Dicas BRLOGIC

Tudo o que você precisa saber sobre o Auto Dj

Auto Dj. Se você se interessa por rádio ou web rádio, provavelmente já escutou falar a respeito dessa ferramenta. Mas você sabe o que o Auto Dj realmente faz, ou para que ele realmente serve?

Neste post iremos a fundo para explicar seu funcionamento, quais são os recursos que o sistema oferece e, mais importante, quais suas aplicações.

 O que é o Auto Dj

Se você já pesquisou um pouco sobre o Auto Dj, deve ter lido que ele é um “sistema para transmissão de áudio sob demanda”, certo? Mas o que isso quer dizer?

Basicamente, quer dizer que o Auto Dj vai fazer a transmissão da sua rádio para você, de forma automática. Você não vai precisar deixar o seu computador ligado, porque a transmissão será feita diretamente pelo servidor da sua hospedagem.

Você vai enviar os seus arquivos de áudio em MP3 para o painel do Auto Dj apenas uma vez, e por lá mesmo poderá montar a programação da sua rádio. Não é preciso instalar programas ou comprar equipamentos especiais. Apenas um computador ou notebook pode ser utilizado, e para edições rápidas até mesmo um smartphone é suficiente!

Recursos do Auto Dj

Se engana quem acha que Auto Dj é tudo igual. Existem diversos painéis disponíveis no mercado, cada um com as suas características, e uns mais completos e estáveis do que outros.

Um bom Auto Dj deve facilitar o máximo possível a vida do radialista que o está configurando. Dentre os recursos mais usados, podemos citar estes:

– Gerenciador de arquivos: É através desta ferramenta que você vai enviar os seus arquivos de áudio para o painel. Por isto, é super importante que o gerenciador de arquivos seja estável, permita o envio de vários arquivos de uma vez só, e mais importante, que cheque se o arquivo que está sendo enviado é válido. Aqui, uma ressalva. Evite o uso de softwares como FTP para o envio dos arquivos ao Auto Dj. Um bom gerenciador de arquivos é tão rápido quanto qualquer conexão FTP, e adiciona diversos recursos que garantem a estabilidade e a facilidade de uso do sistema.

– Criador/Editor de playlists: Depois de enviar os seus arquivos de áudio para o Auto Dj, você precisa organizá-los para que eles toquem na sua rádio. E a maneira de organizar estes arquivos é criando as playlists, ou listas de reprodução. As playlists são listas que reúnem todas as músicas, vinhetas, comerciais e demais áudios que você deseja tocar na sua rádio. Elas podem ser separadas em duas categorias: as sequenciais e as aleatórias.

As playlists aleatórias fazem como o próprio nome diz. Elas tocarão os arquivos de forma totalmente randomizada, independente da ordem em que os arquivos são listados. Já as playlists sequenciais respeitam a ordem dos arquivos conforme eles aparecem na lista. Isto, aliado a recursos avançados da ferramenta de criação podem fazer toda a diferença. Um bom Auto Dj deve permitir que a playlist sequencial seja criada de forma fácil e rápida, sem que o administrador precise escolher a ordem de cada arquivo manualmente (Mas permitir isto, para caso o usuário queira!). Definir uma ordem de reprodução automática é algo imprescindível. Com este recurso, você pode escolher a razão de músicas para cada vinheta, comercial ou hora certa, por exemplo. Com poucos cliques, você pode criar uma playlist de várias horas de duração e ainda assim escolher reproduzir seus comerciais após um determinado número de músicas. Clique aqui para ver mais detalhes sobre como a ferramenta de criação de playlists funciona.

– Agendador de playlist: O grande segredo em utilizar o Auto Dj é criar várias playlists, cada uma com um “conteúdo” diferenciado, e então criar o agendamento da sua rádio para que estas playlists sejam reproduzidas em horários específicos. Assim, você pode criar uma playlist para cada programa da sua rádio e configurar o Auto Dj para iniciá-la no horário que você quiser. Aqui a regra é diversificar a programação da sua rádio. É importante que o seu Auto Dj permita a você criar agendamentos nos fuso-horários corretos, e que permita a você escolher o momento exato de iniciar uma playlists. A preferência é que o agendamento mínimo permitido seja de 1 minuto! Para mais detalhes sobre o agendamento de playlists, clique aqui.

