Dicas BRLOGIC

Tudo que você precisa saber sobre streaming de áudio

Com o avanço da tecnologia, ficou cada vez mais fácil consumir conteúdos da internet. Se antes era mais complicado porque era necessário ter espaço para fazer download de arquivos para ouvir suas músicas, filmes ou o que mais quisesse, hoje tudo isso ficou muito mais simples com o streaming.

O streaming pode ser chamado de fluxo de mídia, uma forma de transmitir conteúdo através de uma rede de computadores sem a necessidade de armazenar o conteúdo, pois a máquina reproduz diretamente o que é recebido, seja áudio ou vídeo. Neste artigo nós vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o streaming de áudio!

Com as mudanças na forma de consumo, a maioria das rádios que utilizam a tecnologia tradicional, ou seja, por frequência modulada, foram se adaptando e também transmitem sua programação em streaming, ao vivo ou não. A praticidade desse tipo de transmissão atrai cada vez mais ouvintes, com isso a tendência é que cresça cada vez mais.

O que é preciso para fazer streaming de conteúdo?

A primeira coisa é ter equipamentos apropriados, como um computador conectado a internet para fazer os ajustes necessários para que o conteúdo tenha boa qualidade e um microfone caso você deseje realizar locuções, pois isso é fundamental para que seus ouvintes tenham uma boa experiência ao ouvir sua web rádio.

Após resolvida a captura do áudio, escolha o modo de transmissão que você irá utilizar. Pode ser feita uma transmissão programada em sua rádio, assim podendo deixá-la 24 horas no ar, e também uma transmissão ao vivo. Uma alternativa também é deixar podcasts para seu público ter acesso a qualquer momento, tudo isso sem que seu ouvinte necessite fazer download do conteúdo para ouvir.

As vantagens de usar o streaming de áudio

Além do fator principal que é a praticidade para seus ouvintes terem acesso à sua programação, o streaming é uma ótima maneira de fazer seus ouvintes se sentirem mais próximos da sua rádio, já que a transmissão é instantânea.

Com streaming de áudio ao vivo (live streaming) a transmissão se torna muito mais natural. O público gosta do que é real, e isso inclui acertos e erros que venham a ser cometidos.

Ao mostrar para seus ouvintes como tudo funciona sem interrupções fica mais fácil que eles criem um elo com sua rádio. Por ser transmitido pela internet, o streaming não se limita a barreiras geográficas, o que significa que qualquer pessoa que esteja conectada à web pode conhecer a sua rádio, em qualquer lugar do mundo!

Use como estratégia para gerar mais engajamento

O streaming de áudio ao vivo é uma boa forma de fortalecer a conexão com seu público, já que a interação é 100% efetiva nesses casos, pois os ouvintes podem participar em tempo real. Essa estratégia pode aumentar bastante o engajamento com o seu público, já que isso os fazem perceber que são valorizados.

Também pode ser usado como uma maneira para criar boas estratégias de marketing, com respostas rápidas quando se trata de retorno e também é eficaz para ajudar a alavancar sua audiência. O streaming pode ser uma boa isca para conseguir ainda mais ouvintes, e com mais pessoas sintonizadas na sua rádio é mais fácil que essas pessoas contribuam compartilhando sua estação com outros potenciais ouvintes.

Cuidados que precisam ser tomados para fazer streaming

Por mais que pareça muito simples ter um microfone, se conectar à internet, ter uma boa ideia e muita força de vontade para fazer streaming, há fatores que podem ser determinantes se os planos serão um sucesso ou um fracasso. Saiba com o que você deve tomar cuidado para não cair nessa armadilha:

⦁ Internet instável: esse é um quesito que deve ser avaliado com muito cuidado, pois se a sua internet oscila ou cai, o resultado será desastroso! Então é primordial que a sua internet seja uma banda larga de qualidade, para garantir que não haja interrupção. Uma solução para locais com internet instável é o uso da transmissão automática (Via AUTO DJ), que não depende de uma conexão constante com a internet por parte do locutor.

⦁ Qualidade do áudio: é impossível entreter a sua audiência com um áudio de baixa qualidade. Se o som estiver ruim, com barulhos e ruídos ou qualquer outra coisa que atrapalhe de escutar com nitidez o que está sendo passado, provavelmente você já perdeu um ouvinte! Invista em bom um microfone e escolha um local adequado e silencioso e sempre faça testes antes de transmitir para valer.

⦁ Conteúdo de qualidade: Esse é outro ponto fundamental e deve estar alinhado à qualidade do áudio, porque de nada adianta ter uma produção excepcional se o conteúdo é desinteressante para o público. Fique atento ao que agrada seu público e o que eles querem ouvir para aperfeiçoar seu conteúdo, pois sua audiência é o melhor medidor que você tem.

⦁ Roteiro: é muito bom começar um programa e se deixar levar com o que for acontecendo, mas isso também pode fazer você perder um precioso tempo. Um roteiro é um jeito prático de saber que rumo tomar e é onde você vai deixar definido o que irá abordar durante o programa.

O streaming de áudio é a forma mais prática e também democrática de se consumir conteúdo na internet atualmente, e ignorar isso é uma falha que não vale a pena cometer.

Deseja iniciar um projeto de web rádio ou expandir sua rádio já existente para a internet? Acesse nosso site e inicie um teste grátis conosco clicando aqui.

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

Adicionar comentário

Clique aqui para escrever um comentário

Custo benefício

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-17T12:18:45-03:00

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

A melhor empresa

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Carlos Garcia
Rádio DPK

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T10:54:15-03:00

Carlos Garcia
Rádio DPK

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Qualidade e confiança

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T16:50:29-03:00

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
5
3
Blog da BRLOGIC