Tudo o que você precisa saber sobre a transmissão Ao Vivo

transmissao-ao-vivo

O que é a transmissão Ao Vivo para Web Rádios

Pode parecer simples, mas é é importante você compreender bem o que é, de fato, uma transmissão Ao Vivo ao criar a sua web rádio! E por isto é extremamente importante entendermos quais são os tipos de transmissão possíveis.

Para uma web rádio existem basicamente dois tipos de transmissão. A transmissão sob demanda, realizado pelo Auto Dj, e a transmissão Ao Vivo, realizada por um computador com acesso a internet.

Portanto, toda transmissão feita diretamente pelo seu computador é, tecnicamente, uma transmissão Ao Vivo, mesmo que você não faça uso da sua locução em tempo real. Indiferente se você está locutando ou se você deixou seu software de transmissão ligado no seu computador para transmitir as músicas gravadas para a internet, este tipo de transmissão é classificada como Ao Vivo, pois faz uso do seu computador e da sua conexão.

Deste modo, podemos resumir desta forma:

Transmissão Sob Demanda: Toda transmissão feita pelo Auto Dj, onde não há necessidade de se manter o computador do administrador ligado. A transmissão continua online independente da disponibilidade do radialista. Nós fizemos um post bem completo falando tudo sobre o Auto Dj! Clique aqui para conferir.

Transmissão Ao Vivo: Toda transmissão feita pelo computador, onde faz-se o uso da conexão com a internet do radialista, independente se há ou não locução em tempo real. A transmissão depende diretamente da disponibilidade de um computador e de uma conexão com a internet por parte do radialista.

Dito isto, é importante dizer que se corretamente configuradas, as duas transmissões são totalmente compatíveis entre si. Isto significa que, em um bom painel para web rádios, seus ouvintes não deverão notar nenhuma diferença quando você mudar a transmissão da sua web rádio do Auto Dj para a Ao Vivo ou vice-versa. A transição será suave, e a único fator que mostrará que houve alguma mudança na rádio será o conteúdo transmitido, que será diferente.

O que é necessário para fazer uma transmissão Ao Vivo

Possivelmente a maior das dúvidas relacionadas a transmissão Ao Vivo é esta. O que eu preciso para fazer uma transmissão Ao Vivo? Preciso de um estúdio completo? Mesas de som? Microfones condensadores?

Na verdade, é muito mais simples do que parece, como veremos a seguir.

Um item imprescindível para se ter uma boa qualidade de transmissão Ao Vivo é uma conexão estável com a internet. E este é um fator extremamente importante!

Uma conexão estável é mais importante do que uma conexão rápida. Por isso, dê preferência a conexões via cabo, ADSL ou fibra-ótica. Conexões via rádio, 3G ou 4G até podem ser utilizadas, mas normalmente resultam em travamentos esporádicos durante a transmissão.

Além da internet, podemos separar os requisitos para fazer uma transmissão Ao Vivo em 2 categorias. São estas:

Softwares para transmitir Ao vivo:

Os softwares, ou programas para computador, possuem um papel crucial na transmissão Ao Vivo de uma web rádio. Afinal, são estes softwares que irão realizar a reprodução do conteúdo de áudio e transmiti-lo para a internet.

Eles podem ser divididos em duas categorias: Softwares de automação e softwares de transmissão.

Os softwares de automação são os que irão reproduzir o áudio da sua rádio. Todo player (Winamp, Windows Media Player, etc) pode ser encarado como um software de automação, mas existem os que foram desenvolvidos especialmente para rádios.
O caso mais famoso é o ZaraRadio, que é de longe a opção mais utilizada. Nós já temos um guia, onde ensinamos a configurar o ZaraRadio desde o começo. Clique aqui para acessar! E se você quiser aprender ainda mais sobre este programa, pode acessar o Manual do ZaraRadio em Português do Brasil.

 

Já os softwares de transmissão são os responsáveis por transmitir o áudio para a internet. Estes softwares não irão realizar nenhuma modificação no som que será transmitido. Ao criar a sua web rádio, o foco deve ficar em escolher um software que seja estável, leve e fácil de configurar. A decisão quase unânime atualmente é pelo uso do OddCast, que é gratuito e suporta transmissões em MP3 e AAC. Se você quer aprender a configurar o OddCast, clique aqui para acessar o nosso guia em vídeo!

