensar em fazer a sua rádio crescer e ganhar mais audiência sem incorporá-la ao mundo virtual. Por isso essas dicas vão lhe ajudar a ter ainda mais sucesso.

Ferramentas multiplataforma para emissoras de rádio

É importante pensar em formas de manter a sua rádio acessível em diferentes “ambientes digitais”. Ela precisa funcionar bem em um computador, em uma Smart TV, em um celular e etc.

Então você precisa investir em um bom aplicativo próprio para rádio, e também pensar em como fazê-la funcionar em seu próprio site, deixando o conteúdo sempre disponível para os seus ouvintes.

Emissoras de rádio precisam de um site de qualidade

Ter um site, aliás, com uma plataforma para veicular o seu conteúdo é essencial. Muitas pessoas pensam que apenas utilizar as redes sociais é o suficiente, e embora esse seja um grande suporte, não basta.

Manter um site atualizado, com notícias, promoções, e com a sua rádio rolando é fundamental!

Contar apenas com as redes sociais pode ser um erro, já que o alcance das publicações diminui cada vez mais graças aos chamados “algoritmos” e a tendência é que diminuam mais ainda.

Agregadores de rádio: o que são, e para que servem?

Tanto o streaming como os chamados “agregadores” atuam para aumentar a presença das rádios no universo digital. Os agregadores permitem que a rádio seja compatível com diferentes plataformas!

Assim, você terá muito mais acesso porque as pessoas poderão entrar em seu conteúdo e acessar a sua rádio através dos mais variados dispositivos.

Hoje em dia muita gente utiliza esses serviços, por exemplo, pelo público dos famosos podcasts, que são debates via áudio que podem ser feitos em qualquer lugar, inclusive em casa.

Conheça a internet para aproveitar melhor as vantagens

Quanto mais você conhecer e dominar as ferramentas e possibilidades da internet, melhor será o seu resultado! A verdade é que a internet e a rádio se complementam sim, e juntas podem ser um grande sucesso!

Conheça as possibilidades, crie aplicativos, e faça com que a sua rádio utilize todo o potencial do universo virtual para ter um alcance mais interessante, e conquistar cada vez mais ouvintes.

Hoje em dia é praticamente impossível ter sucesso sem manter uma forte presença digital. Por isso a internet é importante para as rádios! É um jeito de tornar esse veículo mais dinâmico e atual.

Pronto. Agora você já sabe quais são as vantagens, e como a internet e a rádio se complementam. Não deixe de aproveitar esse ambiente tão promissor para tornar os negócios ainda mais lucrativos.

E todo este conhecimento precisa estar aliado a parceiros e serviços de qualidade, que ofereçam as melhores ferramentas que a sua emissora precisa para ter uma boa presença online.

A BRLOGIC oferece um sistema completo para colocar sua emissora de rádio na internet, seja ela FM, AM ou comunitária. Ficou interessado? Então aproveite para testar a plataforma gratuitamente!

É só acessar o nosso site e criar a sua conta para receber 7 dias de uso gratuito e sem compromisso da melhor plataforma online para emissoras de rádio do mundo. Aproveite!

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

Adicionar comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Custo benefício

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-17T12:18:45-03:00

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

A melhor empresa

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Carlos Garcia
Rádio DPK

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T10:54:15-03:00

Carlos Garcia
Rádio DPK

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Qualidade e confiança

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T16:50:29-03:00

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
5
3
Blog da BRLOGIC