Saiba como criar campanhas publicitárias para os anunciantes da sua rádio online

saiba_como_criar_campanhas_publicitarias_para_os_anunciantes_da_sua_radio_online

Com certeza você já ouviu a frase “marketing é a alma do negócio”. E essa é a grande verdade. O marketing está presente no dia a dia das pessoas, muitas vezes de maneira imperceptível.

O marketing é uma área bastante abrangente e essencial para qualquer empresa. Um negócio que não tenha uma estratégia de marketing e divulgação de qualidade está fadado ao fracasso, e certamente não conseguirá atingir suas metas de resultados.

Quando pensamos em empresas recém-abertas, a publicidade (área do marketing responsável pela divulgação de produtos e serviços) se torna essencial para alcançar clientes e gerar resultados positivos.

Entre tantos veículos de comunicação à disposição das empresas, o rádio se destaca por sua acessibilidade e credibilidade.

O surgimento da publicidade radiofônica

Nos primeiros anos após a inauguração do rádio no Brasil, não havia publicidade no rádio. Somente a classe alta tinha acesso a esse meio de comunicação e a programação era basicamente de música clássica, ópera e concertos de piano. As emissoras eram mantidas através das contribuições de seus associados.

Aos poucos a situação foi se modificando e as empresas começaram a apoiar as transmissões. Surgiu então o patrocínio, como primeiro formato de publicidade no rádio. Os nomes das empresas eram divulgados no início e fim dos programas.

Com o avanço e popularização das transmissões radiofônicas no Brasil, a programação se modificou para atender ao novo público, abrindo espaço para música popular, informação e esportes. Sendo um veículo de comunicação que atingia a massa, iniciou-se o investimento de publicidade no rádio. Com o crescimento do setor publicitário, o rádio se consolidou.

Formato das peças publicitárias em rádios

A publicidade em rádios começou no formato de patrocínio, como foi dito. Muita evolução ocorreu desde então e hoje há diversos formatos de peças publicitárias, cada qual com suas características e objetivos. Abaixo você confere alguns deles:

⦁  Spot: É a peça mais comum. São textos simples, narrados por uma ou mais pessoas, podendo ter efeitos sonoros e trilha.

⦁  Testemunhal: É realizada com o próprio relato do apresentador do programa. Utiliza a credibilidade dos comunicadores, para convencimento do público.

⦁  Texto foguete: Muito utilizado nas transmissões esportivas. Marcada por frases curtas.

⦁  Jingle: É um anúncio cantado com um refrão simples, com a finalidade de ser lembrado facilmente. É marcado por rimas e melodia cativante. Tem a função de fixar uma mensagem.

“Falando” em jingle, você sabe como surgiu o primeiro jingle do Brasil? A história é bem curiosa.

O primeiro jingle do Brasil

Em 1932 o grande radialista Adhemar Casé que institucionalizou o rádio comercial no Brasil, propôs à Albino – um português dono de uma padaria – um anúncio na rádio. O português não se interessou muito e Casé que era bom de papo, disse então, que faria o anúncio sem compromisso. Se ele gostasse, ótimo, se não gostasse, não precisaria pagar. O jingle “pegou” e o português da Bragança adorou.

O “jingle da Padaria Bragança” que fez o maior sucesso, foi composto por Antônio Gabriel Nássara, que trabalhava com Casé, e teve a voz de Luiz Barbosa.

Confira o texto do jingle:

“Oh, padeiro desta rua, tenha sempre na lembrança, não me traga outro pão que não seja o pão Bragança.
Pão inimigo da fome. Fome inimiga do pão, enquanto os dois não se matam, a gente fica na mão.
De noite, quando me deito e faço a minha oração, peço com todo o respeito que nunca me falte o pão”.

Legal, né?

Como conseguir anunciantes para a web rádio

Se a sua rádio online ainda não é muito conhecida, não dá para ficar esperando que os anunciantes procurem por ela. É preciso correr atrás dos anunciantes, para que eles conheçam a sua web-rádio, anunciem nela e assim você consiga mantê-la no ar com solidez. Você pode fazer como Casé fazia lá naquela época. Corra atrás, principalmente das micro e pequenas empresas, lojas de bairro, mercados, padarias, comércio em geral, que não querem destinar muito recurso financeiro para esse fim.