– Transição entre Ao Vivo e Auto Dj: Independente se a sua rádio dependerá do Auto Dj ou se ele será apenas um coadjuvante, uma coisa é fato: quando você iniciar uma transmissão Ao Vivo, através do seu computador, a transição entre o Auto Dj e a sua live deve ser feita de forma imperceptível para os seus ouvintes! Por isto, verifique se o Auto Dj possui a transição automática. Este é um recurso que permite a você iniciar transmissões Ao Vivo e finalizá-las sem que seja necessário desconectar os seus ouvintes. Caso este recurso não esteja disponível, seus ouvintes precisarão parar de escutar a sua rádio e então iniciá-la novamente, o que é inviável.

Agora que já conhecemos quais são os recursos mais importantes de um sistema de Auto Dj, vamos falar de suas aplicações!

Auto Dj para rádios FM e Comerciais

É lógico. Quando falamos de Auto Dj, logo imaginamos uma web rádio. Justamente por isso, vamos começar falando de suas aplicações em rádios FM e comerciais, que nem sempre veem nele um recurso útil.

– Áudio de backup: por mais que as conexões com a internet estejam ficando cada vez mais rápidas e estáveis, sempre haverão os momentos em que a internet do estúdio da rádio não vai estar disponível. Alguma manutenção programada ou imprevisto sempre irá acontecer, e o streaming ao vivo necessariamente ficará offline. Por isso, o Auto Dj pode surgir como uma ótima alternativa para não deixar os seus ouvintes na mão! Você pode criar uma programação de backup via Auto Dj, que ficará sempre online e em segundo plano. Caso sua transmissão Ao Vivo caia, o Auto Dj entrará automaticamente no ar. Claro, não será a transmissão Ao Vivo da sua rádio, mas pelo menos seus ouvintes não ficarão sem conteúdo caso queiram escutar a sua rádio! A dica é intercalar algumas músicas com vinhetas, informando que a transmissão Ao Vivo da sua rádio logo voltará a estar disponível.

– Transmissão em horários de pouca audiência: Esta dica é especialmente útil para rádios comunitárias ou rádios pequenas, que não podem bancar com o custo de manter o estúdio aberto 24 horas por dia. Com o Auto Dj, você pode criar uma programação completa para a sua rádio ficar tocando nos horários de menor audiência, como de madrugada, por exemplo.

– Transição entre locuções remotas: É cada vez mais comum rádios retransmitirem o conteúdo de parceiros remotos. Mas o gerenciamento das transmissões remotas nem sempre é fácil. O Auto Dj pode ser bastante útil neste caso! Você pode realizar as transmissões remotas com diferentes senhas de locução dentro do seu painel de streaming. Quando uma transmissão Ao Vivo for encerrada, o Auto Dj assumirá a programação. Alguns segundos depois a transmissão Ao Vivo do seu estúdio poderá entrar no ar, assumindo de vez a rádio! É uma maneira bem bacana de gerenciar as locuções remotas em estúdios com pouco orçamento.

Auto Dj para rádios online

Parece óbvio, mas o Auto Dj é uma ferramenta quase obrigatória para rádios online. Ele permite que sua rádio fique 24 horas transmitindo, sem obrigar que o seu computador fique sempre ligado. Mas é importante salientar que o Auto Dj é mais do que um programa que reproduz uma playlist. O Auto Dj permite criar a programação completa da sua rádio, de forma que quase extingue a necessidade de uma transmissão Ao Vivo. Veja algumas dicas importantes:

– Usufrua da grade de programação: Em vez de criar uma única playlist com 24 horas de duração, por que não criar diversas playlists diversificadas e então agendar a reprodução delas para horários bem definidos? Assim você poderá criar uma programação personalizada para a sua rádio, pensando no tipo de audiência que costuma escutar a sua rádio em cada horário.

– Faça uso do editor de playlists: Editar manualmente a ordem de reprodução de uma playlist de 30 minutos é coisa rápida. Mas quando começamos a usar o Auto Dj de maneira avançada, criando playlist de 2 ou mais horas, fazer isto é certamente uma tarefa que leva tempo. Por isso, a dica de ouro é fazer uso da ferramenta de ordenação automática. Com ela, você pode adicionar todos os arquivos de áudio que você deseja reproduzir dentro da playlist, e então escolher uma ordem para reprodução. E vez de perder 30 minutos criando uma playlist, você gastou apenas alguns segundos. Tempo este que você pode usar em tarefas mais importantes, como na gravação de spots para seus patrocinadores!