Há também os softwares que fazem as duas funções, tanto de transmissão quanto de automação. Podemos citar o RadioBoss, Sam Broadcaster, e mais recentemente o gratuito Mixxx. São normalmente softwares mais pesados e com uma curva de aprendizado maior, porém com excelente custo benefício e uma enorme gama de opções para personalizar a sua transmissão.

Equipamentos para transmitir Ao Vivo:

Provavelmente um dos temas mais subjetivos ao se montar uma web rádio, a verdade é que uma boa transmissão não precisa mais do que um computador com acesso a internet, caso o conteúdo transmitido já esteja gravado em seu computador.

Contudo, conforme as exigências e expectativas aumentam, aumenta também a necessidade por equipamentos específicos, como microfones e uma mesa de som.

A dica é lógica: comece pelo essencial, que no caso, é um computador com acesso a internet. Pode ser um desktop ou notebook!

Após o computador, os próximos itens mais importantes são um microfone, para locução, e um fone de ouvido, para escutar o retorno.

Já falamos isto em outros posts, mas é importante manter o retorno por um fone de ouvido. Caixas de som muito provavelmente irão render problemas durante a locução, como microfonias.

Nós já fizemos um post aqui no blog que fala nos mínimos detalhes sobre os equipamentos necessários para montar uma web rádio. Clique aqui para acessá-lo! Lá damos dicas sobre microfones, fones de ouvido, mesas de som e tudo mais o que você deseja saber. É sério, o post está extremamente completo e vale conferir!

Outra dúvida muito comum para quem está montando uma web rádio é: “Mas um estúdio, com mesa de som, faz realmente diferença?”
A verdade é que não há resposta clara! Tudo dependerá das suas necessidades e expectativas para com a web rádio.

 

Vamos aos exemplos!

Uma web rádio que possui como intenção única e exclusivamente a transmissão de conteúdos gravados, como músicas antigas, não precisa investir em um estúdio completo. O maior cuidado, neste caso, está em reunir arquivos de áudio com boa qualidade e bem masterizados!

Já uma rádio que planeja realizar interações Ao Vivo com ouvintes, realizar entrevistas, pregações, gravar vinhetas e comerciais, definitivamente irá se beneficiar com um estúdio, mesmo que um simples.

Portanto, como podemos ver, não há resposta final. Precisamos colocar todos os itens na balança, e avaliar se a aquisição de equipamentos é de fato algo primordial. A nossa dica pessoal em relação a isto é: Coloque tudo na balança e dê prioridade ao que irá trazer mais retorno e mais qualidade para a sua transmissão!

Dicas para uma boa transmissão Ao Vivo de web rádio

Agora você já tem tudo configurado, e com qualidade. O próximo passo é iniciar as locuções! Mas não se engane, uma boa transmissão Ao Vivo deve ser bem planejada.

Aproveite os recursos de agendamento e grade de programação do site administrável para deixar a sua audiência por dentro dos horários dos seus programas, principalmente os que irão ter alguma interação com o público.

Inclusive, vale a pena fazer da transmissão Ao Vivo a ponte entre a sua rádio e os seus ouvintes! Aproveite este momento especial para ler os recados nas suas redes sociais e estimular o engajamento. Converse com a sua audiência! Afinal de contas, quem não gosta de se sentir um pouquinho especial quando escuta o próprio nome Ao Vivo por um locutor de rádio, não é mesmo?

Se você investiu em bons equipamentos, como em uma mesa de som e um microfone condensador, é importante também aprender cada vez mais sobre técnicas de locução! Já pensou em fazer um curso de locutor? Enquanto pensa no assunto, confira em nosso blog os diversos posts que temos com dicas para se tornar um ótimo locutor de rádio!

Prefere vídeos? Sem problemas! O nosso canal do Youtube conta com vídeos técnicos, que te ensinam a configurar a sua web rádio, e também com vídeos que fornecem dicas valiosas que irão aumentar cada vez mais o seu profissionalismo como locutor radialista.

Para finalizar, de nada adianta um estúdio de última geração e uma voz de dar inveja, se a sua rádio fica caindo a todo momento ou se o seu site vive dando problemas, não é? Por isto, nossa última dica é investir em uma plataforma de qualidade para criar a sua web rádio.

A BRLOGIC oferece 10 dias de teste gratuito e sem compromisso, para que você possa criar a sua rádio e constatar que é a melhor plataforma do mercado. Clique aqui para criar a sua rádio online agora mesmo!