Você é uma emissora de rádio? Saiba como recrutar bons profissionais

Dicas para recrutar um bom profissional para a sua rádio

Por exemplo, uma emissora que trabalha de forma arrojada e dinâmica precisa de profissionais com as mesmas qualidades. Já uma emissora mais séria, com pautas mais noticiosas, valoriza um candidato sério e tradicional. Para garantir que o processo seletivo seja eficiente, traçamos algumas dicas para recrutar bons profissionais para sua emissora.

Como encontrar os profissionais no mercado?

Atualmente nós vivemos conectados nas redes sociais, e esse é o primeiro espaço a ser explorado para encontrar possíveis candidatos. Se a sua emissora possui um perfil no Facebook, no LinkedIn ou até mesmo no Instagram, pode-se criar uma postagem nessas redes que atraia interessados para sua vaga. Considere a possibilidade de impulsionar essa postagem na plataforma para que mais pessoas visualizem sua mensagem.

Para buscar candidatos pelas redes sociais, é importante realizar um trabalho com o Marketing. Idealize o profissional mais adequado para sua empresa, o que é conhecido no Marketing como a criação da persona. A partir desse perfil, a equipe de Marketing irá determinar em qual rede social é mais provável encontrar esse candidato. Perfis mais dinâmicos e ágeis, por exemplo, tem maior tendência a se relacionar pelo Instagram do que pelo LinkedIn.

Outra sugestão é procurar candidatos em sites de vagas de emprego. Sites de freelance também são uma boa opção, pois alguns desses sites informam se a sua proposta é para apenas um projeto ou para uma posição de trabalho. Além disso, não se esqueça de aproveitar as indicações de funcionários, pois eles já conhecem o dia-a-dia da emissora e o perfil das pessoas que trabalham lá.

Você já pensou se os seus ouvintes tem interesse em trabalhar na rádio? A sua emissora é um possível lugar para anunciar vagas de emprego, pois você alcança pessoas que já ouvem e conhecem sua rádio. O interessado faz uma avaliação imediata se ele se encaixa no perfil da emissora pelo conteúdo transmitido.

Antes da entrevista: Estratégias de recrutamento

É importante conhecer algumas técnicas de recrutamento de pessoas para garantir uma seleção eficiente. Antes de chamar qualquer candidato para entrevista, existem algumas etapas essenciais a serem pensadas.

Uma boa descrição do cargo: Explicite todas as atividades que o profissional irá executar, além dos conhecimentos técnicos exigidos. Se você está buscando contratar um profissional para locução, é mais importante que ele tenha dicção e carisma do que conhecer os equipamentos. Agora, se você busca um operador de áudio, é essencial que ele conheça toda a parte técnica envolvida no trabalho.

Ter clareza no perfil buscado: Locutores precisam conhecer técnicas de respiração e dicção, mas um locutor esportivo precisa ser mais ágil e animado na fala, enquanto um locutor de notícias pode ser mais ponderado e sério. Tenha certeza do que sua emissora precisa para não se enganar na hora da contratação.

Identifique a necessidade de conhecimentos adicionais: É importante, para sua emissora, contratar um profissional com conhecimentos diversificados? Como, por exemplo, conhecimento em Marketing ou anúncios de redes sociais? Você precisa de um locutor com conhecimentos em esportes ou economia? O programador musical conhece o estilo de música que toca na sua rádio e tem facilidade com isso?

Critérios: Tenha critérios para decidir se o profissional será ou não contratado. Exemplificando: se você tem dois perfis parecidos de candidatos para locutor, qual será o critério utilizado para escolher quem será contratado? Garanta que seja possível explicar esse critério ao profissional que não passar no processo seletivo.

Durante a entrevista: Dicas para seleção de pessoas

Agora você conhece o perfil do profissional que está buscando e já tem um possível candidato. Como conduzir a entrevista de maneira eficiente para garantir que todos os critérios foram analisados e ter a certeza da contratação do melhor profissional?

Faça a pessoa se sentir confortável: Isso pode ser feito com perguntas comuns. Fale sobre o tempo, pergunte como foi o trajeto para chegar até o local da entrevista. Isso relaxa o candidato e permite que ele se solte mais durante a entrevista.

Escute mais do que fale: Faça perguntas sucintas e objetivas e ouça o candidato se expressar. Escute com atenção e, se precisar, faça anotações sobre pontos relevantes. Muito pode ser dito do candidato pela maneira como ele se expressa: se ele é mais formal ou mais descontraído, se tem firmeza em suas opiniões, se realmente tem o conhecimento que informa no currículo.

Não se prenda apenas à graduação: Obviamente, os conhecimentos teóricos são muito importantes para o trabalho, mas o candidato com certeza tem mais a oferecer. A experiência, a facilidade de se expressar, o carisma e a disponibilidade de aprender são fatores importantes a se considerar na tomada de decisão.

Depois da entrevista: Teste

Um modo criativo de verificar as competências do candidato é através de um teste ao vivo. Por exemplo: fazer a locução de uma frase ou um parágrafo; operar a mesa de áudio ou opinar sobre uma pauta.

Para aplicar um teste por um período mais longo e verificar a adaptabilidade do profissional à sua emissora, é importante que esse teste seja remunerado. Durante algumas horas ou até mesmo durante todo o dia, coloque o candidato com sua equipe executando tarefas rotineiras. Pague o equivalente à quantidade de horas trabalhadas. É essencial que o profissional faça o teste com a equipe com quem irá trabalhar, se for contratado.

Veja o candidato realizar tarefas pertinentes ao cargo ao qual está se candidatando, se ele tem um bom relacionamento interpessoal, se os critérios estabelecidos por você estão sendo cumpridos. Posteriormente, peça a opinião da equipe, perguntando se eles recomendam a contratação do candidato e se gostariam de trabalhar com ele.

 

Nós listamos várias dicas para contratar um bom profissional para sua rádio. Procure sempre inovar no mercado e invista em técnicas de recrutamento para garantir sempre a melhor seleção de profissionais.

Todas as dicas informadas anteriormente também servem para uma web rádio. Caso tenha interesse em iniciar um projeto, clique aqui e faça um teste grátis.