Vantagens de anunciar em web rádios

Ao buscar anunciantes para sua web rádio você terá que utilizar o seu poder de convencimento para conquistá-los. Apresente a eles as vantagens desse meio:

  Os anúncios em rádios possuem um custo muito baixo comparados a outros veículos de comunicação;
⦁  As rádios atingem um público específico, pessoas altamente educadas;
⦁  Os consumidores podem ouvir as rádios enquanto fazem outras atividades;
⦁  O rádio é um veículo com grande credibilidade;
⦁  O rádio permite criar parcerias promocionais;
⦁  O rádio possui grande audiência durante o horário comercial;
⦁  O rádio acompanha o ouvinte onde quer que esteja, graças a tecnologia de streaming, que permite que qualquer pessoa com acesso à internet, consiga ouvir uma rádio online.
⦁  É muito mais fácil que o consumidor realize uma compra logo após ouvir a rádio, do que em outros meios;

Criando uma campanha publicitária para seus anunciantes

Hoje em dia, algumas empresas costumam procurar agências para criar suas campanhas publicitárias e encontrar o melhor veículo para divulgação. Outras que já tem definido a sua preferência pelo rádio, podem solicitar que a criação seja realizada pela própria emissora.

Além de vender os espaços em sua rádio web, você poderá oferecer o serviço de criação das campanhas publicitárias, desde o roteiro até a gravação e produção.

A grande vantagem é que a rádio conhece o seu público e poderá assessorar o anunciante na definição do roteiro, formato da campanha de acordo com o público alvo e o horário de exibição. Além disso, o tempo de produção de um comercial feito na própria rádio é muito menor. Rapidamente o anunciante terá a sua campanha publicitária no ar.

Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você a criar uma campanha publicitária de sucesso:

⦁  Defina o público-alvo: O primeiro passo é coletar informações sobre a empresa anunciante e conhecer seus objetivos, para definir a quem será destinada a publicidade;

⦁  Crie um slogan: É essencial criar um slogan de impacto, uma frase que descreva bem, em poucas palavras, o negócio do seu anunciante.

⦁  Seja criativo: Anúncios criativos dão maior destaque à empresa e geram maior impacto no consumidor, então pesquise bastante e busque fazer algo diferente. O conteúdo terá que ser interessante para se destacar em meio à concorrência.

⦁  Seja persuasivo: O anúncio deve convencer o consumidor de que os produtos ou serviços do seu anunciante, são essenciais. Caso contrário, será perda de tempo e dinheiro.

⦁  Cuidado com a linguagem: A linguagem deve ser de acordo com o público a ser atingido. Seja claro e objetivo. Não utilize palavras rebuscadas. Todas as pessoas precisam entender a mensagem naquele exato momento.

⦁  Atenção à fixação: Trate de apenas um tema em cada anúncio e repita o nome da empresa ao menos 2 vezes.

⦁  Tempo: Em poucos segundos um bom anúncio de rádio consegue captar a atenção, envolver o ouvinte e é capaz de estimular a sua imaginação através da criação de imagens mentais.

Pesquisas já demonstraram que, um anúncio em rádio precisa impactar o potencial cliente de 3 a 5 vezes antes de desencadear algum tipo de ação, por isso, uma campanha com anúncios em rádio deve contemplar uma sequência de 27 a 30 veiculações.

Esse número é uma estimativa, mas para chegar a um valor exato é importante determinar a audiência média (rating points), ou seja, a audiência provável que é impactada por um anúncio em dado momento.

Essas são apenas algumas dicas básicas para a produção de um anúncio que seja muito mais que agradável: que traga resultados efetivos para o seu anunciante.

Agora que você já sabe como criar um anúncio, é hora de ir em busca dos seus anunciantes. Bons negócios!

Deseja criar a sua rádio online? Clique aqui e teste por 10 dias grátis. É rápido e fácil!