Dicas BRLOGIC

Promoção para rádio: como escolher bons parceiros?

Promoção para rádio: como escolher bons parceiros?

Quem nunca parou alguns minutinhos para se cadastrar em um sorteio promovido por uma rádio local? A promoção para rádio é uma excelente maneira de conquistar e fidelizar ouvintes, os estimulando a participar da programação da emissora.

Além de engajar sua audiência atual, uma boa promoção ajudará a divulgar a sua rádio e o produto ou serviço do seu parceiro para outras pessoas.

O que é uma promoção para rádio

Uma promoção para rádio é normalmente uma campanha de divulgação do produto ou serviço de um parceiro, de modo que uma amostra do produto ou serviço deste parceiro seja sorteado entre a audiência da emissora.

Mas para que o resultado desejado seja alcançado, a promoção precisa ser bem planejada e contar com bons parceiros. Antes de tudo, é preciso compreender que a promoção irá beneficiar os 3 lados envolvidos: emissora, parceiro e ouvinte.

A promoção para rádio como estratégia de ganho mútuo

A publicidade tradicional em uma emissora envolve a veiculação dos comerciais em intervalos da programação. Portanto, embora existam maneiras de deixar as campanhas publicitárias mais atrativas, não é surpresa que a atenção dos ouvintes seja menor durante os intervalos de veiculação comercial.

Em contrapartida, a promoção para rádio normalmente é veiculada durante a programação normal da emissora, e conta com a atenção total do ouvinte. Em suma, isto acontece porque a promoção é uma estratégia de ganho mútuo, de modo que cada uma das 3 partes envolvidas são beneficiadas.

Afinal, o ouvinte é beneficiado quando premiado na promoção, enquanto a rádio e o parceiro patrocinador são beneficiados com a divulgação e engajamento.

Dessa forma, criar uma promoção para rádio que seja atraente é uma excelente oportunidade para estabelecer um vínculo mais próximo com seus parceiros e sua audiência.

Como escolher parceiros para as promoções

Uma etapa fundamental para garantir o sucesso de uma promoção para rádio é a escolha do parceiro. O parceiro da sua promoção é quem irá fornecer o item que será sorteado.

Veja algumas dicas para escolher o melhor parceiro de promoção para sua emissora:

O parceiro certo para o programa certo

Antes de escolher o parceiro, compreenda bem a programação da sua rádio e com que tipo de parceria cada programa se beneficiará.

Do mesmo modo, caso um parceiro potencial entre em contato com você sugerindo a criação de uma promoção para seus ouvintes, estude o que está sendo oferecido e em qual programa a promoção irá gerar o melhor resultado.

Indo aos exemplos, se uma banda deseja sortear um ingresso para um show, procure por um programa que toque músicas do mesmo estilo.

Do mesmo modo, se uma automecânica deseja oferecer uma revisão gratuita, uma boa ideia é divulgar a promoção em horários de pico no trânsito ou em qualquer outro programa da sua grade de tenha como público alvo pessoas que tenham um carro.

Torne a promoção atraente para o seu parceiro comercial

Ao procurar parceiros para participar de promoções com você, monte uma proposta atraente e personalizada para cada empresa que for contatada.

Dessa forma, mostre as vantagens em fazer esta parceria com a sua emissora, declarando números de audiências, resultados de promoções anteriores, números das redes sociais e qualquer informação adicional que seja relevante.

Além disso, especifique como a promoção será divulgada e sorteada. Cite em quais programas você irá promover a promoção, quantas vezes por dia e o tempo dedicado por chamada. Por fim, não se esqueça de escolher uma data para o sorteiro e explicar de forma transparente como ele será feito.

Uma boa ideia é divulgar a promoção em outros canais, e deixar isto claro na sua proposta. Cite em quais redes sociais a promoção será divulgada, e em como ela aparecerá no site da sua rádio.

A promoção para rádio ajuda a criar boas relações com possíveis patrocinadores

Se você está tendo dificuldades em encontrar novos patrocinadores para a sua emissora, uma alternativa para iniciar uma relação com um potencial anunciante é propor uma parceria em forma de promoção.

Criar uma promoção para divulgar o produto ou serviço de uma empresa é uma forma de mostrar os benefícios de anunciar na sua rádio.

Em vez de cobrar por um anúncio logo de cara, desenvolva um bom projeto para promover o sorteio em forma de parceria. A empresa fornecerá o item a ser sorteado para os ouvintes, e sua emissora irá ser o canal de divulgação.

Com um bom planejamento, além de engajar os seus ouvintes, você terá criado uma relação com uma empresa que logo logo poderá evoluir e se tornar um contrato de patrocínio ainda mais frutífero para você e seu parceiro.

Aproveite as vantagens da promoção para rádio

Fazer uma promoção para rádio é um dos tipos mais eficientes de marketing que uma emissora pode oferecer. Na era digital, as promoções ganham cada vez mais alcance e conseguem atrair um público enorme!

E para conseguir parceiros de promoções ou mesmo patrocinadores, sua emissora precisa ser atraente. Além de oferecer uma programação de ótima qualidade, a transmissão do áudio precisa ser cristalino e estável.

Igualmente, uma boa presença na internet é primordial. Ter um bom App Android para rádios, um Web App universal para que sua audiência possa escutar sua rádio no iPhone, e um bom site administrável são maneiras de se destacar e comprovar o seu profissionalismo.

A melhor maneira de garantir tudo isto é com a plataforma da BRLOGIC. Além de tudo o que foi citado acima, você terá um sistema dedicado à criação de promoções, e contará com o melhor painel para transmissão ao vivo e por Auto DJ do mercado.

O melhor de tudo? Você pode criar um teste grátis e sem compromisso agora mesmo! É só clicar aqui para criar a sua conta e aproveitar os benefícios.

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

1 comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Custo benefício

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-17T12:18:45-03:00

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

A melhor empresa

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Carlos Garcia
Rádio DPK

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T10:54:15-03:00

Carlos Garcia
Rádio DPK

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Qualidade e confiança

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T16:50:29-03:00

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
5
3
Blog da BRLOGIC