Redes sociais: como aumentar sua audiência

banner_social_media

Nesse estágio, acredito que você já tenha criado a sua web rádio e está utilizando todos os recursos possíveis para otimização do seu projeto, certo? E hoje, nós vamos te ajudar a entender o propósito de cada rede social e como elas podem favorecer e potencializar o seu negócio. A similaridade entre as redes existe, mas a linguagem utilizada em cada uma delas é bem diferente, isso porque cada rede social  possui variedades simples como faixa etária média, objetivo e tipo de mídia predominante compartilhada pelos usuários. Tendo em mente esta importância de estar presente nas plataformas online e fazendo o uso correto, é preciso entender as particularidades das principais redes sociais.

A qualidade  supera quantidade

O Facebook é a plataforma mais utilizada no mundo. Só no Brasil, 90% da população conectada a internet tem um perfil ativo na rede. Ou seja, 90 milhões de pessoas têm acesso  a plataforma que possui uma atualização dinâmica de conteúdos. A rede entende que quanto mais você interage com alguma página ou assunto, mais você quer saber sobre aquilo, é aí que aparece o modelo de algoritmos, que tem como objetivo absorver informações de navegação de cada usuário, assim o Facebook filtra que tipo de conteúdo cada usuário pode consumir. A dica é:  para ter uma página de sucesso no facebook a quantidade de post não importa, mas sim a qualidade de conteúdos relevantes que possam levar mais pessoas a criar um vínculo social com a sua página.

Aproveite o instante e seja criativo

Não existe nada melhor do que receber informação em tempo real, não é mesmo? O Twitter é um microblog de 140 caracteres que possibilita atualizações momentâneas. A prioridade do site é fazer com que o usuário faça postagens do que esteja acontecendo, seja comentando alguma situação, uma programação ou acompanhando uma web rádio, por exemplo. É uma rede social que permite um fluxo grande de interações, além de ser uma importante ferramenta de relacionamento com audiência. E você pode utilizar da melhor forma compartilhando novidades, textos curtos e criativos, chamando os ouvintes para o programa que está ao vivo naquele momento e criar links para dentro do site administrável. Imagens e vídeos do youtube são aceitos também dentro deste conteúdo. Uma ideia legal é criar uma hashtag para filtrar um assunto entre seus seguidores.

Mensagens informais podem gerar credibilidade

Você sabia que o WhatsApp é o segundo aplicativo mais utilizado no Brasil? Com 900 milhões de usuários no mundo todo, a ferramenta está em plena expansão, principalmente pela possibilidade de comunicação utilizando pouco os dados de internet móvel, ele só não é mais usado que o Facebook. Para criar um perfil no whatsapp é fácil, você precisa  baixar o aplicativo e divulgar o número pela rádio ou diretamente no site administrável. Os ouvintes que instalarem o app e adicionarem  o número da sua rádio na agenda de contatos poderão se conectar diretamente com você. Cada vez mais empresas estão utilizando dos recursos e o baixo custo do aplicativo para tornar o contato o mais pessoal possível com o cliente. As conversas informais aproximam o ouvinte da sua web rádio, utilize de maneira despojada, para receber pedidos de músicas, recados ou até mesmo usá-lo como caixa de sugestões. Notícias vindas dos ouvintes podem até fazer parte da sua programação.

Registre os bons momentos

O Instagram é uma rede social diferente do Twitter, Facebook e WhatsApp, isso porque ela tem suas particularidades. Enquanto os links são usados nas outras redes, o instagram que é utilizado por dispositivos móveis só aceita conteúdo visual em suas publicações. É possível criar vídeos curtos e com a nova atualização existe um recurso de “snapgram”, ou seja, postar em um lugar paralelo a sua timeline, e os posts somem após 24h. É uma ótima ferramenta de interação, recados e novidades, mas como uma rede mais despojada, é a plataforma ideal para compartilhar imagens do estúdio ou outros conteúdos da rotina da rádio.

Agora  que você sabe que cada rede social possui uma linguagem diferente, é hora de pensar em uma estratégia de otimização diferente para cada rede social e aproveitar o máximo o que cada plataforma tem a oferecer.  

Se você ainda não criou uma web rádio, não perca mais tempo e comece pelo nosso plano experimental. E se ainda tem alguma dúvida sobre os recursos oferecidos é só conversar conosco.