Utilizando a internet como uma extensão de sua emissora de rádio

Rádio e Internet

Neste artigo trazemos várias opções para engajar seus ouvintes em diversas plataformas e dicas de conteúdo para divulgar em cada uma delas.

Mas antes, você deve estar se perguntando …

Por que investir em conteúdo na internet?

Essa é uma boa pergunta que muitos donos de emissoras provavelmente já fizeram. Por que utilizar a internet como extensão da sua emissora? Por que investir no marketing digital para rádio? Quais as vantagens disso? Listamos três principais razões para você não deixar de aproveitar esse mercado:

– É mais fácil receber feedbacks e críticas construtivas. Você pode disponibilizar outras formas de contato, mas poucas pessoas irão utilizá-las. Ter presença nas redes sociais é garantia de que, uma hora ou outra, você irá receber feedbacks da sua programação. Não ignore os feedbacks. É através dele que você conseguirá evoluir e ajustar a sua programação para criar o melhor conteúdo para o perfil da sua audiência.

– É muito barato. Criar um perfil em qualquer rede social, por exemplo, não possui custo algum. Criar o site da rádio, construir seu próprio aplicativo e transmitir o áudio da sua emissora para o mundo todo está cada vez mais acessível.

– Sua emissora estará mais visível. As pessoas utilizam a internet com muito mais frequência do que ligam o rádio. Se sua emissora tem uma boa presença online, com estratégias de divulgação bem definidas e um perfil que atraia o público, mais pessoas irão conhecê-la. Consequentemente, você conquistará novos ouvintes.

Agora que você já sabe o porquê fazer, vamos descobrir onde fazer.

Redes sociais

As pessoas estão conectadas o tempo todo nas redes sociais. Você quer que sua emissora seja conhecida? Então é indispensável ter presença nas redes. As plataformas mais indicadas são o Facebook e o Twitter. O Instagram, apesar de focar em fotos e vídeos, também pode ser utilizado pela sua emissora. Recentemente nós criamos um post sobre como utilizar o Instagram para criar promoções.

Exemplos de publicações para suas redes sociais:

– Citações de pessoas famosas ou de pessoas que trabalham em rádio. Você pode utilizar uma citação como chamada para um programa que vai começar;

– Pergunte coisas ao seu público. Pessoas gostam de responder enquetes e de fazer comentários: incentive-os a isso. É uma estratégia que aumenta muito o engajamento e também o alcance da página. Além disso, permite que você conheça melhor seu público alvo.

Esses são dois exemplos básicos, mas explore a criatividade de sua equipe e também aproveite as sugestões do público! Use imagens, vídeos, chamadas para ação, memes e lives.

Site da emissora

Embora o contato com os ouvintes seja feito pelas redes sociais, ter um site próprio para a sua emissora demonstra profissionalismo. O site da emissora deve centralizar todas as informações da rádio e é através dele que seus parceiros e anunciantes entrarão em contato. Aproveite este espaço para apresentar a sua equipe, contar a história da emissora, exibir a grade de programação, etc. Plataformas como a da BRLOGIC permitem transformar o site da emissora em um portal de notícias e eventos, fazer enquetes, promoções, etc. Para saber mais sobre nosso site administrável, clique aqui.

Rádio online

A rádio online — ou web rádio — é o investimento obrigatório para qualquer emissora de rádio tradicional. Através dessa tecnologia (streaming de áudio), seus ouvintes que moram em outra cidade, estado ou até mesmo em outro país, podem ouvir a programação da sua rádio com qualidade através da internet. Além do streaming de áudio, você pode também utilizar o streaming de vídeo para compartilhar as imagens em tempo real do estúdio da sua emissora. Aqui na BRLOGIC nós chamamos este recurso de Câmera no Estúdio. Essa tecnologia aproxima e engaja ainda mais a sua audiência, pois além de ouvir a sua programação, de qualquer lugar do mundo, o ouvinte ainda consegue assistir em tempo real.

WhatsApp

Desafio você a encontrar alguém que tenha um smartphone e não tenha WhatsApp. Sem esta ferramenta em seu telefone celular, a comunicação com os amigos e parentes é limitada, causando isolamento social.
Por isso, é muito importante que sua emissora também tenha WhatsApp. Dessa forma, seus ouvintes terão mais facilidade e rapidez para se comunicar com a rádio, mandar recados, pedir músicas e comentar sobre os programas. Muitas emissoras já utilizam essa estratégia.

Dica: Há rumores que o WhatsApp será liberado para ser associado com números fixos, para permitir que as empresas utilizem o aplicativo como ferramenta de atendimento/suporte. Se essa novidade for confirmada, provavelmente teremos boas melhorias para utilizar a ferramenta como canal de comunicação entre emissoras e ouvintes.

Aplicativos

Não basta estar online, é preciso ser móvel. O número de acessos via celular cresce exponencialmente a cada ano e sua rádio precisa acompanhar essa tendência. Ter um aplicativo próprio é uma ótima forma de cravar a sua presença no celular do seu ouvinte. Com o aplicativo, o ouvinte leva a sua rádio no bolso, para ouvir a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo, basta apenas ter uma conexão com a internet.


E a sua emissora? Utiliza alguma estratégia que não mencionamos aqui? Conte pra gente nos comentários.