– Faça bom uso do Gerenciador de Arquivos: O gerenciador de arquivos pode parecer simples a princípio, porém seu bom gerenciamento fará toda a diferença conforme a programação da rádio vai ficando cada vez mais completa. Por isso, use bem as categorias de arquivos disponíveis. São 4: Músicas, Comerciais, Vinhetas e Podcasts. Adicionar cada arquivo na categoria correta vai garantir que a ferramenta de ordenação automática da playlist funcionará a contento. Para melhorar ainda mais a organização, crie pastas dentro de cada categoria! Em “Músicas”, você pode separar por gêneros (Rock, Samba, Sertanejo, etc) ou por artista. Em “Comerciais”, você pode separar pelo nome do patrocinador, e assim por diante! E um segredinho: se você tem um programa que é enviado periodicamente para o Auto Dj, não é necessário editar a playlist a cada novo envio! Basta enviar o novo arquivo com o mesmo nome do antigo, e para a mesma pasta. O sistema de Gerenciador de Arquivos irá automaticamente substituir o arquivo antigo! Deste modo, a próxima transmissão desta playlist já terá o conteúdo novo. Isto é extremamente útil para a retransmissão de programas gravados!

Recursos adicionais

Por fim, mas não menos importante, citamos os recursos adicionais do Auto Dj! Há poucos anos atrás eram citados como luxo, mas hoje são recursos imprescindíveis! Entre eles, estão:

– Programetes: São programas de áudio de curta duração, com no máximo 5 minutos, e atualizados diariamente. Quando utilizados no Auto Dj não requerem atualização manual! Basta adicionar os programetes nas playlists, e todo dia sua rádio terá conteúdo fresquinho. São diversos temas, que variam desde programas humorísticos, jornalísticos, religiosos e até sobre curiosidades do dia-a-dia!

– Campanhas: São áudios curtos, com até 2 minutos, e que normalmente focam em temas específicos: datas especiais, campanhas de prevenção e conscientização, etc. Ao contrário dos programetes, as campanhas não são atualizados automaticamente, mas são uma ferramenta incrível para a diversificação do conteúdo da sua rádio!

– Hora-certa: Simples e funcional. Adicione a “hora-certa” dentro da sua playlist. Você não precisa escolher a hora exata! Basta “arrastar” a “hora-certa” para a posição que você deseja que ela seja reproduzida. Quando a playlist chegar no momento certo, o servidor irá se encarregar de ler o horário correto e reproduzi-lo para seus ouvintes. Disponível em voz feminina e masculina!

 Conclusões

Bacana, né? O Auto Dj não é mais uma ferramenta simples. Com um pouquinho de estudo e criatividade, o uso do Auto Dj irá mudar a forma com que seus ouvintes escutam a sua rádio!

Justamente por isso, recomendamos que você salve este artigo nos favoritos do seu navegador, e leia o conteúdo novamente daqui um tempo. É muita informação, então é normal que você precise reler alguns tópicos mais algumas vezes!

Se você já tem uma rádio, aplique as dicas agora mesmo!

E se você ainda não tem a sua rádio, mas já pensou algumas vezes sobre montar uma, que tal fazer um teste gratuito?

É isso mesmo! Com a nossa plataforma você pode criar a sua rádio completa e testá-la gratuitamente por 7 dias, sem compromisso!

Neste teste você vai poder utilizar o Auto Dj, é claro! Com programetes, campanhas, site administrável e até mesmo transmissão Ao Vivo.

Ficou interessado? Então acesse www.brlogic.com e se cadastre agora mesmo! Em poucos segundos a sua rádio vai estar online e pronta para seus ouvintes escutarem o seu conteúdo.

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

2 comentários

Clique aqui para escrever um comentário

  • Muito bom,
    *Mais como usuário, vejo uma necessidade de um importante recursos que iria ajudar mão de obra para quem trabalhar com muitas playlists; Recursos de poder agendar não só dia da semana, mais mês e ano (Isso seria maravilhoso)
    *Uma importante sugestão que deveria ser analisada com carinho visando menos mãos de obra para agendar playlist específicas; programas, pilotos, propagandas, datas comemorativas.
    Os benefícios desse recurso:
    Diminuiria mão de obra para criar e está toda semana atualizando (Embaralhando playlists) e ajudaria não ficar repetitiva certas playlists.

Receba as novidades
Cadastre seu e-mail e fique por dentro das principais novidades
Informe seu melhor e-mail


    Ao informar seu e-mail no formulário de cadastro para recebimento de newsletter, você concorda em receber nossas novidades, promoções e sugestões de conteúdos.

    Custo benefício

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-17T12:18:45-03:00

    Alessandro Gaiga
    Diretor da MAK Rádio

    Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

    A melhor empresa

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T10:54:15-03:00

    Carlos Garcia
    Rádio DPK

    Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

    Qualidade e confiança

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Blog da BRLOGIC
    5
    2019-01-23T16:50:29-03:00

    Claudio Loureiro
    Diretor da Rádio 13 de Agosto

    Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
    5
    3
    Blog da BRLOGIC