6 razões para todo blogueiro ter sua própria rádio online

Rádio online para blogueiros

Quem tem um blog já possui um canal para veicular seu conteúdo. Neste canal, o blogueiro pode até mesmo ser remunerado por suas publicações. E isso pode acontecer porque os blogs que possuem elevado número de leitores são espaços desejáveis para quem quer vender produtos e serviços.

Por isso, os anunciantes estão dispostos a pagar ao blogueiro para colocar mensagens publicitárias no blog. E, quanto mais gente ler o blog, mais atraente ele será para a veiculação de mensagens publicitárias.

Consequentemente, quanto mais mensagens publicitárias, maior o faturamento do blogueiro.

Pensando nisso, por que não multiplicar o número de pessoas alcançadas por um blog através de uma rádio online? É uma excelente maneira de aumentar o potencial de faturamento de um blogueiro.

Se você ainda está na dúvida, confira mais motivos para investir na sua própria rádio online.

1. Pesquisas demonstram o grande alcance da rádio via internet

A digitalização é uma ferramenta para uma rádio estar em sintonia com a audiência. É o que diz a mais recente Pesquisa Regular de Rádio, divulgada pela Kantar Ibope Media.

Segundo os dados, 89% das pessoas residentes em 13 regiões metropolitanas do país ouvem rádio. Esse percentual representa mais de 52 milhões de ouvintes, que passam em média mais de cinco horas por dia ouvindo rádio.

Desse total, 15% ouvem programações via celular e 5% pelo computador, enquanto 56% utilizam os receptores convencionais.

E de acordo com outra pesquisa, a Audio.ad (que abrange o mercado de rádio tradicional, de rádio pela internet e também o formato áudio digital) tem as seguintes características em relação ao seu público:

– Oito em cada dez pessoas escutam rádio pela internet ao menos uma vez na semana;
– De um total de cinco mil entrevistados, 94% escutam áudio digital.

Esses dados reforçam o alcance da rádio online e como essa plataforma pode alavancar seu alcance.

2. A rádio online aumenta a eficácia das propagandas postadas no blog

Blogs podem ganhar dinheiro por meio de posts publicitários pagos (chamados publieditoriais), banners e anúncios interativos. Então, por que a rádio irá agregar financeiramente?

Para responder essa pergunta, é preciso entender um pouco do funcionamento das mensagens publicitárias. Veja:

– A propaganda se torna eficaz pela repetição;
– A rádio online pode transmitir repetidamente uma mensagem publicitária;
– Mensagens publicitárias ouvidas constantemente reforçam a familiaridade de marcas;
– Marcas familiarizadas são consideradas mais confiáveis, portanto, são mais consumidas;
– Esse potencial de familiarização de marcas tornando-as sempre presentes na vida dos ouvintes é o que torna a rádio online de um blog atraente para anunciantes e lucrativa para blogueiros.

Essas vantagens estão presentes apenas no formato áudio. Já que em banners e publieditorias, a repetição ficaria evidente, comprometendo inclusive a credibilidade do blog.

3. A programação de rádio pode ser customizada para atingir o público de seu blog

Uma programação focada no público-alvo das postagens do blogueiro levará o conteúdo do blog para segmentos específicos. Essa segmentação poderá ser feita:

– Por faixa etária;
– Por sexo;
– Por classe social;
– Por área geográfica;
– Por interesses específicos.

Todas essas especificações garantem que o conteúdo atinja exatamente o público desejado, o que evita dispersão da mensagem. Essa qualidade é interessante para anunciantes, pois garante melhor retorno do investimento publicitário.

4. O rádio pode acompanhar o público do seu blog o tempo todo

As pessoas podem fazer várias outras atividades enquanto ouvem música em uma rádio online. Alguns exemplos:

– Dirigir;
– Trabalhar;
– Estudar;
– Fazer pesquisar na internet;
– Correr ou caminhar na esteira;
– Malhar na academia;
– Andar na rua;
– Fazer compras no supermercado;
– Passear no shopping;
– Esperar na fila do banco ou outras;
– Caminhar em um parque e muitas outras.

Além do potencial do rádio para ser uma presença constante na vida do público-alvo, pesquisas indicam que anúncios são mais tolerados no rádio do que na televisão.

O ouvinte de rádio não costuma mudar de estação quando é veiculado um anúncio. Essa característica é extremamente atraente para anunciantes de blogs, pois eles têm objetivos como a familiarização da marca.

5. A rádio online é ágil e dinâmica, complementando o blog

A rádio online tem uma capacidade imediata de reação a eventos cotidianos. Sua agilidade pode complementar qualquer blog com serviços e informações relevantes.

A rádio é ideal para informações que não podem esperar o tempo normal de postagem e leitura de um blog. Ou seja, para acontecimentos cuja urgência pede comunicação imediata. Ao transmitir esse tipo de conteúdo informativo urgente, o blogueiro reforça seus laços com a comunidade local. Ele também estabelece ainda mais sua imagem positiva como comunicador relevante.

Alguns exemplos de acontecimentos que podem ser transmitidos primeiro pela rádio online do blog:

– Existe um engarrafamento em uma importante avenida de uma cidade. Os moradores podem ser avisados pela rádio online do blog;
– Ocorreu um assalto ou outro crime.

6. A rádio online gera engajamento

Como se sabe, leitores de blog podem interagir com blogueiros deixando comentários nos posts, que serão tanto pelo blogueiro quanto por outros leitores do blog. Por isso, o blogueiro pode participar dessas conversas dando informações adicionais se desejar.

Mas se o blogueiro deseja criar uma promoção para dar um prêmio aos leitores, nada melhor do que ter o apoio de uma rádio online. Isso porque o alcance da rádio online permite um maior envolvimento do público alvo com as promoções.

Os ouvintes podem ser estimulados a dar respostas a perguntas ao vivo pela rádio, concorrendo a prêmios se acertarem. Veja algumas possibilidades:

– Ouvintes poderão falar na rádio online ao vivo, como fazem em uma rádio tradicional;
– Ouvintes poderão responder a perguntas sobre os posts do blog, tendo suas respostas transmitidas imediatamente no ar, ao vivo.

E aí, está convencido a investir em uma rádio online? Compartilhe com a gente através dos comentários.