Quais as maneiras mais eficientes de divulgar sua rádio?

Texto1 - Quais as melhores maneiras de melhorar a divulgação da sua rádio

Para que sua emissora de rádio se desenvolva e tenha sucesso, não basta apenas ter um conteúdo atraente, é preciso saber como divulgar e alcançar o público ideal para ouvir sua programação. Mas você se pergunta o que deve fazer e quais as melhores maneiras de melhorar a divulgação da rádio, certo?

Neste post você vai descobrir as melhores estratégias para divulgar sua rádio de forma eficiente e assim conquistar cada vez mais ouvintes e anunciantes! Sem uma boa divulgação, talvez todo o potencial que sua rádio tem pode ir por água abaixo. Então anote essas dicas para que seu público encontre sua estação!

Site e blog atualizados e otimizados com técnicas SEO

Talvez você esteja se perguntando o que é SEO e por que um site precisaria disso, não é? As técnicas SEO consistem em estratégias para melhorar o posicionamento de seu site nos mecanismos de buscas, com isso fica mais fácil para que potenciais ouvintes encontrarem sua rádio na internet.

Não é novidade alguma que a internet é um grande campo fértil onde pode-se encontrar de tudo, então agora que você sabe da importância da otimização da sua página, vamos falar dos motivos para você investir em um site com blog para sua rádio.

Um site trará mais credibilidade a sua rádio

É comum quando descobrimos algo ou quando alguém nos sugere determinada coisa nós irmos direto para os mecanismos de busca procurar saber mais detalhes sobre o assunto. Ao ver com os próprios olhos do que se trata e assim conhecer sua emissora, é mais provável que ganhe um novo ouvinte!

É importante colocar informações sobre a empresa, contar a trajetória da sua rádio, sua missão e valores, do que trata a programação da sua rádio e o que mais você achar que é relevante para seu público. Já um blog com conteúdos interessantes e envolventes que sejam relacionadas ao temas abordados na sua programação também pode ser uma ótima maneira para divulgar sua rádio.

Seu público vai ter acesso ao que ele quer

Uma das principais características da internet é o poder de escolher quando e o que o seu público deseja ver e ouvir. Nem sempre o seu ouvinte vai se interessar pela programação completa da sua emissora e muitas vezes ele não pode ouvir no momento em que está sendo transmitido, mas no site você pode disponibilizar cada programa para seu público ter acesso a qualquer hora.

Além de complementar a sua grade de programação com conteúdo de texto, uma ótima alternativa para prender mais a atenção do seu espectador é manter os programas mais populares também em formato de Podcast. Faça a transmissão do programa normalmente através da grade da sua rádio, e após isso, salve a gravação em um podcast e disponibilize-o em seu site.

Muitas funcionalidades em um só lugar

No seu site você pode adicionar o acesso para o ouvinte escutar a sua programação, deixar o link para que ele baixe o seu aplicativo, criar espaços para seu público interagir, divulgar as ações da sua rádio, entre muitas outras funcionalidades que só um domínio na web poderá oferecer!

Um site dinâmico e com boa navegação nas diversas plataformas (desktop, smartphone e tablet) é essencial. Um site responsivo facilita a acessibilidade dos seus ouvintes ao que eles querem.

Marque presença nas redes sociais

Em um mundo cada vez mais conectado é difícil encontrar alguém que viva off-line e que não possua pelo menos um perfil em alguma das dezenas de redes sociais que existem. Claro que existem as mais comuns e outras que não possuem tanta fama, mas que talvez valha a pena conhecer dependendo do seu público alvo. As mais comuns são:

-Facebook
-Instagram
-Twitter
-SnapChat
-YouTube
-LinkedIn

Cada uma dessas redes sociais possui diferentes finalidades e você não precisa estar em todas elas. É preciso analisar e pesquisar quais são as que seu público mais usa. Um público mais maduro talvez não utilize o SnapChat, por exemplo, enquanto utilizar a ferramenta com um público juvenil pode funcionar muito bem.

O uso das redes sociais aliada ao site e blog podem ser uma boa maneira para divulgar para um vasto número de pessoas devido ao alcance que elas possuem, em que usuários podem se encaixar no seu público alvo ou não, mas que talvez venham a ser futuros ouvintes da sua emissora.

Nas redes sociais o contato com o público é mais próximo e é uma excelente ferramenta para divulgar a sua estação. A presença e a divulgação nas redes sociais é também uma oportunidade para estreitar a relação com o público e incentivar a interatividade dos seus ouvintes com a rádio.

Ações de marketing certeiras para divulgação da sua rádio

Mesmo que você ainda esteja um pouco desconfiado se realmente vale a pena investir nisso, a resposta é: sim, acredite no poder do marketing! Um profissional da área pode ser a chave definitiva para que você consiga melhorar a divulgação da rádio e com isso conseguir mais ouvintes.

Uma estratégia de marketing bem planejada pode ser um dos melhores investimentos que você irá fazer! O marketing também será uma maneira para você entender melhor a sua rádio e descobrir novas possibilidades e caminhos, como a oportunidade de implementar táticas que podem ajudar no crescimento da sua estação.

Conseguir anunciantes e parceiros

Firmar parcerias é uma dica valiosa para você conseguir novas formas de divulgar a sua rádio. Encontrar parceiros e anunciantes ajudarão no crescimento da estação, principalmente se são empresas mais conhecidas que tem credibilidade e que já possuem um público fidelizado.

Esses apoios são essenciais para que sua rádio também ganhe mais credibilidade, além de atrair um novo público. É uma troca muito interessante e que ambos saem ganhando, por vezes os seus parceiros podem oferecer produtos e você poderá realizar promoções para sortear os itens obtidos, que também é uma ótima estratégia para que seus ouvintes ajudem na divulgação da sua rádio.

É importante que os anunciantes sejam do mesmo segmento que o seu e que tenham proximidade com os temas da sua programação, caso contrário, não fará sentido algum firmar a parceria. A reputação da empresa é outro fator que deve ser verificado para não correr riscos de ter o nome da sua rádio associada à empresas mal vistas.

Essas dicas são as melhores maneiras de melhorar a divulgação da sua rádio, coloque-as em prática para ter cada vez mais sucesso!

Gostaria de iniciar um projeto de web rádio conosco? Comece com um teste grátis clicando aqui.